26 de abril de 2024

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Como melhorar suas vendas de final de ano?

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O aumento das vendas de fim de ano é uma expectativa entre os comerciantes. Com o saldo das comemorações relacionadas ao natal, pagamento de décimo terceiro e outras comemorações.

Com relação a isso, há, inclusive, pesquisas que destacam o quanto o comércio tende a ficar aquecido nesta época.

Do mesmo modo uma estratégia é aproveitar a brecha para fazer promoções e queimas de estoque — como a popular black friday, realizada durante o mês de novembro. 

Se você tem um negócio e deseja fazer uma receita extra para movimentar o fluxo de caixa durante essa época, saiba que ter uma visão estratégica é muito importante para se posicionar perante os clientes.

O primeiro passo para ter sucesso com as ações é conhecer as necessidades do seu público.

Se você trabalha na área de decoração, por exemplo, que tal preparar pacotes personalizados e oferecer algum brinde como as lembrancinhas da festa para quem fechar um serviço completo?

Saber vender não se limita a anunciar o produto, mas sim adequá-lo à jornada de compra do consumidor, de forma que a sua marca seja o diferencial que ele procura.

Quer saber mais sobre o assunto? Nas próximas linhas vamos trazer algumas dicas que podem render insights para sua empresa. Confira!

Facilite as condições de pagamento

Todo mundo deseja aumentar o faturamento com as festas de fim de ano. No entanto, como são tantos gastos, presentes e demandas, facilitar as condições de pagamento pode ser um atrativo para quem deseja comprar com o melhor custo-benefício possível.

Neste cenário, se você trabalha com a organização de eventos ou aluguel de imóveis pode oferecer o aluguel de espaço comercial com condições especiais de parcelamento ou desconto para pagamento à vista.  

Esse pode ser um bom nicho para atrair as empresas que fazem comemorações para todos os colaboradores no final do ano. 

No entanto, se você costuma fazer parcerias profissionais, uma alternativa que pode ser interessante para despertar o desejo dos clientes é montar pacotes personalizados.

Você pode oferecer um coffe break para um número fechado de pessoas com uma porcentagem de desconto e até pensar em brindes para presentear os clientes mais assíduos do seu negócio.

Lembre-se de oferecer várias possibilidades para pagamento. Isso porque se em algum momento o consumidor achar a compra burocrática, pode ser que ele parta para a concorrência.

Se você tem um e-commerce, essa regra também vale. Outra dica que pode ser útil neste cenário é programar descontos para o transporte de pequenas cargas com relação ao frete. 

Utilizar cupons de desconto em compras com um valor mínimo ou estudar a possibilidade de frete gratuito para determinadas regiões é algo que facilita a compra.

Atenção: é importante que você tenha um planilha para controlar a margem de lucros nestes casos.

Faça campanhas estratégicas

Datas comemorativas são ótimas para promover campanhas novas. Sabe aqueles comerciais emocionantes de natal que remetem ao significado da data e de alguma forma captam o consumidor? Então, essa é uma ótima estratégia!

Não precisa cair no clichê. Confie no potencial da criatividade, mas claro, lembre-se da persona do seu negócio. É importante saber como abordar o tema, com a linguagem apropriada e oferecer a sua marca de forma empática e acolhedora.

No caso de produtos mais palpáveis como roupas, perfumes e eletrodomésticos, você pode desenvolver ações para atingir os grupos que fazem amigo secreto.

Caso você trabalhe com um segmento como uma assistência técnica especializada no conserto TV Philco e outros equipamentos como smartphones e eletrodomésticos, pode ser interessante estudar a ideia de uma campanha.

Nesse contexto uma possibilidade é oferecer ao cliente que deseja realizar o conserto no equipamento o serviço com as visitas em casa, trazendo mais conforto.

 

Outro aspecto que pode ser explorado nas campanhas é o gesto de carinho e amor com o próximo e o significado de presentear alguém não só pela ótica de uma formalidade, mas sim pelo fato de mostrar afeto ou apoio aos sonhos da pessoa. 

Vamos usar um casal de namorados como exemplo. Digamos que um deles é uma pessoa que adora esportes e sente-se em casa na natureza, ama viagens e valoriza as experiências. Uma bicicleta para estrada pode ser uma dica de presente neste contexto.

