SB24Horas

Notícia na hora certa!

Como reduzir os riscos ao investir em ações?

Aumentar suas chances de lucros e reduzir os prejuízos é objetivo de todo investidor. Mas isso é mesmo possível?

 

Investir no mercado de ações pode ser uma excelente oportunidade para quem busca uma maior rentabilidade para seu dinheiro, mas selecionar as melhores opções de ativos é uma das grandes dificuldades de quem está começando e deseja diminuir os riscos de perdas..

Entre diversos métodos que podem reduzir as chances de prejuízos, temos um que é defendido e utilizado por grandes investidores, que é a ideia de ter uma carteira variada. Acredita-se que, com ativos diversos, levando em consideração os fatores de risco de cada um deles, a longo prazo existirá uma maior probabilidade de lucro.

A lógica se mostra simples, já que possuindo investimentos diversificados, enquanto um está em queda, os outros podem estar em alta, resguardando seu patrimônio. Porém, não basta comprar diversos ativos sem analisar, pois todos podem sofrer a mesma queda.

Quantidade não significa qualidade

Seguindo a ideia de variabilidade em sua carteira de ativos, pode imaginar que basta comprar diversas ações e esperar a chegada dos lucros, porém não funciona dessa forma, sendo necessário analisar o mercado e definir métricas apenas depois de comprar os ativos selecionados.

É preciso criar grupos de fatores, com o objetivo de filtrar suas opções de compra e quando bem selecionados, a possibilidade de lucros aumenta. O fator filtrante pode ser macroeconômico, englobando todo o mercado (inflação, crescimento do país, entre outros) ou  específico para as ações (valoração, qualidade da empresa, tamanho, etc).

Quanto maiores os lucros, maiores os riscos

Mesmo seguindo o investimento em fatores, é preciso saber que ainda será necessário estudar sobre o mercado de cada ativo e que existirá a chance de perda, assim como em qualquer investimento.

Com o decorrer da análise, será possível visualizar as opções que oferecem maiores lucros, mas também que sofrem maior volatilidade, conseguindo definir se prefere investir em ações com uma maior rentabilidade ou que trazem um menor risco.

Esse método de filtro além de auxiliar você a selecionar boas oportunidades, te ajudará a encontrar os investimentos que mais se enquadram com seu perfil.