28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como incentivar a fisioterapia na Terceira Idade mesmo nos dias mais frios do ano?

Compartilhe essa notícia!

Fisioterapeuta alerta a importância de respeitar a rotina do paciente idoso durante o atendimento

Receber a indicação para iniciar um programa de fisioterapia, em muitos casos, não é uma notícia bem recebida. Isso  acontece porque a fisioterapia é vista como um exercício muitas vezes “forçado” para melhorar determinada funcionalidade de vida diária independentemente da idade e, no caso dos idosos, a situação é mais crítica pois há a limitação da velocidade e da locomoção. Nos dias mais frios, como estamos passando neste ano, as dificuldades enfrentadas pelo fisioterapeuta são maiores, pois eles têm diante de si a resistência do paciente idoso, o que pode levar à perder toda funcionalidade adquirida no processo de fisioterapia.

 

O sucesso do processo vai depender diretamente de como o fisioterapeuta conduz essa situação, sem deixar de respeitar a rotina do paciente idoso. Dra Carla Gutschov, fisioterapeuta especializada em gerontologia faz questão de explicar “ Todo exercício é difícil de ser iniciado, pois é necessário gastar energia. É recomendado que o atendimento em períodos mais frios seja confortável para o idoso. Um exemplo prático seria iniciar com exercícios respiratórios, sem tirá-lo em um primeiro momento da posição em que se encontra, pois aos poucos ele mesmo vai sentir seu corpo mais aquecido e com isso a necessidade de se movimentar”.

 

A família também é peça fundamental no processo da fisioterapia como um todo, antes, durante e depois, podendo contribuir para que o ambiente domiciliar esteja aquecido e livre de objetos que contribuem para quedas, como por exemplo tapetes, mesinhas de centro e coisas miúdas pelo caminho além do famoso cobertor que é colocado sobre o idoso.

“ É essencial que o fisioterapeuta se coloque no lugar do paciente e explique para a família que é possível encontrar movimentos dentro de hábitos já praticados que contribuem para que o idoso se movimente, pois o importante é se movimentar” finaliza a fisioterapeuta.

 

Carla Gutschov:

Carla é formada em fisioterapia com especialização em gerontologia. Atualmente faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Paula, além de realizar atendimentos domiciliares e em Instituições de Longa Permanência. Carla também é fundadora da página Equipe Balance onde oferece conteúdos diários sobre o universo da Terceira Idade. Equipe Balance: @equipebalance

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!