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Como iniciar os estudos na área de marketing digital?

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Você já deve ter ouvido o termo marketing digital em conversas variadas durante a sua vida. Já é até uma palavra da moda, recentemente, vindo do discurso de grandes empreendedores, publicitários e donos de startups.

 

Esse tema já evoluiu muito ao longo do tempo, sendo que a própria Internet em si já é algo totalmente diferente do que lá no seu início, no começo dos anos 1990.

 

Por causa desse desenvolvimento digital, o marketing ganhou novos ares – e dos bons. Até a criação de um laudo ergonômico pode se dar ao luxo de ser influenciado por essas novas práticas, tamanho o campo de atuação desse fenômeno.

 

Praticamente todos os anúncios online que você vê e os conteúdos em blogs, sites e redes sociais estão, de uma forma ou de outra, relacionados a esse novo marketing.

 

E já que há tanta demanda, ter esse tipo de conhecimento pode agregar muito no currículo, não importa sua profissão ou atuação, nem se você tem uma empresa que faz pavimentação asfáltica para estacionamento ou uma loja de roupas.

 

Assim como o marketing tradicional, o principal objetivo da versão digital é atrair público, gerar leads e, posteriormente, trabalhar vendas e conquistar clientes.

 

O marketing digital tem muitos canais, incluindo mídia social, otimizadores de conteúdo, e-mail marketing, etc. Com o tempo, a complexidade e a importância das funções do marketing digital também aumentaram.

 

Isso faz com que o estudo contínuo nesta área seja essencial tanto para quem quer seguir estritamente essa carreira quanto para alguém que pretenda usar apenas algumas ferramentas para ampliar o conhecimento. 

Quais são as oportunidades de estudo e atuação no marketing digital?

Como já mencionamos, o marketing digital é um setor amplo. Portanto, seja você uma pessoa criativa ou técnica, certamente encontrará o que mais gosta para estudar e, consequentemente, atuar na carreira.

 

Aqui estão algumas das áreas em que é possível entrar através dos estudos. Saber isso é o primeiro passo para escolher um bom curso. Isso, de fato, te guiará melhor dentro dos programas curriculares que você encontrar.

 

Dessa forma, você já saberá o seu foco na hora de estudar. Ou seja, assim como um engenheiro, focado em engenharia de ar condicionado, tem mais chance de conseguir se destacar, no âmbito digital do marketing isso também pode funcionar.  

 

Veja as áreas para estudar e depois se identificar.

SEO

As pessoas pesquisam nos buscadores incessantemente, praticamente, o tempo inteiro para obter respostas. 

 

O Search Engine Optimization (SEO) é uma estratégia de marketing digital que ajuda as empresas a posicionarem bem seus conteúdos e sites para serem encontradas de forma mais fácil.

 

É um dos campos mais instigantes e, certamente, se você pretende começar a estudar marketing digital, o SEO pode ser uma ótima porta de entrada. 

 

E o melhor de tudo: há diversos cursos gratuitos sobre esse assunto. Você pode se tornar um profissional focado nisso ao se dedicar por alguns meses em aulas, workshops, palestras e conteúdos mais densos, como e-books. 

Marketing nas redes sociais

Outra área muito conhecida que vale a dedicação do estudo, são as redes sociais, uma verdadeira mina de ouro do marketing digital.

 

Essas plataformas permitem que os profissionais de marketing cheguem onde o público está. Eles podem se comunicar diretamente com seus clientes em potencial e criar seguidores assíduos e apaixonados para sua marca. 

 

Para iniciar os estudos em redes sociais, é necessário que você seja, ou aprenda com o tempo, um heavy user, que significa que você conhece as ferramentas das redes e os seus mecanismos.

 

Depois, procure vídeo-aulas de mídias pagas sobre como manejar um anúncio, como fazer uma campanha completa nas redes, etc. Há, realmente, muito a aprender. 

 

E, claro, procure como as empresas que você gosta se relacionam com os clientes nas redes sociais. Essa prática acenderá a chama que você precisa para aprender cada vez mais e, quem sabe, ser um social media no futuro.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo se refere à criação e promoção de conteúdo valioso para o público. Essa é uma área dentro do marketing digital responsável pelo cerne do inbound marketing.

 

Esse conceito tem o objetivo de estabelecer confiança no público, atrair novos visitantes, interessados e, também, conseguir converter por meio de um convencimento mais prolongado, com um bom conteúdo.

 

Todo o material que você vê online, seja um artigo de blog ou um vídeo de instalação de motor para portão deslizante, é resultado do marketing de conteúdo. 

