Saúde

Como evitar e tratar os dentes amarelados? Ele incomoda e é, para muitos, uma necessidade psíquica

“Apesar dos dentes amarelos serem um problema puramente estético, ele incomoda e é, para muitos, uma necessidade psíquica”, ressalta especialista

 

Um sorriso bonito para muitas pessoas é o seu cartão de visita.  Quando o assunto é aparência, os dentes na maioria das vezes são os mais notados. Nos consultórios odontológicos uma das queixas mais frequentes é em relação aos dentes amarelos. Suas causas variam entre: alimentação, tabagismo, trauma dentário, má higiene, medicação ingerida durante a infância e até mesmo a genética. Os cuidados para evitar o amarelamento vão além da preocupação com a saúde bucal, pois na maioria das vezes, requerem mudança de hábitos. Entretanto, o que não falta atualmente, são as diversas formas para reverter o quadro e deixar os dentes branquinhos.

“Apesar dos dentes amarelos serem um problema puramente estético, ele incomoda e é, para muitos, uma necessidade psíquica”, conta Paulo Coelho Andrade, especialista em implantodontia e odontologia estética. De acordo com o profissional, alimentos com pigmentação forte como café, suco de uva, vinho tinto, refrigerantes, beterraba, chocolate, entre outros, conseguem penetrar nos poros dos dentes, onde ficam alojados ao longo do tempo, escurecendo-os.

Para amenizar o processo, Paulo Coelho Andrade, afirma que não é necessário restringir a alimentação, apenas realizar a escovação dental após as refeições. “Se não puder escovar, um bochecho com água ajuda a retirar os excessos de pigmentos assentados nos dentes”.

Paulo diz que é preciso tomar cuidado, também, na escolha do creme dental, pois alguns são muito abrasivos, agindo diretamente no esmalte do dente, desgastando-o e tornando-o suscetível, não só ao escurecimento, mas a outros problemas. “Cremes dentais que possuem ação branqueadora são muito abrasivos e, se utilizados da forma errada, podem causar efeito contrário. Por isso, caso a pessoa deseje clarear os dentes, o ideal é realizar um clareamento dentário com acompanhamento profissional. Além de ser totalmente seguro, ele poderá fazer as recomendações necessárias para cada caso”, explica.

De acordo com o profissional, uma das grandes vilãs contra os dentes brancos é a genética. Ela influencia na cor original e até nos resultados de clareamentos dentais. Muitas pessoas já possuem uma pigmentação naturalmente escura nos dentes. “Em alguns casos, dependendo da tonalidade da dentição, somente o clareamento não consegue alcançar um dente muito branco, pois a estrutura do mesmo não permite isso”, esclarece Paulo Coelho Andrade.

A técnica de utilização de facetas, uma espécie de ‘capa’ ou ‘lente de contato’ que fica sobre os dentes, é indicada para estes casos, pois garante um resultado satisfatório na cor exata que a pessoa escolheu. “O paciente pode optar até por cores extra claras. Os tratamentos de clareamento a laser nem sempre conseguem atingir o tom almejado pelos pacientes”, finaliza.

 

Dr. Paulo Coelho Andrade

Mestre em Implantodontia pelo Centro de Pesquisas Odontológicas de Campinas e especialista em Implantodontia pela Associação Brasileira de Odontologia, ambos os títulos reconhecidos pelos Conselhos Estadual e Federal de Odontologia, já realizou mais de 50.000 implantes e facetas em 28 anos de implantodontia. Autor de vários artigos científicos, publicados dentro e fora do país, também é pós-graduado em Fixação Zigomática, Periodontia, Cirurgias Avançadas, Sedação e Odontologia Estética na Alemanha.

Comentários
Redação
Criado e desenvolvido por Dennis Moraes, o site SB24horas surgiu em 08 de janeiro de 2013. Após um tempo na cobertura de eventos, criou o portal com o objetivo de levar a informação regional ao mundo, através da web. Atualmente o portal ultrapassou a marca de 350 mil visualizações mensais. Nossa Visão Ser reconhecida pelo maior número de pessoas e se tornar referência entre os meios de comunicação da Região Metropolitana de Campinas, com o pioneirismo da TVWeb. Nossos Valores Compromisso com a verdade; Apuração dos fatos; Compromisso com a qualidade; Transparência, integridade e idoneidade; Comportamento ético; Responsabilidade com o público;
https://sb24horas.com.br