Quer otimizar o espaço da sua cozinha pequena, mas não sabe por onde começar? Confira algumas dicas para fazer a diferença.
A cozinha é um espaço especial da casa e é considerada o coração do lar. Grande parte do tempo da família é passado na cozinha, além disso, é o ambiente ideal para receber pessoas queridas.
Mesmo que sua cozinha seja pequena, é possível otimizar o espaço para que ela fique bonita, aconchegante e funcional, pois de nada adianta ter uma área esteticamente agradável, mas sem praticidade.
Quando falamos em otimizar o ambiente da cozinha, todos os detalhes são importantes, como o bom uso do espaço, a utilização de móveis multiúso, alguns eletrodomésticos multifuncionais, a verticalização e outros ajustes. Continue lendo para se inspirar e tornar sua cozinha pequena em um espaço funcional e organizado.
Como trazer mais funcionalidade para a sua cozinha?
Os conceitos de cozinha pequena, funcionalidade e organização podem ser opostos inicialmente. Afinal de contas, é difícil deixar um espaço pequeno arrumado de forma que os moradores possam se sentir à vontade e terem praticidade para preparar suas refeições.
Mas é perfeitamente possível organizar sua cozinha para que ela se torne um espaço prático e aconchegante. É preciso estar atento aos detalhes e procurar colocar em prática as dicas que se aplicam à sua realidade.
Invista em uma cozinha planejada
Se puder, invista em uma cozinha planejada. Dessa forma, você poderá aproveitar melhor cada espaço característico do ambiente. Para tanto, procure um design que combine melhor com a geometria do espaço e com as preferências da família.
Ao preferir armários planejados, você escolhe os modelos e as suas características, como tamanho, cores, formato, divisões internas e detalhes relacionados ao espaço. Isso garante que o espaço seja aproveitado de forma inteligente e com o estilo da família.
Faça a distribuição dos volumes
Avalie a disposição dos itens, como eletrodomésticos e pequenos acessórios, no ambiente, como fruteira, eletrodomésticos, lixeira, filtro e outros. Isso vai evitar que você deixe elementos soltos no meio do caminho, o que atrapalha o fluxo na cozinha.
Comece organizando os itens maiores para que não fiquem próximos às aberturas, como as janelas, por exemplo. Ainda, evite colocar a geladeira perto de janelas e portas para não atrapalhar a ventilação e circulação. Por isso, os móveis planejados são a melhor opção, já que disponibilizam um espaço específico para cada eletrodoméstico.
Categorize os itens
Classifique os itens da sua cozinha para evitar o esforço mental de lembrar onde está cada artigo importante. Para isso, procure armazenar os itens de uma mesma categoria em um local.
Por exemplo, agrupe panelas, potes, pratos e colheres em um lugar específico para cada um. Você pode ter uma prateleira especial para as panelas e frigideiras, e um local do armário destinado aos pratos e outro para os potes.
Em relação aos itens pequenos, como pegadores, medidores, tampas e outros que têm a tendência de se perder no armário, procure armazenar em caixinhas ou recipientes plásticos antes de guardá-los.
Busque eletrodomésticos funcionais
Os eletrodomésticos funcionais priorizam a eficiência, praticidade e economia de espaço, ideal para a rotina de uma cozinha reduzida. Isso porque várias funcionalidades são agrupadas em um único aparelho, possibilitando que diferentes tarefas sejam feitas sem precisar de várias peças.
Dessa forma, em vez de ter vários aparelhos ocupando sua cozinha, um eletrodoméstico poderá desempenhar diferentes funções. Assim, em um ambiente prático e funcional, você terá mais espaço para se movimentar.
Use e abuse das paredes
Aproveite da melhor forma o espaço das paredes para instalar nichos, prateleiras e ganchos. Essas são ótimas alternativas para distribuir melhor os artigos da cozinha, dando função a um espaço que pode ficar esquecido.
Você poderá optar por prateleiras de vidro ou de madeira, para manter o ambiente arejado. Outra opção inovadora é usar uma prateleira de canto para aproveitar os espaços esquecidos da cozinha.
Nas prateleiras de canto, armazene temperos e pequenos eletrodomésticos. Para as prateleiras nos espaços mais altos, prefira os itens que não são usados com tanta frequência, como a batedeira, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
6 curiosidades sobre o presídio de Tremembé
Diogo Portugal lança primeiro livro com textos originais de stand-up comedy
Adriana Colloca fala ao SB24Horas sobre os desafios e o futuro do setor de vendas diretas no Brasil