ter. jan 28th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como entrar no mundo da tecnologia com lojas virtuais

Aprenda nesse guia 5 passos infalíveis de como montar um e-commerce e expandir os seus negócios!

Que as lojas virtuais são um sucesso e tendência no mundo todos já sabemos, mas que essas já estão revolucionando o comércio você sabia?

É exatamente isso! As vendas online são responsáveis atualmente pelo maior volume de compras realizadas pelos brasileiros, onde segundo dados da NZN intelligence cerca de 75% do público consumidor brasileiro prefere comprar pela internet.

O que isso quer nos dizer? Basicamente que a loja virtual é uma necessidade de mercado eminente e precisamos nos adaptar à essa nova realidade.

Por isso, todos os dias milhares de comércios físicos migram para o mundo digital, na tentativa de alçar novos voos e perspectivas para seus negócios.

Entretanto, como nem tudo na vida é perfeito e pleno, nessa jornada rumo ao e-commerce muitos obstáculos e desafios são lançados a esses empreendedores, já que a internet é um mar de infinitas oportunidades e recursos, não é mesmo?

Mas, fique tranquilo, pois a partir de hoje você se tornará um expert quando o assunto for as lojas virtuais!

A seguir iremos lhe mostrar como migrar o seu negócio para a internet, aproveitando das melhores estratégias e tecnologias disponíveis no setor do e-commerce. Aproveite e tire valiosas lições para começar com o pé direito!

 

 

  1. ESTEJA PREPARADO PARA AS LOJAS VIRTUAIS

De nada adiantará você pensar em como montar uma loja virtual se a sua real intenção não é essa, ou seja, nada de seguir o fluxo do mercado sem ter interesse ou por mera “obrigação”.

Além disso, é crucial que você esteja preparado com relação ao uso da tecnologia, pois caso contrário poderá prejudicar a sua marca e no universo online a reputação é praticamente a alma do negócio!

Então, entenda tudo sobre e-commerce, ou seja, quais são os investimentos necessários, que tipo de parceria você pode procurar, se há a necessidade de novos fornecedores, atendimento das necessidades do seu público, o que a concorrência oferece, quais os recursos e inovações, enfim.

 

  1. TENHA UMA LOJA VIRTUAL FUNCIONAL

Antes de pensar sobre como montar loja virtual, é essencial procurar a melhor plataforma e-commerce para se unir.

Nesse sentido, algumas recomendações são super bem-vindas e a principal é a funcionalidade.

Mas, você deve estar pensando o porquê disso, não é mesmo? Bom, a grande maioria dos consumidores que compram pela internet fazem isso através de smartphones, seja para acessar o próprio site ou via aplicativos.

Por isso é preciso ter uma loja funcional, já que a dinâmica de interação é totalmente diferente quando comparada à do uso do computador.

Então, procure montar um e-commerce que disponha de uma ótima experiência ao seu cliente, como:

  • Plataforma que ofereça agilidade e fácil navegação (nada de site lento)
  • Conteúdo visual atrativo (nada de imagens pequenas, chamadas para ação imperceptíveis ou pouco contraste entre cor do fundo e as letras dos anúncios)
  • Interação (chat de atendimento automatizado, carrinho de compras, opção de salvar o que gostou, enfim).

É importantíssimo que você entenda que se o cliente não tiver fácil acesso e rapidez ele não irá comprar com você e provavelmente não retornará mais ao site da sua loja virtual.

 

 

 

  1. TENHA COMPETITIVIDADE DE MERCADO

Se você ainda não percebeu, o mercado de vendas pela internet é totalmente diferente da compra presencial.

Um dos maiores desafios nesse sentido é agradar e persuadir o cliente, uma vez que no comércio físico o vendedor interage pessoalmente, explica detalhadamente e usa de estratégias para criar um elo de confiança.

Porém, nas lojas virtuais não há esse contato direto e assim é preciso pensar em outros meios para gerar credibilidade à sua marca.

Sendo assim, uma das melhores dicas é: Tenha obsessão pela logística! O que isso significa? Simplesmente quer dizer que você deve procurar alternativas para suprir as expectativas do seu cliente em potencial.

Para isso, basicamente deve-se apostar em preço e prazo, ou seja, tempo de espera menor ao da loja física e com preço interessante (mais barato, com desconto), tudo isso aliado à qualidade, sempre.

 

  1. OFEREÇA MULTICANAIS EM SEU E-COMMERCE

O comércio pela web precisa suprir todas as necessidades do cliente, com relação a atendimento, segurança e qualidade.

Assim, uma das melhores dicas é apostar em multicanais, isto é:

  • Manter a sua marca ativa nas redes sociais (especialmente Facebook, Instagram e WhatsApp)
  • Nutrir seus clientes com informações úteis através de blog
  • Prestar atendimento e lançar ofertas exclusivas por meio de campanhas de e-mail marketing
  • Manter um número de telefone de contato ativo, tipo um SAC.

Todas essas estratégias ajudarão a facilitar o atendimento ao seu cliente, que consequentemente terá uma melhor experiência em sua loja online e se sentirá mais à vontade e seguro para comprar, retornar e indicar o seu negócio!

 

  1. TENHA UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E BEM TREINADA

No mundo das lojas virtuais, seu sucesso de vendas será dado graças a divulgação do seu negócio, mas contar com colaboradores especializados no que fazem é de grande relevância.

Por isso, para começar suas vendas pela internet, uma das melhores dicas é quanto a equipe de profissionais a escolher.

É crucial que você tenha uma equipe preparada e bem treinada para atender as demandas do seu público-alvo, seja para cuidar do marketing digital, das funções da tecnologia da informação, do design da sua loja, enfim.

Além disso, é muito importante que todos da equipe trabalhem em conjunto, interagindo e trocando ideias e conhecimentos, a fim de alcançar os melhores resultados para o seu e-commerce.

Portanto, esses são os 5 pilares essenciais de como montar uma loja virtual, especialmente para quem deseja migrar seu negócio físico para o mundo digital.

Ademais, invista em otimização de site, anúncios criativos, campanhas relevantes e muita comunicação e recursos tecnológicos para facilitar o momento da decisão da compra.

Agora, é só aproveitar das dicas mencionadas e ver como elas podem ser úteis ao seu negócio, pois a internet já é uma revolução necessária e promissora no comércio!

Comentários