Caso seu público procure presentes que vão além de um produto. Vale a pena procurar parceiros para promover uma campanha na qual a pessoa compre a bicicleta e consiga um desconto para fazer um programa na natureza, como uma trilha ou um dia em um sítio.

Para otimizar os resultados, algumas dicas são válidas na hora de planejar uma campanha. Veja abaixo:

  • Estude a persona do negócio;
  • Contextualize a campanha e defina um objetivo;
  • Promova o anúncio onde seu público está;
  • Faça segmentação do público de acordo com o produto;
  • Estude o tom de voz mais adequado à campanha;
  • Utilize gatilhos mentais.

É importante destacar que os gatilhos mentais podem ser utilizados não só nas campanhas pagas, como também nas outras estratégias do seu negócio.

Para se ter uma ideia, você pode produzir conteúdos relevantes como um guia com dicas de presentes de natal e disponibilizar de forma gratuita, em troca do e-mail do cliente.

Para despertar o interesse, provavelmente você terá que usar o gatilho mental da recompensa. 

Em campanhas mais específicas como a divulgação de produtos ecológicos como uma ecobag dobrável ou eco copo, uma dica é elaborar a campanha com o senso de novidade e urgência.

Afinal, todo dia as pessoas podem trocar presentes, mas quando é que essa escolha será consciente, responsável e terá um significado maior? Com uma ecobag, você pode despertar esse interesse!

Trabalhe com sorteios e cupons de desconto

Se você chegou aqui, deve ter percebido que facilitar o pagamento de um produto e recorrer às campanhas que utilizam a emotividade da época como pano de fundo é uma linha interessante para aumentar o faturamento.

Contudo, você pode ir além. Afinal, por que não usar as redes para promover cupons de desconto personalizados para seus seguidores fecharem a compra daquele produto dos sonhos?

Além das redes sociais, você pode presentear os clientes que compram a partir de um valor mínimo com cupons que podem ser utilizados para outra compra.

Para ficar mais claro, imagine que no final de ano muitas pessoas gostam da casa organizada para receber as visitas, reunir familiares e fazer a tradicional ceia de Natal.  

Artigos de decoração como lamparina alumínio, toalhas personalizadas, árvores de natal, pisca pisca, entre outros podem render uma compra assertiva.

Você pode criar cupons exclusivos para presentear os seguidores ou dar um brinde, dependendo do produto adquirido. Essa é uma estratégia eficaz para fidelização.

Como não são só as residências que são decoradas para essa época, você pode estudar o público empresarial e oferecer produtos diferenciados.  

É natural que o movimento do comércio aumente com o final do ano, por isso trabalhar com tecnologias de segurança como o sistema antifurto lojas é um nicho de mercado.

A instalação de câmeras de segurança, tecnologias que identificam situações emergenciais, entre outras ações também pode ser necessário.

Ofereça vale-presente

Sabe quando as pessoas desejam presentear alguém mas não fazem a mínima ideia do que escolher? 

Isso acontece muito, principalmente quando uma pessoa tira o nome de algum amigo secreto que tem gostos peculiares ou não conhece muito bem o estilo dessa pessoa.

Ao disponibilizar cartões de presente em formato de vale, os problemas desse público são reduzidos e fica mais fácil a pessoa escolher o que gostaria de ganhar.

Você pode personalizar opções para presentes de casamento, presentes infantis, feminino, masculino, infantil ou presentes neutros. O importante é oferecer cartões que sejam correspondentes ao valor que a pessoa tem disponível.

A entrega do vale pode ser feita por um motoboy para entrega, caso o cliente prefira manter um tom de surpresa. 

As dicas anteriores também podem ser usadas neste caso, ou seja, vale a pena divulgar essa opção para quem não tem tempo de comprar um presente e deseja comodidade.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o universo das vendas, é hora de se preparar. Enquanto você pensa nas tendências e boas práticas para fazer o caixa girar nesta época de tanto movimento, os concorrentes também pensam no mesmo objetivo.

Boas doses de criatividade, empatia com o público e conhecimento de mercado são alternativas para que a sua empresa ganhe destaque entre as várias opções disponíveis. 

Não se esqueça de caprichar no atendimento e aplicar o princípio do encantamento de clientes. Quanto maior a simpatia e preparo da sua equipe para atender o público, maiores são as chances do atendimento gerar conversão em vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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