29 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como usar as cores para o seu bem-estar?

Compartilhe essa notícia!

Você sabia que as cores têm uma forte influência em nosso comportamento e bem-estar? Tanto que existe até um tratamento chamado cromoterapia, que utiliza justamente as ondas emitidas pelas cores para melhorar a qualidade de vida.

 

No âmbito da decoração, é sabido que as cores têm um forte papel no despertar das sensações nos moradores e visitantes. Por isso, antes mesmo de contratar uma empresa de pintura de apartamento, por exemplo, é necessário escolher as tonalidades certas.

 

Ou seja, as cores estão presentes em várias dinâmicas do nosso dia a dia e podem sim contribuir com a nossa saúde.

 

No artigo de hoje, saiba como usar as cores para o seu bem-estar e conheça mais sobre a cromoterapia. Acompanhe a leitura!

O que é cromoterapia?

A cromoterapia consiste em um tratamento intermediado pelas cores, com a intenção de estabelecer a harmonia entre o corpo, a mente e as emoções. 

 

Para isso, utilizam-se as ondas emitidas pelas tonalidades amarelo, vermelho, azul, verde ou laranja, que atuam diretamente nas células. Além disso, é possível diversificar as cores, já que cada uma delas tem uma função terapêutica diferente e atua em um chakra ou órgão.

 

Desse modo, quando as cores são acionadas, elas impactam diretamente nessas regiões do corpo, restabelecendo ou energizando o que está bloqueado ou em desequilíbrio, como problemas emocionais, doenças, entre outros.

Como a cromoterapia funciona?

A cromoterapia é baseada nas sete cores do arco-íris (amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta, vermelho e rosa), sendo que cada tonalidade possui uma vibração energética diferente, propagando efeitos em determinado espaço.

 

Basicamente, quando vamos investir em projetos de decoração, escolhemos as cores adequadas para nos despertar a sensação de conforto, tranquilidade, estimular a criatividade, entre outras percepções.

 

Na cromoterapia, o princípio é o mesmo, afinal, acredita-se que não é só a visão que absorve a energia de cada cor, mas todo organismo tem a capacidade de perceber e receber os efeitos do tratamento.

 

A terapia pode usar uma grande diversidade de instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, água solarizada, etc. Por esse motivo, muitas empresas de engenharia e arquitetura usam os pressupostos da cromoterapia em seus projetos.

 

Em geral, a cromoterapia é realizada por meio de aparelhos que emitem luzes. O feixe de luz pode ser colocado diretamente na pele ou a pessoa pode ficar em contato com a tonalidade em uma sala fechada.

 

A cor usada depende da indicação do terapeuta, após uma avaliação clínica com o paciente. A partir dessa conversa, é possível levantar quais são os interesses no tratamento e quais cores podem melhorar o bem-estar de cada indivíduo.

Quais os principais benefícios da cromoterapia?

A cromoterapia traz diversos benefícios para o corpo e mente, contribuindo com o bem-estar e a melhora na qualidade de vida. Entre as vantagens do tratamento, destacam-se:

 

  • Alívio de sintomas de determinadas doenças;
  • Melhor bem-estar físico e mental;
  • Diminuição da fadiga e cansaço;
  • Melhora dos transtornos do sono;
  • Ajuda no tratamento da dor de cabeça;
  • Estimula o sistema nervoso;
  • Contribui para reduzir o estresse e ansiedade.

 

Em muitos casos, a cromoterapia pode ser usada como um tratamento complementar, já que ela também contribui com a melhor circulação sanguínea, o que é ótimo para reduzir os riscos das doenças cardiovasculares.

 

Diante de todos os benefícios, muitas pessoas passaram a escolher com mais cuidado a tinta epóxi preço diferenciado para decorar suas casas, ou até mesmo a cor de roupa que usam, pois entendem o poder da vibração das cores.

 

Atualmente, vários hospitais e clínicas realizam o tratamento cromoterápico, com profissionais qualificados para aplicar o procedimento.

Há alguma contraindicação?

Apesar dos inúmeros benefícios da cromoterapia, é preciso ter cuidado com o tratamento, já que a aplicação de cores erradas pode ter efeitos indesejados nos pacientes.

 

Por esse motivo, recomenda-se que a terapia seja orientada por um profissional devidamente habilitado e com experiência no tratamento.

 

As cores muito vibrantes, como o vermelho, laranja e amarelo, não devem ser usadas em pessoas com febres ou estressadas, pois as tonalidades podem intensificar os sintomas.

 

Além disso, pessoas que sofrem com gota não devem receber a vibração da cor azul e violeta, visto que elas intensificam as dores da doença.

