28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como diminuir o uso de itens descartáveis na sua empresa?

Compartilhe essa notícia!

Veja cinco dicas simples para começar a construir um negócio mais ecológico e sustentável

 

A busca para ser uma empresa mais sustentável não é (ou não deveria ser) uma luta apenas das grandes marcas. Isso porque a sustentabilidade é um assunto cada vez mais em voga nos últimos tempos, e os clientes de diferentes nichos já se preocupam com a procedência dos produtos e, também, com como as empresas das quais consomem estão agindo nesse sentido.

 

A partir disso, pensar em produtos e soluções para empresas baseados na sustentabilidade passa por diversos pontos, inclusive pelo mais básico: a redução do uso de descartáveis e de lixo no dia a dia da empresa.

 

Por isso, se quer um negócio cada vez mais “amigo do meio ambiente” (por você e pelos clientes), confira cinco dicas para colocar em prática hoje mesmo!

5 dicas para reduzir o lixo e consumo de descartáveis de sua empresa

Conseguir reduzir o descarte da empresa é um desafio para marcas de todos os portes. Isso porque é algo que precisa ser incentivado diariamente e ir ao encontro dos valores da empresa e também de seus funcionários. Confira algumas dicas simples para começar a trilhar o caminho para um negócio mais sustentável.

1.   Incentive o uso do copo reutilizável

Pode parecer pouco, mas o copo do cafezinho ou da água pode gerar um grande descarte de plástico e isopor no mundo, que demoram mais de 100 anos para se decompor completamente. Imagine só se todos os funcionários utilizarem ao menos um por dia… no final do mês, são centenas, senão milhares, de copos jogados fora.

 

Por isso, uma das medidas mais simples para começar a reduzir o lixo da empresa é incentivar o uso de copos e canecas reutilizáveis e individuais. Além disso, também é interessante diminuir a oferta de opções descartáveis e criar programas de incentivo (brindes, sorteios, prêmios, etc.) para que os colaboradores assumam esse comportamento.

2.   Use toalhinhas de pano

O descarte de guardanapos também tende a ser alto nas empresas. Apesar de se decomporem muito mais rápido do que o plástico (em cerca de 3 meses), a produção das toalhas de papel demanda muita água (que depois é descartada poluída) e uso de ativos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.

 

Por isso, incentive que os funcionários utilizem toalhas de pano individuais sempre que possível, diminuindo o uso das opções de papel. Nesse caso, vale lembrar que é preciso manter também os cuidados com a higiene. Por isso, não são todos os locais que as toalhas de pano são a melhor opção. Estude e veja em que momento elas serão mais úteis.

3. Digitalize os processos e imprima apenas o necessário

A tecnologia e a internet estão aí para facilitar processos e, claro, diminuir o uso do papel. Se sua empresa ainda não fez isso, repense os processos e invista em torná-los cada vez mais digitais. Isso melhora o trabalho de seus colaboradores, torna toda a produção mais rápida e, claro, diminui a necessidade de impressão e uso de papel.

 

O investimento em digitalização é algo a ser visto a longo prazo, uma vez que é preciso repensá-los, estruturá-los e, depois, ainda capacitar os colaboradores a fim de eles não sentirem a necessidade do uso do papel no dia a dia.

4. Repense a compra de produtos com embalagens plásticas ou com dificuldade em reutilização

Se a empresa produz algum item, prestar atenção na matéria-prima e em todos os outros componentes dessa fabricação é primordial, principalmente para diminuir o descarte. Mas isso vale para todas as empresas, uma vez que escolher opções mais sustentáveis contribuem em todo o processo como um todo.

 

Por isso, ao escolher produtos para sua empresa, opte pelos que podem ser reutilizados mais vezes, que não exijam descarte tão frequente e que possuam partes menos poluentes ou que se decomponham mais rápido. Ou seja, escolha a melhor opção possível dentro da realidade do negócio.

5. Capacite os funcionários e incentive ações de conscientização

A última dica também é a mais importante: capacitar e incentivar os funcionários é imprescindível para que todas as ações citadas acima tenham êxito. Isso porque são os colaboradores que fazem a empresa e vivem na rotina dela. Sem o engajamento deles, fica muito mais difícil manter as metas de sustentabilidade.

 

Por isso, capacite-os para trabalharem de maneira mais digital, melhores processos e conte com a ajuda deles para isso. Incentive por meio de ações e programas que mudem hábitos, pouco a pouco, a fim de conquistarem um objetivo em comum de produzir menos lixo e valorize isso.

 

Além disso, encontre colaboradores com valores semelhantes aos da sua empresa. Assim, fica mais fácil conquistar um negócios mais ecológico e sustentável.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!