28 de março de 2024

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Como usar o Instagram para vender mais?

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Quer saber como usar o Instagram para vender mais? Essa rede social é uma grande aliada das empresas, pois permite aplicar diversas estratégias de marketing digital com o objetivo de atrair consumidores para seu e-commerce e fidelizar clientes. Entenda mais neste conteúdo.

 

Saber como usar o Instagram para vender mais deve ser uma prioridade de quem pretende montar um e-commerce ou tem uma loja física ou virtual. Isso porque essa rede social conta com mais de 110 milhões de usuários, segundo o report da We Are Social e da Hootsuite. Com isso, há grandes chances do seu público estar presente na plataforma.

O Instagram é um canal muito usado para as marcas se comunicarem com os clientes e aumentarem sua visibilidade. Hoje, a rede social conquistou espaço na estratégia de diversas marcas e conta com grandes funcionalidades para as empresas que querem vender seus produtos e serviços, além da criação de anúncios e transmissões ao vivo.

Continue lendo este artigo e confira dicas de como usar essa ferramenta para vender mais!

Por que vender no Instagram?

 

Além de ser uma rede social, que conecta pessoas, o Instagram também é uma página de vendas que permite que vários usuários acessem as publicações de uma marca, produtos e informações.

 

O grande benefício de vender no Instagram são os milhares de usuários ativos na plataforma. Esse fator gera inúmeras oportunidades para as empresas. Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 82% dos usuários seguem marcas no Instagram e 47% gostam de usar esse meio para curtir fotos e acompanhar negócios e marcas.

 

Além disso, 52% dos entrevistados já compraram algo que descobriram no Instagram. Diante desses dados, fica claro a necessidade dos e-commerces marcarem presença na rede social.

 

Ainda, o Instagram é um ótimo local para as marcas conhecerem seu público, entenderem suas preferências, satisfazerem suas necessidades e tirarem dúvidas. Isso é possível por meio da criação de ações de um bom plano de marketing e do relacionamento com o consumidor.

 

As lojas virtuais que não estão nessa plataforma perdem grandes oportunidades de vendas e abrem espaço para os concorrentes conquistarem seus clientes. Portanto, é fundamental acompanhar as mudanças no ambiente digital e adaptar seu empreendimento a esses meios.

Saiba como ter um perfil comercial na plataforma

Antes de conferir nossas dicas de como usar o Instagram para vender mais, é fundamental criar um perfil comercial. Não é interessante vender usando seu perfil pessoal, pois perderá diversas vantagens e recursos que uma conta de negócios oferece.

 

Um perfil comercial permite que a marca saiba quantas pessoas viram uma publicação e quem interagiu com ela. Além disso, é possível criar anúncios, analisar quem é seu público-alvo e saber a quantidade de cliques por links e postagens.

 

Com isso, você tem acesso às postagens que fazem mais sucesso — o que auxilia no desenvolvimento de ações específicas para os usuários que acompanham sua página. Para ter uma conta comercial é bem simples. Siga os seguintes passos:

 

  • Abra as configurações do Instagram e selecione opção “Alternar para perfil comercial”;
  • Depois, sincronize a página do Facebook que você associará ao seu perfil. Se você não tem essa conta, é possível criar durante essa etapa;
  • Lembre-se de deixar sua conta pública, pois perfis privados não podem ser alterados para contas comerciais;
  • Inclua os dados do seu negócio na configuração do seu perfil e pronto.

 

Uma das vantagens desse tipo de conta é que ela permite disponibilizar informações de contato, como e-mail, telefone e outros links que conectam seu perfil ao seu site de vendas  ou serviços online. Para isso, toque no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato” para incluir seus dados.

X dicas para vender mais pelo Instagram

 

O segredo de como usar o Instagram para vender mais é promover engajamento com os seguidores da sua marca. Isso significa que você deve atrair consumidores de modo que eles comentam suas publicações, interajam com os stories, compartilhem seus posts e tirem suas dúvidas por mensagem.

 

Assim, é possível criar um relacionamento e aproximá-los do seu empreendimento. Como resultado, você gera mais vendas e ainda fideliza clientes. Sendo assim, acompanhe nossas dicas de como usar essa plataforma para potencializar seu negócio!

1. Tenha um perfil comercial e escreva uma biografia

 

No tópico acima já ensinamos como criar uma conta comercial. Então, siga os passos para adequar seu perfil ao seu objetivo de vender mais. Depois, invista na personalização da sua bio do Instagram. É importante que, em poucas palavras, ela descreva sua loja, conte um pouco sobre o que você vende e, também, tenha um link na bio com as principais páginas do seu negócio.

 

Basicamente, a biografia deve informar o consumidor e aproximar sua marca das pessoas. Você também pode apresentar outros canais de contato, como site, telefone e endereço. De forma simples, clara e simpática, é possível direcionar esses usuários para suas publicações, aumentando o interesse pela sua empresa.

 

Uma dica é usar emojis na bio do Instagram para chamar a atenção e criar símbolos que tenham ligação com seus produtos. Por exemplo, se você vende roupas, utilize o emoji de camiseta para representar sua marca. Assim, o visitante entende sobre seu negócio e cria uma ligação.