 

Pessoas com sensibilidade à luz também devem ter cuidado. Nestes casos, recomenda-se entrar em contato com um médico antes de se submeter à cromoterapia. 

 

Sendo assim, é importante ter uma orientação de qualidade, para que o seu tratamento não seja prejudicado e a cromoterapia possa causar mais malefícios, do que benefícios.

Qual o significado de cada cor no tratamento?

Como vimos, a cromoterapia pode ajudar no tratamento de várias questões do corpo e mente, além de ser um suporte para outras terapias de saúde. Mas qual o significado de cada uma das cores? A seguir, separamos alguns deles.

Vermelho

O vermelho é uma cor bastante intensa e estimulante, com capacidade para ativar os 5 sentidos, o sistema nervoso central e o fígado. Acredita-se que a sua vibração contribui com a produção saudável dos glóbulos vermelhos e hemoglobina.

 

Além disso, o vermelho representa paixão, conquistas e sexualidade. Ele pode ser muito bem aplicado em determinados cômodos, porém com parcimônia, como na instalação de piso cerâmico da cozinha, por exemplo.

 

É preciso ter cuidado com o excesso de vermelho, pois ele causa intensa agitação.

Laranja

O laranja é resultante da mistura do vermelho com o amarelo, sendo uma cor que aumenta a energia do corpo, contribuindo com o funcionamento dos pulmões, estômago e ajuda no tratamento contra as náuseas.

 

Além disso, o laranja aumenta a pulsação, estimula a tireoide e o crescimento dos ossos, por isso, é uma cor extremamente energizante para o corpo.

 

No aspecto de decoração, o laranja pode ser usado nas cozinhas, devido à sua capacidade de atuação direta no estômago, ou em escritórios, já que ele estimula a criatividade. Não é incomum, por exemplo, ver container escritório decorado em laranja.

Amarelo

Já o amarelo é uma cor usada para a tonificação muscular e ativação dos gânglios linfáticos. Com isso, ele estimula os intestinos, pâncreas e fluidos digestivos.

 

O amarelo é considerado um purificante do corpo e, quando usado de forma adequada, ajuda na remoção das toxinas, parasitas do trato digestivo, além de eliminar imperfeições da pele e purificar o sangue.

 

Além do mais, por ser uma cor de forte vibração, ela pode ajudar na diminuição do estresse, depressão e desânimo.

Verde

O verde é uma das cores mais abundantes de todo o planeta, com presença forte nas vegetações e na natureza. Ele contribui para aliviar a tensão, com capacidade de equilibrar o cérebro e estimular a glândula pituitária, que controla o organismo.

 

Em geral, o verde é recomendado para quartos, seja em armários planejados para quarto ou na parede dos cômodos, justamente devido à sua forte ação terapêutica e sensação de tranquilidade.

 

Além do mais, o verde ajuda a estabilizar disfunções crônicas e agudas, tratando infecções, gripes e resfriados.

Azul

O azul é uma cor extremamente poderosa, sendo usada para estimular os poderes intuitivos e construir a vitalidade no organismo. Na cromoterapia, a sua vibração alivia a irritação, coceira, dores de infeções na pele, febre, além de ativar a glândula pineal.

 

Além disso, o azul contribui com a melhora na qualidade do sono, por isso, também é uma cor recomendada para os quartos.

 

Em geral, pode-se usar um misturador de tinta para o azul e o branco, obtendo uma tonalidade mais clara e serena.

Violeta

O violeta é uma cor que ajuda a controlar a fome, já que ela interfere diretamente no organismo, relaxando os músculos. Além do mais, a tonalidade também combate infecções, purifica o sangue e é um calmante usado nas meditações.

 

Por isso, é uma cor recomendada para quem está passando por problemas espirituais e desequilíbrios emocionais.

 

Importante ressaltar que o violeta está diretamente associado ao misticismo. Quando usada em casa, a cor é capaz de limpar e purificar o ambiente contra os maus espíritos.

Conclusão

A cromoterapia é um tratamento efetivo para várias condições do corpo e mente, sendo um método complementar e holístico, além de contribuir para a escolha das tonalidades certas nos ambientes.

 

Os seus efeitos são notórios, já que as cores têm o poder de relaxar, acalmar, ou intensificar as sensações, dependendo de cada tonalidade.

 

No artigo de hoje, apresentamos um pouco mais da cromoterapia, seus benefícios, onde realizar e contraindicações. Dessa forma, você poderá procurar o profissional adequado para o seu caso, além de conhecer a terapia mais a fundo.

 

Temos certeza que você irá se surpreender com o bem-estar das cores!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!