6 de novembro de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como economizar na compra de material para a volta às aulas?

Compartilhe essa notícia!

Dicas para controlar os gastos de começo de ano e garantir todos os itens da lista escolar

As férias escolares estão chegando ao fim, o que significa que a compra dos novos materiais escolares já deve ser providenciada para o próximo ano letivo que se inicia. Os pais e responsáveis de todo o Brasil começam a se preparar para fazer essa compra, que costuma ser completa: desde lápis e borracha até livros escolares, cadernos, agendas e uniformes.

É sabido que o material costuma ter um custo mais alto e comprometer a renda do começo de ano, juntamente dos impostos de carro, casa e renovações de seguros. Por isso, muitos pais e responsáveis procuram meios de economizar para comprar os materiais – e aqui vão algumas dicas para fazer essa economia!

 

Como economizar na compra de material escolar

A grande primeira dica para quem quer economizar é saber, de fato, quais são os materiais que a escola pode ou não solicitar. Um exemplo são escolas que pedem para que os pais comprem produtos de uso coletivo, como copos e talheres descartáveis.

Às escolas também é proibido exigir que os responsáveis comprem materiais da própria escola, pois pode ser configurado como venda casada.

Com esses pontos em mente, agora é partir para as dicas de economia. Confira a seguir!

 

Confira o que você já tem em casa

Se, ao analisar a lista de materiais, você identificou itens que sobraram do ano passado ou itens que você já tem em casa, já pode cortar estes itens da lista de compras. Isso estimula o consumo consciente dos produtos escolares e dá a oportunidade de os filhos entenderem sobre o valor desses materiais.

 

Estipule um valor limite para as compras

É muito importante ter em mente qual é realmente o seu limite de gastos para as compras. Mais vale comprar materiais de segunda linha e fazer com que seu filho tenha todos os materiais que precisa em mãos, sem comprometer o seu bolso, do que se endividar.

Por isso, vale organizar seus gastos para controlar e equilibrar as contas de começo de ano.

 

Sempre pesquise os preços

Vale muito a pena comparar os preços nas mais diferentes lojas e considerar duas formas de pagamento: à vista ou parcelado. Algumas lojas fazem um bom desconto para as compras à vista, e outras preferem parcelar em mais vezes. Vai de acordo com o seu limite de gastos estipulado.

 

Evite comprar tudo de uma vez

Nem sempre comprar tudo de uma vez pode ser uma boa ideia, principalmente no começo do período letivo. Alguns itens podem ser comprados posteriormente, no momento em que será usado, e isso pode te ajudar a economizar bastante com os materiais escolares.

Organize uma lista de prioridades de itens e vá comprando de acordo com a necessidade.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!