Como gerar valor aos negócios a partir de um enfoque mais estratégico


Professor da IBE-FGV lança livro com dicas úteis em tempos de crise

 

Os noticiários têm mostrado os números da crise registrados pelas empresas no seu dia-dia, com a redução da produção, queda nas vendas e aumento do número de demissões. Este cenário tem causado apreensão nos profissionais de vários níveis hierárquicos quanto ao futuro dos seus negócios. Neste momento, torna-se necessário buscar alternativas para compensar o efeito econômico de maneira criativa e sustentável, na tentativa de reduzir o risco e aumentar a competitividade.

 

O Livro Gestão estratégica de estoques e Planejamento avançado de demanda – Um enfoque estratégico para a geração de valor, lançado pela Editora MundoLogística, de autoria do Professor da IBE-FGV Paulo Roberto dos Santos Tavares, traz uma abordagem gerencial  de forma didática sobre como gerar valor ao negócio a partir da aplicação de ferramentas de planejamento de demanda e planejamento de vendas e operações (S&OP) de forma a trazer informações relevantes para o processo de tomada de decisão no negócio, alinhamento das estratégias de vendas com a cadeia de suprimentos e as fábricas.

 

Projetos de otimização do fornecimento, melhoria de disponibilidade de produtos e consequente redução de custos logísticos de operação são abordados de forma prática, baseados nos exemplos vividos pelo professor. A sequência dos capítulos traz diversos conceitos ao leitor desde gestão de estoques até o planejamento avançado de demanda, construindo uma linha de raciocínio voltada para a contribuição do profissional para o negócio de uma forma ainda inédita dentre as bibliografias hoje disponíveis no mercado brasileiro.

 

O profissional aprende neste livro a desenvolver uma visão sistêmica de todo o processo e a abastecer a organização com o bem mais precioso em um momento crítico: informação. Este será o diferencial que garantirá a sobrevivência nestes tempos de crise.

 

 

Sinopse: O gerenciamento de estoques e o planejamento de demanda, de maneira estratégica, exige do gestor grande capacidade analítica e flexibilidade para o alinhamento de suas políticas e estratégias ao negócio da empresa, avaliando a qualidade do seu planejamento e buscando a constante melhoria do nível de serviço, o aumento da velocidade do atendimento do cliente e a redução do custo da operação. Nesse contexto, o livro busca mostrar e explorar as ferramentas disponíveis para aumentar a qualidade desse gerenciamento, baseado em ideias de autores renomados da área de logística, combinando-as com ferramentas estatísticas de uso geral, por meio de métodos adaptados pelo autor e aplicados em empresas de produção metalúrgica e bens de consumo, no Estado de São Paulo, nos últimos anos. Dispor das corretas ferramentas para a gestão do estoque e o dimensionamento correto da demanda são imprescindíveis na obtenção de resultados competitivos dos negócios e adicionam grande valor à cadeia logística complexa das empresas brasileiras.

Comentários

Notícias relacionadas