Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como saber se o cachorro está ou não com verme?

Cuidar do pet da melhor maneira possível é uma tarefa única do seu guardião. Ele precisa estar atento a todos os detalhes, inclusive saber se o cão está ou não com verme.

Um dos problemas mais comuns que fazem os donos levarem os animais no veterinário é o verme. Com certeza você já deve ter ouvido falar do assunto e já até procurou por um remédio para cachorro para eliminar os vermes do seu pet.

De fato, procurar na internet por remédios sem a ajuda de um veterinário pode ocasionar complicações piores, por isso, é essencial procurar um profissional especializado caso o cachorro venha a adoecer.

Porém, queremos te ajudar a identificar se o cachorro está ou não com verme. Existem alguns pontos que podem auxiliar a descoberta de maneira segura, assim, você pode levar ao veterinário um diagnóstico prévio. Acompanhe o conteúdo para saber mais!

O que é o verme em cachorros?

Como o próprio nome já diz, é uma doença que está no quadro de verminose dos pets. Por isso, os cães devem ser vermifugados corretamente segundo o calendário, indicado pelo veterinário.

Contudo, esse é um problema que pode atingir os animais mesmo que estejam vermifugados, principalmente, quando se frequenta diversos lugares durante os passeios.

Ou seja, aquele passeio em parques ou praças por vezes pode se tornar um fator de risco para o cachorro ficar com verme. Outro ponto importante nesse assunto é a possibilidade de ocorrer com pets de qualquer idade, porém, os filhotes são os mais atingidos.

Como descobrir se o cachorro está com verme?

Agora que entendemos o que é verme e como ele pode afetar os cachorros, existem alguns pontos que podem ajudar você a determinar a presença de verminoses no seu bichinho. Assim, veja a seguir alguns dos sintomas que indicam este problema.

  • Olhar triste, que deve ser avaliado por um profissional para diferenciar doenças;
  • Barriga estufada;
  • Magreza;
  • Arrastar o bumbum no chão devido à coceira ou dor;
  • Vômitos;
  • As fezes moles ou com sangue;
  • Presença de verme nas fezes. É essencial prestar atenção nesse quesito para relatar ao médico o tipo de verme que foi encontrado.

Alguns parasitas podem ser transmitidos para os humanos, por isso, a vermifugação é de extrema importância para evitar possíveis transmissões. Além do vermífugo, para eliminar os vermes é necessário remover as fezes do animal com uma pá o mais rápido possível e fazer a higienização do local para que não prejudique o bichinho ou outros animais, caso tenha na casa.

Outro forte aliado no combate contra o verme nos cachorros é a boa alimentação. Quando uma ração premium é dada ao animal, ela garante todos os nutrientes possíveis para manter o corpo saudável e longe dessa e outras doenças.

Tipos de vermes em cachorro

Os vermes que atingem os cachorros podem ser divididos em algumas categorias. Abaixo, explicamos uma a uma para que fique mais claro:

Vermes intestinais em cachorro

Os vermes que afetam o intestino são muito comuns e, alguns deles, podem até ser passado para os humanos. Dentre os tipos existem: vermes chatos ou cestados, vermes nematóides — que podem ser transmitidos para os humanos — e redondos, vermes ganchudos e os de chicote.

Vermes pulmonares

Os vermes também podem ser encontrados nos pulmões, seja diretamente ou através de vermes intestinais que caminharam pelo corpo e, ao longo do seu ciclo, acabaram parando no sistema respiratório.

Verme oculares

Eles também podem entrar nos animais na região dos olhos. Um exemplo de verme é a Thelazia que também pode ser transmitida para os humanos.

Verme no coração dos cachorros

Por fim, além dos vermes que infectam órgãos como pulmão e intestino, eles podem encontrar-se no coração dos animais. Um exemplo de verme dessa categoria é a Dirofilaria Immitis, transmitida através de picadas de mosquito.

Cuidar do pet é uma tarefa que exige constante dedicação do dono, assim que se encarregou de escolher seu parceiro, nada mais justo do que prestar atenção nos detalhes. Aos primeiros sinais de verme, leve a um veterinário para que ele possa ser cuidado corretamente o quanto antes.