Entender as características do novo público-alvo é crucial para se estabelecer em outro mercado.
Uma das principais formas de fazer o seu negócio crescer é procurar expandir a sua marca para novos mercados geográficos. Esse momento é um divisor de águas para as empresas, que veem nessa expansão a oportunidade de conseguir um impulso substancial na receita.
Porém, esse é um movimento que requer muito planejamento para que ele seja bem-sucedido. Afinal, além de pensar na reputação on-line de negócio local, é preciso refletir também em outras estratégias que facilitem essa introdução, de modo que tanto o gestor conheça o novo mercado quanto o público tenha a chance de se familiarizar com a marca. Neste texto, conheça algumas das principais ações que sua gestão pode adotar para obter sucesso nessa mudança.
Analise a nova concorrência e o mercado local
Imagine o seguinte: você tem planos de estabelecer a sua marca em uma nova região, onde o público não te conhece. Por outro lado, você também não conhece as características regionais desse mercado, quais são as preferências do público no seu ramo de atuação, quais são as marcas mais bem estabelecidas por ali… A introdução não será fácil, não é mesmo?
Portanto, esse movimento não pode ser algo impulsivo. Para aumentar as suas chances de sucesso, é vital identificar os desafios que esse novo mercado oferece. Assim, faça uma pesquisa de mercado para compreender melhor a cultura local, as suas principais concorrências, os requisitos legais e as preferências do consumidor. Esse estudo servirá para guiar seus próximos passos e para ajudá-lo a pensar em estratégias que facilitem a sua inserção.
Elabore uma estratégia sólida de entrada de mercado
Após a análise acima, é hora de executar outro ponto importante do planejamento: elaborar uma estratégia de entrada de mercado. Esse passo é fundamental para que a sua inserção em uma nova região obtenha resultados melhores. Para isso, reflita sobre fatores como canais de distribuição, segmentação de mercado, preços dos produtos ou serviços e atividades promocionais.
Procure parcerias locais fortes
A princípio, sua marca será vista como forasteira pelos clientes locais. Eles não conhecem a qualidade do seu produto ou serviço, de modo que não têm confiança no que você oferece. Uma das maneiras de conquistar essa confiança é formar parcerias fortes com empresas locais e já estabelecidas na região.
Essa estratégia é um excelente modo de conseguir navegar as nuances culturais dessa região, conhecendo melhor as características do mercado local e aumentando a credibilidade da sua marca. Assim, ao mesmo tempo que os clientes passam a se familiarizar mais com a sua marca, a sua empresa também conhece melhor o novo público-alvo, estabelecendo-se de forma mais segura.
Adapte seus serviços e produtos à nova realidade
Outro conselho valioso é entender que seus produtos e serviços precisam ser adaptados para esse novo mercado. Nos locais em que sua marca já está estabelecida, tanto o público já conhece suas características como você também já domina quais são as expectativas e os anseios dele.
Contudo, ao chegar em um novo lugar, deve-se ter em mente que o público não será totalmente idêntico. Pode haver similaridades, mas também existem preferências e demandas locais próprias que precisam ser levadas em conta para obter mais sucesso. Você pode pensar em formas de modificar os recursos, embalagens e até mesmo criar ofertas novas e apropriadas para o novo mercado.
Monitore suas estratégias e atualize-as
Inflexibilidade não combina com o sucesso, ainda mais quando se tenta estabelecer a sua presença em uma nova região. A estratégia de entrada no mercado, a adaptação para os novos clientes e as parcerias com outras marcas locais são estratégias poderosas, mas isso não significa que você deva manter-se 100% preso a isso — ainda mais se perceber que essas ações estão sendo ineficazes.
A expansão para um novo mercado é um processo que demanda análise contínua do que está dando certo e do que não está funcionando. Esse monitoramento constante, revisando as estratégias e acompanhando os indicadores de desempenho, irão apontar o caminho do que precisa ser mudado.
Não se esqueça de também obter o feedback dos parceiros locais e dos clientes, que irão revelar outros pontos de melhoria. Assim, a sua gestão pode elaborar ajustes capazes de otimizar a sua abordagem e rendimento, melhorando o sucesso a longo prazo.
VEJA TAMBÉM
Educação inclusiva: PL sobre autismo avança no Congresso e destaca a formação de professores com base científica
Gretchen reforça cuidados com a saúde feminina e destaca benefícios da reposição hormonal
Morre Paiva Netto, líder da Legião da Boa Vontade e referência mundial no humanismo ecumênico