20 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como se planejar financeiramente para não começar o ano endividado

Imagem de Karolina Grabowska / Pexels

Compartilhe essa notícia!

Como está a sua vida financeira? Vamos te ajudar como se planejar financeiramente para não começar o ano endividado.

Ter as contas em dia é um dos grandes desafios da maioria dos brasileiros e, por isso, mostraremos neste texto algumas dicas de como se planejar financeiramente para não começar o ano endividado.

Para se ter uma ideia, segundo dados que foram publicados, em setembro de 2022, no relatório da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) junto com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), mais de 64 milhões de brasileiros estão com o seu nome negativo, o que seria quatro a dez pessoas.

Pensando nisso, falaremos neste texto como se planejar financeiramente para não começar o ano endividado.

Dicas de como planejar financeiramente para não começar o ano endividado

Principalmente, no começo do ano muitas contas chegam às casas dos brasileiros. É IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), IPVA, matrícula de escola e listas de materiais escolares. Por isso a importância de se ter um planejamento financeiro para não começar o ano endividado.

1 – Faça uma avaliação das contas fixas

As contas fixas, algumas vezes, são as que mais fazem as pessoas fugirem do planejamento financeiro, afinal, se a soma delas forem mais alta do que o valor de entrada, isso é um problema porque as contas não vão fechar.

Então, fazer esta análise é bem importante e, se necessário, realizar alguns cortes de despesas para que a soma das contas fixas não seja maior que o seu salário, por exemplo.

Só tome um cuidado com as contas que irá cortar para não deixar de ter serviços importantes como, seguro de carro e plano de saúde, que são muito importantes e não podemos ficar sem este tipo de cobertura.

Listamos a importância de ter um plano de saúde:

  • Se tiver um problema de saúde ou emergência, poderá ser atendido em um hospital que não seja público – facilitando o atendimento;
  • Mais facilidade na marcação de consultas exames;
  • Ter um plano de saúde, traz a sensação de comodidade e segurança.

Agora, por que não cortar o seguro auto das suas contas fixas:

  • Você terá assistência 24 horas com possibilidade de guincho ou necessidade de chaveiro, por exemplo, caso aconteça algum problema mecânico com o seu carro;
  • Proteção do seu veículo em caso de roubo ou furto e até mesmo para fenômenos da natureza;
  • Terá o reembolso total se, por algum motivo, você perder o seu veículo (seja em caso de acidente ou furto);
  • Opção de carro reserva no seguro auto, se acontecer alguma coisa com o seu carro;
  • Se você se envolver em algum acidente, você terá cobertura de terceiros.

Uma das coisas que você pode fazer para ajudar no equilíbrio das contas fixas, é diminuir o valor de água e luz tentando sempre economizar este consumo: ficar menos tempo no banho, otimizar lugares com as pessoas da casa para gastar menos dinheiro de energia, dentre outros detalhes.

2 – Opte por compras à vista

Não acumular dívidas, principalmente, no cartão de crédito é uma ótima forma de ajudar no planejamento financeiro para não começar o ano endividado.

Além do cartão de crédito, fazer parcelamentos também é uma forma de manter a saúde da sua vida financeira, já que podem existir a possibilidade de pagamentos de altos juros.

Por isso, fazer pagamento em dinheiro, sempre que possível, é a melhor escolha que pode até mesmo te ajudar na negociação no momento de uma compra, por exemplo.

3 – Tente não fazer gastos desnecessários

Outro ponto que faz com que as pessoas deixem descontrolar um pouco a sua vida financeira são as compras de itens que fazemos de coisas que não estamos precisando ou até mesmo de jantares fora de casa em restaurantes muito caros.

Além disso, por ser final de ano, acabamos querendo presentear diversas pessoas ou comprar grandes presentes. O ideal é que você escolha por comprar pequenas lembranças e tenha em mente exatamente o valor que pode gastar com cada item.

4 – Negocie as suas dívidas

Caso você tenha alguma dívida, tente aproveitar o dinheiro do 13º, por exemplo, para negociá-las e, desta forma, começar o ano com o nome limpo, por exemplo.

Nesta opção, comece pelas dívidas que ofereçam melhores pagamentos e até menos diminuição de juros.

O que você achou destas dicas de como se planejar financeiramente para não começar o ano endividado? Conte para gente como anda a sua vida financeira.

Por Jeniffer Elaina

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!