2. Crie postagens relevantes

 

Independentemente se você vende produtos digitais ou itens físicos, é fundamental criar publicações chamativas e interessantes para seu público. Para isso, mapeie a jornada do cliente a fim de entender quais conteúdos atraem esses indivíduos. Depois, crie uma estratégia com base nesses dados, pensando desde o início do contato com o consumidor com sua marca até o fechamento da compra.

 

Dessa forma, é possível montar um planejamento dos seus posts e desenvolver conteúdos de valor. Nesse momento, invista em um bom design, legenda e estilo de publicações, como fotos, vídeos, carrossel, Reels e entre outras. A escolha desses formatos dependerá do seu tipo de empresa e público, pois cada negócio tem uma persona que tem um determinado interesse.

3. Poste imagens em boa qualidade

 

Outra dica de como vender mais no Instagram envolve a qualidade das fotos que são publicadas no seu perfil. Se você deseja mostrar os produtos aos consumidores, é importante que as fotos e vídeos do item permitam visualizar todos os detalhes.

 

O sucesso de uma marca nas redes sociais também envolve a relação que ela desenvolve com suas imagens e posts. Nesse momento, vale criar conteúdos que interligam com a identidade visual da sua loja virtual.

 

Por exemplo, se você vende joias, publique fotos em boa qualidade dos produtos com um ar de sofisticação e elegância. Para isso, crie cenários para suas joias e inclua fotos de pessoas com looks chiques usando seu produto.

4. Use hashtags

 

As hashtags (#) ajudam os usuários a encontrar o que desejam ao pesquisar por um tema. Se você vende celulares, por exemplo, utilize hashtags relacionadas a esse segmento na legenda dos seus posts.

 

Os consumidores podem procurar pela hashtag, encontrar sua marca e se interessar pelo seu produto ou serviço. Essa é uma ótima estratégia para expandir suas vendas no Instagram e atrair clientes para seu site.

 

Contudo, tenha cuidado para não usar hashtags que não tem relação com o que você vende. Isso pode prejudicar seu perfil e reduzir a taxa de conversão.

5. Planeje suas publicações

 

O planejamento dos conteúdos é uma etapa essencial. É a partir dele que o gestor define as estratégias, os melhores horários para postar fotos no Instagram, os tipos de conteúdos da semana ou mês e entre outros aspectos. Veja algumas dicas:

 

  • Estabeleça a frequência das publicações;
  • Escolha os melhores horários de acordo com as métricas do seu perfil;
  • Crie interações com os seguidores a fim de obter engajamento;
  • Foque em ações de interesse para seu público-alvo.

 

Com um plano bem definido, fica mais fácil ganhar visibilidade, atrair novos clientes e aumentar as vendas.

6. Faça parcerias com influenciadores

 

Atualmente, os influenciadores digitais funcionam como excelentes estratégias para vender seus produtos na internet. Basicamente, eles são usuários com centenas de seguidores — o que permite atingir vários potenciais clientes.

 

Geralmente, é necessário um investimento, pois esses influenciadores cobram para fazer publicidade em seus perfis. Contudo, esse é um método cada vez mais usado pelas empresas e que atrai muitos consumidores. Além disso, também é possível fazer parcerias com esses indivíduos.

 

Tenha em mente que na hora de escolher um influenciador digital o número de seguidores não é o fator principal a ser observado. É importante verificar se essa pessoa tem alguma relação com a sua marca para a publicidade fazer sentido e os seguidores se identificarem com o produto divulgado.

 

Ao escolher alguém que não tem envolvimento com seu nicho de mercado ou as mensagens passadas não coincidem com os valores da empresa, é possível prejudicar a imagem da marca e até perder clientes. Portanto, selecione corretamente esses influenciadores para desenvolver uma ação certeira e que aumente seus resultados.

 

7. Invista na loja do Instagram

 

O Instagram traz o recurso Shopping que permite a inclusão dos produtos do e-commerce e a criação de etiquetas de preços nas publicações. Com isso, você pode marcar os itens nos posts do feed, expandindo as formas de interação e de vendas.

 

A plataforma também disponibiliza automaticamente uma aba com todos esses produtos, como um catálogo online. Geralmente, os produtos são direcionados para seu site e os clientes podem realizar a compra e o pagamento online.

 

Os perfis comerciais conseguem esse catálogo da loja a partir de nove publicações com etiquetas. Além disso, é possível marcar até cinco produtos por foto ou 20 em carrossel. Toda vez que uma pessoa toca nos ícones dos produtos ela é direcionada para a plataforma de e-commerce.

 

Portanto, a visualização e o reconhecimento dos produtos que seu negócio vende fica ainda mais simples e fácil. Essa atualização do Instagram acompanha o crescimento do uso de celulares. Segundo uma pesquisa, 80% dos brasileiros fazem compras por smartphones.

 

Resumo

Agora que você acompanhou nossas dicas sobre como usar o Instagram para vender mais, coloque-as em prática. Assim, é possível aumentar os resultados da sua página de vendas, obter destaque nas redes sociais, conquistar mais consumidores e expandir a imagem da sua marca. E lembre-se de sempre ter um bom suporte ao cliente para atender todos de maneira rápida e prática.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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