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Como se tornar um vendedor de sucesso

O vendedor é o profissional que vende produtos ou serviços para clientes e empresas. Eles trabalham e representam empresas que fabricam um ou mais itens ou oferecem um serviço. 

Esse profissional deve ter uma compreensão completa do que está vendendo e do mercado para o qual está vendendo. Por exemplo, se vende um pacote Office, é importante ter realizado um curso de excel avançado EAD (Educação a Distância) a fim de ter amplo conhecimento.

A maioria dos profissionais de vendas ganha um salário mais comissões, e deve fazer um número mínimo de vendas a cada mês, trimestre ou ano. Se eles excederem essas metas, no entanto, eles podem receber benefícios financeiros como bônus. 

As funções comuns de um vendedor incluem:

  • Comunicar-se com clientes existentes e potenciais;
  • Estabelecer e manter relacionamentos com clientes e negócios;
  • Negociação de acordos de vendas;
  • Resolução de problemas e reclamações de clientes;
  • Acompanhamento de vendas e tendências de mercado;
  • Criação de relatórios de vendas;
  • Gerenciamento de estoque.

Uma carreira em vendas pode proporcionar uma alta remuneração, um ambiente de trabalho flexível e a oportunidade de desenvolvimento profissional. 

Contudo, pode ser um diferencial pesquisar por “cursos profissionalizantes preço” e realizar algumas especializações para buscar o melhor atendimento para o cliente.

Para desfrutar desses benefícios, no entanto, um vendedor deve formar relacionamentos de confiança com os clientes e cumprir ou superar as metas de vendas. Além disso, deve ter algumas habilidades especiais.

Habilidades de um bom vendedor

Um bom vendedor tem habilidades naturais e adquiridas no atendimento ao cliente e uma determinação para ter sucesso. Abaixo, apresentamos as principais habilidades necessárias a essa profissão.

Comunicação

Um bom profissional pode explicar um produto ou serviço de forma convincente e em termos fáceis de entender. Sendo assim, uma boa oratória deve ser uma habilidade intrínseca a este tipo de carreira.

Ouvir

Este profissional deve saber ouvir atentamente o que os clientes dizem para atender às suas necessidades e realizar vendas.

Paciência

Pode levar algum tempo para fechar uma venda, e um vendedor pode precisar passar muito tempo com um cliente para fazer isso. Sendo assim, a paciência deve ser uma virtude cultivada nessa carreira.

Empatia

Se um profissional de vendas pode entender o que o cliente sente ou está experimentando, ele pode prever o que deseja e vender um produto com mais eficácia.

Iniciativa

O profissional deve ter a ambição e o entusiasmo de buscar uma venda por qualquer meio, sempre pensando nas características do público-alvo.

Competitividade

Um bom vendedor se esforça para cumprir metas, comparando seu sucesso com o de outros e tentando ser o melhor no que faz.

Networking

Interagir com as pessoas e desenvolver relacionamentos profissionais é algo natural para um bom profissional de vendas. As habilidades de rede os ajudam a desenvolver relacionamentos com clientes existentes e formar novos.

Atenção aos detalhes

O bom profissional reconhece e lembra as informações sobre os clientes. Eles podem mostrar que se importam perguntando a um cliente como está um membro da família ou enviando cartões nos aniversários dos clientes.

Elegância

Os clientes reagem bem às primeiras impressões positivas e profissionais, por isso um vendedor deve ser bem falante, bem vestido e atencioso.

Confiança

O profissional de vendas deve acreditar e ser apaixonado por seu produto e sua capacidade de vendê-lo.

Adaptabilidade

O bom vendedor pode gerenciar programações, produtos e táticas de vendas em constante mudança.

Multitarefa

O profissional de vendas trabalha em muitos negócios simultaneamente, responde a chamadas e e-mails ao longo do dia e deve manter muitos detalhes organizados, sendo multitarefa.

Entusiasmo

Quando um vendedor está motivado por um produto, ele encontra novas maneiras de fazer vendas. Os clientes também se alimentam dessa empolgação. 

Dicas para ser um vendedor de sucesso

Agora que você já sabe o que faz um vendedor e quais as habilidades necessárias, separamos essas dicas abaixo para te ajudar a ter sucesso.

Saiba o que você está vendendo

Compreenda profundamente o produto ou serviço que sua empresa oferece e todos os detalhes sobre como ele funciona. Esse conhecimento o torna uma autoridade no produto e permite que você forneça aos clientes todas as informações de que precisam.

Se você realiza venda de climatizadores, por exemplo, deve compreender um pouco sobre a mecânica dos componentes e como funciona o resfriamento dos ambientes.

 

Acredite no que você está vendendo

É mais fácil ser positivo e apaixonado por um produto que você usa e em que confia. Dê exemplos e depoimentos aos clientes como prova do valor do produto.

