Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como motivar sua equipe: 6 atitudes essenciais

Se você não sabe como motivar sua equipe, chegou ao lugar certo. A partir de agora, vamos listar diversas dicas para transformar o ambiente da sua empresa. Engana-se que esse processo é bastante complicado. Pelo contrário, é possível implementar estratégias que não exigem muito investimento. Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura e tire as suas principais dúvidas.

1- Conheça a sua equipe

O primeiro passo é conhecer a sua equipe. Não adianta nada implementar diversas estratégias se elas não conseguem impressionar os colaboradores.

 

Neste momento, vale a pena fazer uma pesquisa interna para descobrir quais são os tipos de ações que mais causam emoção na equipe, quais são as principais motivações dos colaboradores, entre outras questões.

 

Uma dica interessante é contar com o apoio do Mapa de Empatia. Trata-se de uma ferramenta que é utilizada para descobrir mais informações sobre o cliente, mas que pode ser utilizada para entender com mais clareza a opinião dos colaboradores e quais são os seus principais desejos.

2- Construa desafios para os colaboradores

Um dos principais erros de grande parte dos gestores é trabalhar a motivação dos colaboradores sem impactar diretamente nos resultados da companhia.

 

Para garantir bons resultados com as ações, recomendamos criar desafios. Eles têm o poder de estimular o espírito competitivo do seu time e fazer com que os membros da equipe se sintam responsáveis pelo sucesso da companhia.

3- Crie metas realistas

A implementação de desafios não pode ser feita de qualquer forma. Além de pensar em dinâmicas interessantes, é fundamental estabelecer metas que não são complicadas de atingir. Esse tipo de estratégia acaba desmotivando os membros da equipe e a qualidade dos projetos.

 

Por isso, crie metas que estejam alinhadas com a realidade da sua equipe, garantindo a satisfação de todos os colaboradores da empresa.

4- Reconheça o desempenho dos colaboradores

Outra dica interessante é reconhecer o desempenho dos membros da sua equipe, seja o colaborador que entrou no time recentemente ou aquele que já está mais tempo na companhia.

 

Ao contrário do que grande parte das pessoas imaginam, não é necessário fazer altos investimentos. Além do bônus salarial, você pode apostar em confraternizações, feedbacks e mimos personalizados.

 

A Brindice Brindes personalizados é uma das principais empresas do segmento. Então, caso escolha surpreender os colaboradores com brindes personalizados, opte por companhias que são destaques na área. Dessa forma, será mais fácil receber produtos de qualidade e dentro do prazo.

5- Invista em treinamento dos colaboradores

Nunca é demais lembrar o quanto o desenvolvimento dos membros do seu time deve ser encarado como uma prioridade em qualquer companhia, seja de pequeno, médio ou grande porte. Esse processo pode ser feito por meio de cursos, palestras ou workshops.

 

Investir em treinamentos traz diversos benefícios para a sua empresa. Dentre os mais comuns, encontram-se: aumento da performance dos colaboradores, impacta na retenção de talentos, potencializa o trabalho em equipe, influencia o engajamento dos funcionários, entre outros.

6- Ouça a sua equipe

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a importância de ouvir os membros da sua equipe. Ao implementar essa estratégia em sua rotina, os colaboradores ficarão mais à vontade para listar os pontos que precisam melhorar na companhia e apontar o que fazer para virar o jogo.

 

Aqui, mencionamos diversas dicas que melhoram a motivação da sua equipe. Precisamos ser sinceros, caro leitor. Nem sempre é possível transformar o clima da sua empresa do dia para a noite. Por isso, tenha paciência. Aos poucos, perceberá o impacto que elas podem trazer para a sua empresa.

 

Percebeu que aprender como motivar sua equipe é mais simples do que parece? Se tem interesse em descobrir outras estratégias para otimizar os nossos resultados, basta seguir as nossas páginas nas redes sociais.