17 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como realizar gestão de frota com excelência?

Compartilhe essa notícia!

Quando a ideia de trabalhar com entrega de alguma coisa ainda está no papel, ela parece simples. Você tem um produto, você sabe de alguém que quer comprar esse produto, a pessoa compra o produto e você leva até ela.

Tudo parece perfeito, até você perceber que de fato no papel tudo é perfeito, já que ele nunca vai te mostrar todas as dores de cabeça que você pode ter enquanto trabalha com esse tipo de segmento.

Quando o assunto é entrega existem tantas coisas que podem dar errado, que é quando você percebe que você precisa trabalhar com uma gestão inteligente da sua frota de entregadores, independente de qual o segmento de entrega que você trabalha, afinal, os problemas se não os mesmos sempre vão ser parecidos de alguma forma. 

E para ajudar você nos negócios, hoje vamos dar algumas dicas de como trazer mais excelência para a gestão da sua frota.

 

Tecnologia

 

Hoje a tecnologia facilita até demais todos os segmentos que podem tê-la como aliada, e cada vez mais os segmentos podem. Atualmente a agropecuária, por exemplo, não seria o que é sem a tecnologia. 

Portanto, na hora de fazer as entregas, você deve aproveitar o máximo todas as ajudas que a tecnologia pode prover, como, por exemplo, otimizar as rotas que sua frota vai fazer, ter um rastreio de frotas para que você possa sempre saber onde todos estão. 

Existem muitos outros exemplos de onde a tecnologia pode ajudar quando o assunto é transporte, e o mais importante a se ter em mente é que ela pode facilitar demais todo o processo de logística da sua entrega, e isso deve ser devidamente explorado, para que você esteja sempre no auge da eficiência com as suas entregas.

 

Atenção para a manutenção dos veículos

 

Não é à toa que algumas empresas contratam mecânicos como trabalhadores CLT fixos. Acontece que as empresas que entendem que a manutenção dos veículos é importante, sempre vai estar um passo à frente de um desastre.

 

Para se ter ideia, segundo pesquisas, durante os anos de 2017 e 2019 mais de 12 mil acidentes envolvendo veículos aconteceram por falhas mecânicas, que poderiam ser evitadas se as pessoas estivessem levando seus carros para manutenções simples sempre que necessário.

 

A sua frota é composta por 3 coisas: motoristas, que dirigem um veículo, que possui o seu produto, e você precisa garantir que os 3 estejam bem, já que podemos afirmar que um cuida do outro. Então estar sempre com seus veículos com mecânica e a parte elétrica em dia é fundamental para evitar problemas que podem acabar em prejuízo financeiro para sua empresa, mas também em um prejuízo incalculável para a família de alguém.

 

Tenha uma boa equipe

 

Ainda não chegamos no nível tecnológico de automação onde os veículos se dirigem sozinhos como já vimos em alguns filmes, o que significa que você precisa de seres humanos ali, e você deve ter os melhores seres humanos possível.

 

Você deve ser criterioso em quem você contrata, já que o seu motorista precisa necessariamente ser o mais profissional possível. E claro, você não precisa contratar um profissional já perfeito, mas você também pode lapidá-lo oferecendo cursos para que ele vá melhorando seu desempenho e seu entendimento do cargo.

 

Ajudar a qualificar seus funcionários pode evitar uma dor de cabeça gigantesca no seu futuro, e sabemos que nesse setor, as dores de cabeça quase sempre terminam em alguma forma de prejuízo.

 

Investir nos seus funcionários é tão importante quanto investir em qualquer outra coisa que esteja na sua empresa, como maquinário e tecnologia. As pessoas são a alma do seu negócio.

 

Tenha metas traçadas

 

A eficiência de qualquer coisa está diretamente ligada ao planejamento futuro dela, afinal, só vai a algum lugar quem sabe para onde está indo. Por isso é muito importante que a empresa tenha metas para cumprir envolvendo tudo o que tem a ver com sua frota, desde o número de entregas, até o número de funcionários e veículos trabalhando.

 

Um jeito bom de planejar isso é tendo em mente metas anuais, e aí dividir essas metas em semestre, depois em trimestres e por aí vai. Assim você tem estabelecido tanto as coisas que quer dizer a longo prazo quanto à curto prazo.

 

Aposte em logística

 

O setor de logística de qualquer empresa é o que muitas vezes é diferente de uma empresa bagunçada e mal organizada de uma empresa com um plano que seguindo a perfeição. E quando falamos sobre uma empresa de entregas, que tem muito a planejar, muito a se pensar, e novas informações a todo momento, é fundamental que a logística seja impecável.

 

E aí isso pode vir através de uma empresa de logística terceirizada, ou mesmo um setor de logística dentro da própria empresa que vai precisar de funcionários competentes.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!