Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como manter o controle financeiro no longo prazo?

A única maneira de conseguir lidar com o dinheiro para realização de sonhos, é criando uma rotina para que seja possível manter o controle financeiro pessoal. E apesar de muita gente achar que é difícil implementar esse processo na vida, pode ter certeza de que essa tarefa é mais fácil e simples do que você imagina. 

Primeiro, é importante compreender que somente através do controle financeiro é que você conseguirá cuidar das suas contas. Afinal, só assim você conseguirá conhecer exatamente a sua renda, as suas despesas e o que poderá ser melhorado, para que você tenha uma reserva no final do mês. Inclusive, um dinheiro extra para que seja possível investir e multiplicá-lo. 

Ter controle financeiro não significa apenas saber administrar as suas finanças, levar a sério a sua educação financeira e o seu planejamento financeiro pessoal. Ter controle é também ter tranquilidade para conseguir lidar com situações emergenciais com qualidade de vida. 

Se você quer saber mais como manter o controle financeiro a longo prazo, siga com a gente para levar a vida sem dor de cabeças futuras. Vamos lá?  

Finanças e longo prazo: por que ter metas

Esse é um ponto muito importante, afinal a sua economia não deve se resumir a “um dinheiro extra no final do mês”.  Você precisa ter um objetivo, acompanhar as suas finanças e passar a ter um planejamento financeiro.

Mas por que é tão necessário ter metas? Porque elas servirão como um guia que te levarão a ter foco e disciplina para tudo que você desejar realizar, especialmente, pensando a longo prazo. Esse é, com certeza, o lema principal do planejamento financeiro. 

Saiba mais: Veja como poupar para realizar sonhos e projetos

Principais metas de longo prazo

Como principais metas de longo prazo podemos citar:

  • Aposentadoria;
  • Aquisição de imóvel;
  • Mudança de carreira.

Aposentadoria

Se você pensar em depender apenas do benefício concedido pelo governo, poderá ter transtornos no seu futuro, já que a quantidade de aposentados será muito maior do que o valor arrecadado pelo INSS. 

Por isso, é importante criar um cenário financeiro para os próximos anos, a começar com pequenas estratégias que podem trazer resultados positivos a longo prazo.

Aquisição de imóvel

A maioria das pessoas sonha com a aquisição da casa própria. Mas para conseguir alcançar este item de alto valor é preciso determinação e, principalmente, foco. Em grande parte dos casos, a única forma de comprar um imóvel é através do financiamento bancário.

Para que você possa conciliar esse compromisso com uma instituição financeira, é necessário ter controle sobre as suas despesas. Você precisa estar ligado ao seu planejamento financeiro, inclusive para ter o valor de entrada do imóvel e poder, depois, continuar pagando as mensalidades do empréstimo sem causar um rombo no seu orçamento.

Mudança de carreira

Qualquer transição de carreira ou o início de um negócio é sempre um desafio e necessita ter um planejamento financeiro. 

O primeiro ponto é elaborar um colchão de emergência, para que você esteja preparado para eventuais imprevistos. Assim, você estará preparado para emergências, com tranquilidade e focando nessa nova etapa da sua vida.

3 dicas para manter o controle financeiro no longo prazo

Você deve estar pensando “eu já entendi sobre a importância do controle financeiro a longo prazo, mas como vou conseguir realizá-lo?”. Para isso, reunimos três dicas para te ajudar!

Tenha clareza e foco nos seus objetivos

Como já mencionamos anteriormente, você deve ter o seu planejamento financeiro pessoal bem definido, já que ele será usado como um guia para que você alcance aquilo que você quer. 

Sempre que existir a vontade de gastar com algo supérfluo, por exemplo, você lembrará o motivo de fazer esse controle e não sair do foco.

Busque boas opções de investimento

Primeiro, você deve aprender mais sobre investimentos e, dessa forma, entender qual o melhor lugar para guardar as suas reservas para o futuro. Esse é o passo mais importante para mudar o rumo da sua vida financeira.

Então, procure buscar opções de investimento assim como a compreensão do controle de gastos, já esse hábito permitirá que o seu dinheiro cresça. 

Investir é uma maneira de garantia de dinheiro para o futuro, como uma aposentadoria sem aborrecimentos, além de te proteger contra imprevistos e te ajudar a realizar sonhos. 

Construa bons hábitos ainda hoje

A construção de bons hábitos está ligada ao conhecimento sobre educação financeira. Essas atitudes vão te ajudar a saber como evitar gastos supérfluos, trabalhar com aumento de receitas, a não ter dívidas (ou pelo menos, saber renegociá-las) e, ainda, a reduzir despesas fixas.

Você começará a fazer isso através da organização financeira. Para isso, crie uma planilha e anote todas as despesas e receitas. Aproveite que a internet possuí aplicativos que ajudam nessa tarefa da administração de custos pessoais.

Controle financeiro eficiente

Se você leu todo artigo acima, você já está pronto para iniciar o controle financeiro de maneira eficiente. O importante é aprender a controlar as suas finanças, a ter uma reserva e a fazer o seu dinheiro render cada vez mais, sem esquecer jamais do seu planejamento financeiro.

Você concorda com a afirmação acima? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião para sabermos mais!