26 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como entender e preparar-se para o futuro do marketing digital sem cookies!

Compartilhe essa notícia!

A importância da proteção de dados pessoais no mundo digital, assim como a função dos cookies

 

Com uma infinidade de dados e informações, o mundo digital está muito preocupado com o fim dos cookies, já que, no próximo mês de maio, vigorará a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), para proteger a liberdade e a privacidade de dados pessoais de todo cidadão; dessa forma, empresas e órgãos públicos modificam suas estratégias para coletar, armazenar e obter a permissão para usar os dados das pessoas. No mundo da internet, os usuários navegam e nem imaginam que, ao acessar uma página ou um link, já deixam registrado muitas das suas informações, portanto o impacto é muito grande, principalmente para o marketing digital.

Afinal, o que são cookies? Um substantivo em inglês que significa biscoito pode ser a resposta, porém essa gíria no mundo da publicidade digital denota o perfil de um determinado usuário ou ainda suas características, como endereço, login e senhas, sem contar o seu idioma preferido, dados cadastrais, apenas omitem as informações bancárias. Com isso, os administradores de sites conseguem administrar exatamente o que interessa pelo internauta, inclusive a repetição de informação e anúncios indesejados, tanto é que, ao direcionar uma propaganda de um produto pesquisado anteriormente, a possibilidade de concretizar uma venda é maior.

Falar de um futuro sem cookies é uma inverdade, pois a web consegue construir cookies e big data de maneira segura e transparente; o foco está nos chamados cookies de terceiros, portanto é preciso realizar uma reformulação na internet e no marketing digital, para que possam atingir seus objetivos. O Google, por exemplo, utiliza cookies dos usuários para cada vez mais personalizar e otimizar a busca, com foco no que mais acessam, tanto é que resolveram aderir ao movimento futuro sem cookie, no seu navegador Chrome. Os anunciantes serão impactados com essa mudança, em razão da diminuição de dados de usuários, justamente aqueles que terão mais segurança e navegam com maior tranquilidade.

O ambiente digital oferece muitas vantagens para todos os tipos de empresa, que podem demonstrar o seu produto e aproximar o cliente cada vez mais do seu negócio, de forma dinâmica e com qualidade; assim, o marketing digital tem uma atenção especial, tanto para seu cliente, quanto para o consumidor, tanto é que publicidade sobre renda fixa tem proporcionado para os agentes bancários uma maior procura, tanto para que os investidores entendam o sistema, como o próprio investimento.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!