19 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como organizar o guarda-roupa: dicas para otimizar o espaço

Compartilhe essa notícia!

Saiba o que fazer para a arrumação durar mais com o guarda-roupa do jeito que você gosta.

 

 

Um dos cômodos da casa que podem ficar bastante bagunçados é o quarto. Até porque é onde se encontra o guarda-roupa e há o costume de deixar acumular todas as peças usadas ao longo da semana. Sem contar aquela situação em que é preciso revirar todo o conteúdo do móvel até encontrar determinada roupa.

 

Por mais que você deseje, infelizmente a arrumação do espaço não dura para sempre. Novas roupas são compradas, outras acabam saindo de moda e no fim parece impossível manter em ordem um armário no quarto. No entanto, tudo é questão de seleção e otimização.

 

Assim, se você está com dificuldades de deixar seu armário organizado, confira as dicas especialmente selecionadas.

Separe peças não usadas por muito tempo

O primeiro passo para que o guarda-roupa seja organizado é definir quais peças ficam e quais serão doadas ou vendidas. Caso esteja em dúvida, trabalhe com três pilhas de desapego. A primeira é para roupas que serão doadas, a segunda para as que podem ser vendidas e na última ficam as peças cujo destino você ainda não decidiu.

Categorize as roupas

O jeito mais prático de encontrar tudo rapidamente e se incentivar a guardar de volta após o uso é a categorização. A ideia é bastante simples: calças com outras calças, camisetas com outras camisetas e por aí vai.

Use separadores nas gavetas

As gavetas de roupas íntimas podem virar uma tremenda confusão poucos dias após a arrumação do armário. Para evitar o problema, aposte nos separadores. As calcinhas e cuecas são guardadas dobradas e as meias terão seu próprio espaço, sem misturar tudo.

Aproveite as caixas organizadoras

Mais comum nos quartos infantis, as caixas separadoras também são úteis para os adultos. Podem abrigar sapatos, acessórios, roupas de cama e qualquer coisa que não seja utilizada frequentemente. Devem ser deixadas, preferencialmente, nas prateleiras mais altas.

Defina os lugares certos

O clichê “cada coisa em seu lugar” é indispensável para quem gosta de um guarda-roupa organizado. Observe as prateleiras enquanto estão vazias e defina onde guardará cada peça. Pense em um jeito de facilitar tudo. Roupas mais usadas, por exemplo, devem ficar em partes mais acessíveis do armário.

Padronize os cabides

Cabides em estilo diferente também podem ser responsáveis pela falta de espaço. Prefira um modelo único e padronizado. Além disso, mantenha todos encaixados no mesmo sentido (para a direita ou para a esquerda). Opte pelos feitos em materiais resistentes, para que possa pendurar casacos e outras roupas mais pesadas.

Aposte nas etiquetas

Etiquetas ajudam a lembrar o local exato de cada roupa. Podem estar nas prateleiras e nas gavetas, indicando o que deve ser guardado ali. Também são interessantes quando você usar as caixas organizadoras, assim não precisa puxá-las do alto do armário para analisar seu conteúdo. É só olhar a etiqueta.

Deixe as peças menos usadas na parte mais difícil

Existem roupas usadas apenas em ocasiões especiais, como grandes eventos. O ideal é que estejam no fundo do guarda-roupa, na parte menos acessível, exatamente por não serem tão procuradas. A mesma regra é válida para casacos mais grossos quando for verão ou regatas durante o inverno.

Guarde a roupa de cama no alto

A roupa de cama é trocada em média uma vez por semana, por isso, pode ficar em um ponto mais alto do armário. Dedique as últimas prateleiras para deixar os lençóis, fronhas e cobertores não utilizados naquele momento. Para economizar espaço, inclusive, vale colocá-los dentro de caixas plásticas organizadoras.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!