Comprar a mobília de casa não significa se endividar; veja como adquirir seus móveis e economizar
Quem quer mobiliar a casa sabe como o investimento costuma ser alto. Portanto, encontrar móveis bons e baratos é uma mão na roda para economizar. Mas como fazer essas compras de maneira efetiva, sem descobrir depois que o barato saiu caro?
Se você quer trocar a mobília, mas sem se endividar, veio ao lugar certo. A seguir, veja dicas de como economizar na compra de móveis.
Estabeleça um orçamento
O primeiro passo para fazer uma compra de móveis eficaz é determinando o quanto você pode gastar com eles. Isso evita que você invista em um sofá caro, mas que não sobre nada para a estante ou o fogão.
Como uma residência exige muitos móveis, é difícil juntar uma grande quantidade para comprar de uma vez. Por isso, faça as contas e descubra o quanto você pode economizar por mês para investir neles. Se possível, corte alguns serviços supérfluos, que não vão fazer tanta falta no seu dia a dia.
Compre em etapas
Comece fazendo uma lista de tudo o que precisa. Em vez de comprar todos os móveis de uma vez, divida os itens entre essenciais (aquilo é de extrema importância para deixar a casa habitável, como a cama) e secundários. Comece comprando os essenciais e, depois, quando sobrar dinheiro, você investe nos secundários.
O bacana de fazer esse exercício é que você acaba exercitando o “desapego” (mesmo que seja de móveis que ainda não tenha!).
Planeje o espaço
Outro fator importante, mas muitas vezes ignorado, é medir o espaço para saber se o móvel é compatível. Por exemplo: de nada adianta comprar um sofá enorme na promoção se a sua sala for muito pequena. Ele pode até caber, mas vai atrapalhar a circulação no local.
Além da largura da parede, meça também a altura entre o chão e a janela. Sempre deixe um espaço sobrando para que não fique muito apertado.
Use comparadores de preço
Por mais que o preço de uma loja esteja ótimo, não faça a compra logo de primeira. Um mesmo móvel pode estar disponível em diversos preços. Embora seja cansativo sair olhando de loja em loja, sites que comparam preços adiantam esse trabalho e ainda mostram se o preço está contando com frete ou não.
Outro aspecto positivo ao olhar os sites é que eles já contam com as especificações dos móveis, como altura, largura, comprimento, material e complementos.
Prefira compras online
Olhar os móveis pessoalmente é ótimo, mas favorece as compras por impulso. Além disso, é muito mais cansativo sair visitando diversas lojas físicas para escolher o melhor preço — outro fator que acaba levando à compra mais conveniente (que, muitas vezes, é a mais cara). As compras online trazem diversos benefícios:
- analisar as especificações de todos os móveis, como material e tamanho;
- observar preços de diversas lojas diferentes de uma vez só;
- cupons de desconto na primeira ou segunda compra;
- desconto adicional à vista (dependendo da loja);
- escolher o frete mais conveniente;
- diversas formas de pagamento.
Use cupons de desconto
Um móvel com preço promocional pode sair ainda mais em conta. Antes de efetuar a compra na loja, visite um site de cupons de desconto e veja se não há algum disponível para ela. Como o móvel tem um preço mais elevado, até um desconto de 5% ou de frete grátis vai fazer toda a diferença no seu orçamento.
Opte por móveis multifuncionais
Em vez de optar por um sofá e uma cama, por que não escolher um móvel dois-em-um? Um sofá-cama economiza espaço, sai mais em conta do que adquirir os dois e, de quebra, ainda é ótimo para aquelas noites em que você só quer ver um filme antes de dormir.
Outros móveis multifuncionais são a cama-armário (com gavetas embaixo do colchão), a mesa dobrável, a estante como mesa e o kit de cozinha embutido.
Saiba as melhores épocas para comprar
Acredita que até para comprar móveis há épocas com preços mais favoráveis? No começo do ano, após o Natal e o Ano Novo, as lojas costumam fazer queima de estoque. Quem deseja trocar a mobília antes dessa época deve se preparar para a Black Friday, que também traz muitos preços competitivos.