 

As marcas podem ajudar seus clientes em potencial resolvendo seus problemas da vida real por meio de conteúdo de alta qualidade. 

 

Como estudante dessa área, você terá que aprender a planejar, criar e promover o conteúdo para diferentes marcas. 

 

Você também terá que identificar qual forma de conteúdo seria perfeita para a empresa, bem como quais plataformas seriam mais adequadas. E essas coisas podem, sim, ser previsíveis por meio de estudos. 

 

No entanto, o marketing de conteúdo é muito prático e é preciso bastante prática para atingir melhores resultados. Talvez o estudo de canais de marketing e de escrita para diferentes públicos seja o ideal neste caso.

E-mail marketing

As empresas usam o e-mail marketing para lançar anúncios em e-mails e alcançar os clientes, não importa onde eles estejam, em um sítio ou em uma adm de condominios SP

 

São muito comuns também as newsletters por e-mail para transformar seguidores em clientes.

 

Para estudar e atuar com e-mail, você terá que, assim como no marketing de conteúdo, ser bastante flexível na comunicação, ora com um tom mais sóbrio, ora com um tom mais divertido.

 

O e-mail ainda é uma das ferramentas online mais poderosas para geração de leads. É por isso que as empresas dependem tanto do e-mail marketing. 

 

É importante, então, estudar como utilizar as principais ferramentas de envio de e-mail marketing, como fazer automação, como criar chaves de e-mail e como entender cada perfil e os interesses dos clientes ou potenciais clientes.

O que é necessário para aprender Marketing Digital?

Há alguns pontos-chave para aprender os conceitos digitais do marketing. Separamos algumas dicas a seguir, sendo elas:

 

  1. Saiba os principais canais e plataformas e como usá-los;
  2. Entenda a experiência e jornada digital do cliente;
  3. Aprenda sobre o processo de tomada de decisões;
  4. Entenda como fazer uma estratégia digital robusta;
  5. Ler métricas e analisar dados é essencial.

 

Agora que você já conhece diversos pontos necessários sobre o tema, criamos um tópico explicando os motivos para estudar e escolher uma carreira no marketing digital. Confira os detalhes.

Motivos para estudar e escolher uma carreira na área

Tudo está sendo digitalizado, já percebeu? Empresas em todos os setores, até de aço para construção preço, estão se concentrando no desenvolvimento de uma presença online robusta.

 

E, para isso, estão contratando profissionais de marketing digital. Só por esse motivo, se você acha que terá interesse a longo prazo por essa área, vale a pena o estudo. 

 

Há pesquisas atualmente que mostram que o profissional de marketing é altamente procurado, porque as demandas aumentam muito. E conforme as empresas crescem, a tendência é que os clientes também aumentem.

 

Isso cria uma oportunidade única para estudantes de marketing digital. Você pode, com isso, conseguir bons empregos depois de aprender essas habilidades tão exigidas.

 

Mas e por que o estudo é tão importante? Estabelecer um negócio online, executar campanhas publicitárias, desenvolver estratégias de conteúdo são algumas das tarefas que um especialista em marketing digital realiza.

 

E com a demanda crescente que mencionamos, as empresas, sem os profissionais de marketing digital treinados e com cursos que o capacitem, não há como realizar essas tarefas tão essenciais para uma companhia crescer. 

 

Ou seja, se você estudar essas habilidades a fundo, poderá começar, até mesmo, um negócio online sozinho, se desejar. Com os estudos, há também a possibilidade de se tornar um consultor de marketing digital e começar um negócio freelancer. 

 

Como você pode perceber, há muitas oportunidades, que vão desde vendas de motor para porta automática a diversos outros campos especializados. Basta saber usar ferramentas para alavancar o negócio. 

 

Dessa forma, para as pessoas que desejam se tornar empreendedoras, aprender esse assunto é fundamental, bem como aumenta as chances de se tornar uma referência conhecida no mercado – que é tão disputado. 

 

Você seria capaz de reduzir os custos de promoção do seu negócio de ponto de ancoragem nr 35, por exemplo, atingindo o público certo e medindo melhor o seu desempenho.

 

Além disso, ao estudar formas online de marketing, você precisará apenas praticar as técnicas essenciais de marketing online e criar um portfólio.

 

Você não precisa obter outro diploma ou fazer faculdade para começar uma carreira nessa área, por exemplo. É necessário apenas que você mostre a sua capacidade e técnicas de marketing digital aprendidas nos cursos, aulas, workshops e leituras.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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