fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como reparar utensílios e acessórios de forma rápida, prática e segura

A empresa germano-americana Loctite, em atividade desde meados dos anos 50, hoje é referência em pequenos consertos e reparos domésticos, muito em função do sucesso de vendas da sua marca Super Bonder.

Na verdade a marca Loctite Consumo no país é considerada um fenômeno, graças a uma fórmula que não consegue ser de maneira alguma imitada, apesar de não serem poucas as tentativas.

Inúmeras ideias simples e úteis para a reparação de objetos de forma rápida, prática e segura foram inspiradas em alguns dos seus principais produtos; e muitos deles são capazes de dar nova vida a diversos materiais, contribuindo, assim, para a manutenção das melhores práticas de sustentabilidade.

Com um talento para detalhes é possível recuperar praticamente tudo

 

O cianocrilato (o nome técnico da fórmula) é o responsável por garantir um tipo de aderência não igualada por nenhuma outra marca no mercado. É ele que realiza o processo de colagem de peças de vidro, cerâmica, porcelana, entre outros materiais porosos e não porosos.

Para utilizá-lo com esse fim, será necessário apenas que a superfície esteja limpa e livre de umidade.

Em uma das partes deverá ser aplicada uma quantidade razoável da cola própria para esse tipo de uso. E, logo após, deve-se unir ambas as partes, aguardar 30 segundos e deixar secar por um espaço de tempo de 1 hora.

Ao final, remova o excesso com acetona ou com um removedor próprio da marca e utilize a peça normalmente.

Mas também é possível utilizar a matéria-prima da Super Bonder para a colagem de vidros. Nesse caso, o que o fabricante recomenda é lançar mão de uma cola específica para esse fim. Isso porque somente ela se prestará bem a esse tipo de empreitada, devido às características de transparência e consistência líquida do produto.

A marca possui um tipo indicado para a colagem de tampos de mesas, antiguidades, peças em acrílico, decorativas, além de outros materiais porosos que possam receber o produto.

Para reparar essas peças você deverá utilizar sabão, esponja e água para limpar bem as partes a serem unidas. Além disso, observe se essas partes que receberão a cola realmente se encaixam.

Utilize o produto com um bico automisturador, pressione levemente para cima (a fim de eliminar algumas bolhas de ar), aplique-o na forma de uma linha por toda a extensão da superfície (mantendo as partes pressionadas por 30 segundos) e aguarde cerca de 1 hora para testar os resultados.

Para a colagem de porcelanas as instruções são as mesmas. E o mais importante aqui é manter as partes a serem coladas livres de sujeiras, gordura, poeira, umidade e até mesmo marcas de impressões digitais.

A resina Durepoxi Líquida também se presta bem a esse tipo de procedimento. E para a colagem, o recomendado é aplicar um traço de cola nas partes a serem unidas, pressionar por 30 segundos e aguardar pelo menos 2 horas até poder manusear a peça normalmente.

Por fim, utilize um mistura simples de Super Bonder e bicarbonato de sódio em pó para restaurar carcaças de notebook ou qualquer outra peça semelhante. Isso será o suficiente para reaproveitar materiais como esses, e ainda, de quebra, contribuir para um meio ambiente saudável.

Nesse caso, basta limpar bem as rachaduras ou furos que receberão a cola com uma lixa ou lima.

Tape a parte de trás do furo com uma fita isolante, aplique a cola sobre ele, acrescente um pouco de bicarbonato de sódio em pó, espere secar, lixe para um melhor acabamento e utilize a peça normalmente.

Comentários