25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como tratar a alergia emocional? Saiba dicas

Compartilhe essa notícia!

A alergia emocional está intimamente associada a certos estados, como ansiedade, estresse, entre outros, que alteram o sistema nervoso e, consequentemente, podem desencadear esse distúrbio de pele. Mas como tratar a alergia emocional?

Para ajudar você a entender mais sobre como tratar a alergia emocional, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Características da alergia emocional

Como já dito, a alergia emocional pode aparecer como resultado de diferentes estados do sistema nervoso, como estresse e ansiedade. É caracterizada por uma condição da pele que se manifesta em diferentes partes do corpo com vermelhidão e coceira. 

Esse distúrbio de pele pode aparecer em momentos de maior estresse, como dias de carga de trabalho pesada, exames, problemas familiares, etc.; essas situações podem se tornar visíveis na pele se o estresse e os nervos forem constantes.

As manifestações da alergia emocional produzem surtos em certas áreas da pele que ficam vermelhas e têm urticária que se assemelham a picadas de insetos. Às vezes, esses surtos de dermatite podem levar a bolhas que podem estourar e causar lesões se não forem devidamente cuidadas.

Por outro lado, esse tipo de condição, estando associada a nervos, estresse e ansiedade, causa maior coceira quando você está no meio de uma crise de ansiedade. Ou seja, se a pessoa estiver nervosa ou estressada e com um surto de dermatite, ela vai sofrer mais. Normalmente, isso acontece à noite. Apesar disso, não é uma condição crônica, ao contrário da dermatite atópica em crianças.

No entanto, também é muito comum em crianças devido ao retorno à escola, o que às vezes pode causar estresse e ansiedade ao iniciar um novo curso, mudar de escola ou classe, ou simplesmente retornar à rotina.

A alergia emocional geralmente aparece na área dos cotovelos, mãos ou na parte de trás dos joelhos e existe a possibilidade de que ela se espalhe para outras áreas da pele.

Duração dos sintomas

Surtos de dermatite causados pelos nervos não possuem um período de tempo pré-definido e variam entre as pessoas. Em algumas podem durar alguns dias, enquanto em outras duram semanas ou até meses. 

Tudo depende da situação causada pelo aparecimento desses surtos, ou seja, dos níveis de estresse ou ansiedade que a pessoa experimenta. 

É por isso que não é apenas importante tratar adequadamente a alergia emocional, mas também tentar aliviar os fatores que a desencadeiam: situações de estresse, nervos e ansiedade.

Causas da alergia emocional

Não há causa específica para o aparecimento de alergia emocional além de saber que é uma reação produzida pelo sistema nervoso (estresse, nervos ou ansiedade). 

Existem situações externas ou fatores que podem causar essa condição. Por exemplo, problemas familiares e econômicos, complicações no trabalho, perda de um membro da família, estresse nos estudos e até mesmo certas doenças.

Como sintomas secundários da alergia emocional, podemos citar distúrbios do sono, dor no ombro, pescoço e costas; estes estão associados ao acúmulo de estresse no corpo. Também pode alterar o sistema digestivo.

Mas como tratar a alergia emocional?

Para tratar qualquer doença causada pelo estresse, a primeira coisa é aprender a identificar qual elemento de nossas vidas diárias faz com que nossos níveis de pressão arterial subam.

Para fazer isso, é necessário que prestemos atenção a todos os hábitos que fazem parte da nossa rotina diária e que, ao mesmo tempo, estamos cientes de que são prejudiciais.

Um fato importante sobre as urticárias causadas pelo estresse é que muitas vezes a sensação de coceira não é tão irritante quanto a produzida pela urticária.

Se a necessidade de querer arranhar é tão frequente que às vezes nos impede de manter o foco em tarefas simples, é provável que o desconforto resulte mais do estresse acumulado do que da própria erupção.

Uma maneira de controlar isso é hidratando a área afetada com um hidratante e realizando alguns exercícios de respiração profunda.

Outro ponto interessante que pode ajudar é a acupuntura. Contudo, antes de escolher esse tratamento, é essencial conhecer os benefícios e malefícios da acupuntura.

Conclusão

Estresse e ansiedade são a causa de muitas das condições mais comuns na população.

A alergia emocional é apenas um dos múltiplos sintomas que uma pessoa pode experimentar quando não é capaz de manter seu estresse sob controle.

Mas não devemos perder de vista o fato de que as doenças causadas pelo estresse são um produto do nosso estilo de vida. Portanto, a solução mais eficiente para esses problemas é começar a integrar hábitos saudáveis em nossas vidas diárias.

Embora deva ficar muito claro que no mundo moderno isso não é muito fácil de fazer, a verdade é que, quando falamos de uma vida saudável, não devemos necessariamente transformar nossa rotina em 180 graus.

Um bom começo para mudar pode ser tentar reduzir nossa ingestão de alimentos processados o máximo possível.

A Internet está cheia de receitas muito rápidas para preparar, muito mais saudáveis e incrivelmente deliciosas se forem feitas corretamente.

O exercício também é outro ponto fundamental para dar nossos primeiros passos em direção a uma vida mais saudável. Dar um passeio por cerca de 15 minutos todos os dias, é mais do que suficiente para oxigenar o cérebro e colocar o sistema circulatório para funcionar.

Gostou de saber mais sobre como tratar a alergia emocional? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!