Imagine que você faz venda de moveis para escritorio. Para convencer o cliente é necessário que você acredite na qualidade do produto como se fosse adquiri-lo para uso pessoal. Isso transparece na venda e facilita o processo.

Siga um processo

Estabeleça um processo de vendas mensurável que leve a resultados positivos e siga-o de forma consistente. 

Isso permite que você saiba quais etapas tomar e quando. Revise seus resultados regularmente e faça alterações em seu processo conforme necessário para melhorar as vendas.

Personalize a experiência

Trate cada cliente potencial como um indivíduo. Aprenda mais sobre esse comprador e ajuste sua mensagem ou técnica de venda para se adequar a ele. Entenda o problema que eles estão tentando resolver e como seu produto pode ajudar.

Supondo que você faça venda de cameras de segurança Sao Paulo e sabe que seu público reside na região e tem idade entre 30 a 50 anos. Assim, deve buscar veicular abordagens condizentes com esse público.

Pratique habilidades pessoais

Trabalhe para melhorar seu atendimento, charme e comunicação em tudo o que você faz. Inicie conversas com pessoas em festas ou eventos para praticar networking e escuta ativa.

 Leia suas reações e linguagem corporal. Em seguida, incorpore o que você aprendeu em suas ligações e reuniões diárias com clientes.

Aprenda com seus colegas de trabalho

Pergunte aos vendedores mais bem-sucedidos de sua empresa se você pode observá-los ou acompanhá-los por um dia. Ouça suas ligações e conversas e saiba como eles fecham negócios e resolvem conflitos.

Para te ajudar nesse processo, é possível contratar uma consultoria melhoria de processos visando ampliar sua carreira e marketing pessoal, além das vendas de sua empresa.

Faça o acompanhamento com os clientes

Alcance clientes em potencial após enviar propostas e clientes existentes após fazer uma venda. Mostre um bom atendimento ao cliente perguntando se eles têm dúvidas ou precisam de mais informações sobre o produto.

Pode ser interessante a aquisição de programa de gestão empresarial nfse (Nota Fiscal Eletrônica) para promover a emissão de nota no momento certo e realizar o seu acompanhamento.

Esteja preparado

Antes de ligar ou se encontrar com um cliente em potencial, pesquise as necessidades desse indivíduo, antecipe as perguntas que ele pode fazer e tenha um plano com antecedência.

Procure clientes em todos os lugares

Tente identificar possíveis clientes onde quer que você vá, tanto durante quanto fora do horário de trabalho. 

Rede com pessoas em eventos, jantares e festas. Mantenha sua mentalidade de vendedor, porque você nunca sabe onde poderá encontrar seu próximo lead.

Peça referências

Ao fazer uma venda, peça a esse cliente que indique seu produto para outra pessoa ou recomende outro possível cliente. Faça um acompanhamento rápido dessas informações, pois pode resultar em uma venda rápida e fácil.

Saiba quando parar

Limite o tempo que deseja gastar em um possível negócio. Caso contrário, você pode estar perdendo tempo que poderia estar usando para fazer vendas mais lucrativas.

Seja honesto

Ganhe a confiança e a lealdade de seus clientes sendo honesto. Se você prometer demais em um produto, preço ou serviço, poderá perder o negócio desse cliente ou obter uma crítica negativa.

Uma ótima forma de manter a honestidade é ter um sistema para emissao de NFE (Nota Fiscal Eletrônica). Isso assegura ao cliente que você mantém conformidade com as leis.

Aceite a rejeição

Se você não concluir uma venda, aceite-a e passe rapidamente para a próxima transação. Mantenha uma atitude positiva e entenda que negócios perdidos fazem parte do processo de vendas.

Saiba o que o motiva

Identifique o que o leva a ser o melhor vendedor e use isso como motivação. Você pode simplesmente prosperar na competição para ser o melhor ou pode estar economizando para uma grande compra e precisar de uma comissão extra.

Fique descansado

Faça pausas ao longo do dia e durma pelo menos oito horas todas as noites. Esses hábitos saudáveis ​​o mantém alerta durante as reuniões e ligações. Eles também podem ajudar a reduzir o estresse e prevenir a fadiga em um ambiente de trabalho acelerado.

Trabalhar duro

Mesmo que você tenha atingido suas metas de vendas mensais, continue trabalhando. Agende reuniões, envie e-mails e ligue para clientes em potencial após o expediente, se necessário. 

A gerência percebe os vendedores que continuamente excedem as expectativas. Isso lhe dá a melhor chance de promoções e bônus.

Ademais, siga as dicas desse artigo e comece hoje mesmo sua carreira de sucesso, ou amplifique seus resultados se já está no caminho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.