Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Como desenvolver uma carreira de sucesso na área da tecnologia

Diferentes tipos de profissões, voltadas à área da tecnologia, tem ganhado grande importância e valor no mercado como um todo.

Isso porque, o futuro está na tecnologia e nas mais diversas possibilidades que ela oferece. 

Além disso, a maior parte das melhorias que são vistas hoje, em diferentes campos, só são possíveis graças aos avanços tecnológicos e ao desenvolvimento de técnicas e/ou procedimentos inovadores.

E isso pode ser visto tanto na criação de um totem senhas, que já faz parte da grande maioria das recepções de empresas, como também na montagem de uma sala de servidores que comporta todo o funcionamento tecnológico de um escritório.

Por isso, investir em uma carreira na área da tecnologia é sinônimo de sucesso e de um futuro bastante promissor.

Porém, como não podia deixar de ser, é preciso se especializar dentro desse segmento, alcançando maior qualificação. Outro ponto é estar sempre disposto a absorver novos conteúdos, pois essa é uma área que está em desenvolvimento constante.

Em quais áreas é possível atuar como um profissional de tecnologia?

A formação em tecnologia abrange diferentes tipos de setores, o que torna a área de atuação bastante ampla.

É possível obter formação nos mais variados setores, estes que sempre estão em busca de um profissional qualificado que possa atender a sua demanda e aprimorar cada vez mais os elementos que compõem o funcionamento de uma empresa.

Algumas dessas áreas são:

  • Sistemas de informação;
  • Segurança da informação;
  • Programação e gestão de tecnologia;
  • Internet das Coisas;
  • Banco de dados;
  • Engenharia da computação;
  • Desenvolvimento de jogos e aplicativos, etc.

Essas são apenas algumas das opções encontradas hoje no mercado. Por isso, um profissional de tecnologia pode atuar no segmento que mais lhe cause satisfação, o que é parte fundamental da escolha.

Mas é preciso lembrar que a formação de um profissional envolve o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem de novas competências, que fazem com que sua mão de obra ganhe cada vez mais valor e qualificação.

Como ter sucesso na área de tecnologia?

Assim como em outras áreas de atuação, a de tecnologia exige alguns pontos essenciais para atingir o sucesso no desempenho da profissão.

Para isso, é preciso:

  • Escolher a área de atuação;
  • Investir em formação;
  • Aprimorar a capacitação;
  • Cursar estágios;
  • Desenvolver competências;
  • Fortalecer a rede de contatos.

Como já mencionado, estar em constante processo de aprendizado é essencial na área de tecnologia. Afinal, isso determina diretamente a capacidade do profissional em desenvolver novos projetos, independentemente do segmento em que ele atue.

Isso pode ser visto facilmente no desenvolvimento de um novo projeto de segurança contra incêndio, que visa aumentar a proteção das pessoas em locais de acesso público.

A tecnologia pode oferecer opções, como a criação de mecanismos para apagar o fogo rapidamente, ou a conexão com a central do corpo de bombeiros, ou de dispositivos especiais que emitam avisos para alertar as pessoas. 

Desse modo, fica mais fácil entender a importância que um profissional de tecnologia possui no desempenho da sua função, tornando a rotina e a vida das pessoas mais fáceis e seguras.

Formação: o início de uma carreira de sucesso

Apesar de muitas pessoas subestimarem a relevância que a graduação pode representar em qualquer tipo de profissão, ela é a chave que dá início ao processo de um aprendizado específico, de acordo com a área escolhida por uma pessoa.

Afinal, o que vai tornar um engenheiro civil apto para realizar uma terraplanagem de terreno é o conhecimento que ele vem adquirindo em toda a sua formação superior.

Nesse sentido, a escolha pela graduação vai direcionar o profissional para que ele obtenha cada vez mais conhecimento sobre o seu segmento de atuação, sendo essa uma etapa essencial para se tornar uma autoridade no setor.

Além disso, ao cursar uma faculdade, o futuro profissional vai ganhando mais clareza de qual caminho ele deve cursar, de acordo com sua opção e identificação pessoal, para então decidir em qual área específica da tecnologia ele deve seguir.

Quanto maior é a capacitação, melhor é o trabalho

Escolher outros cursos complementares é essencial para desenvolver uma carreira de sucesso em tecnologia.

Isso porque, os profissionais dessa área precisam estar em constante processo de aprendizagem, pois, justamente, esse é um segmento que não para de desbravar novos horizontes.

A cada dia, surge um novo parâmetro que pode mudar o desenvolvimento de novos produtos/serviços, além de influenciar diretamente na produção deles.

Um exemplo disso pode ser o desenvolvimento de um equipamento específico para realizar a manutenção preventiva geradores diesel. Muitas vezes, a criação de um dispositivo que capta um determinado problema no sistema do gerador pode promover melhores maneiras de realizar a manutenção.

E isso pode ser determinante para uma empresa que atua nessa área.

Por isso, é de extrema importância investir em capacitação. E isso inclui, também, o aprendizado da língua inglesa.

Afinal, muitos materiais de grande relevância envolvidos no segmento são produzidos em inglês.

Estágios: etapa importante do processo de formação

Uma maneira de colocar em prática todo o aprendizado adquirido é por meio de estágios na área.

Justamente porque esse é o momento de colocar em prática grande parte da teoria absorvida no processo de formação, além da possibilidade de aprender ainda mais com um profissional que já atua no mesmo segmento.

Isso pode ser feito em empresas de tecnologia especializadas no desenvolvimento de maquinários específicos, tal como os que são utilizados em gráficas para impressão de placa de acessibilidade ou de banners de propaganda.

Aprender mais sobre como montar esses equipamentos, sobre os seus componentes e sobre o funcionamento interno do aparelho ajudam o futuro profissional a fixar melhor o conteúdo estudado em outro momento.

Também é possível cursar um estágio em empresas de tecnologia especializadas em desenvolvimento de softwares, que fornecem sistemas para equipamentos eletrônicos utilizados nos diversos tipos de serviços do cotidiano das pessoas.

Esses serviços podem ser tanto um preenchimento de cadastro para o primeiro emplacamento de moto até os procedimentos realizados em caixas eletrônicos bancários, por exemplo.

Os estágios, nesse sentido, são parte fundamental da formação de um profissional, que pode enfrentar uma série de dúvidas e falta de habilidade caso não possua esse aprendizado prévio.

Desenvolver competências é dever de todo profissional

Além de uma formação sólida, é preciso desenvolver competências que auxiliem o profissional a obter um bom desempenho no ambiente de trabalho.

Algumas dessas competências podem ser:

  • Capacidade de trabalho em equipe;
  • Organização;
  • Solucionar problemas de maneira eficiente;
  • Boa comunicação;
  • Facilidade com a rotina.

Tão importante quanto se destacar pelo nível de conhecimento na sua área, é demonstrar capacidade para trabalhar em equipe.

Desse modo, é possível otimizar o tempo de execução de uma tarefa, delegando etapas para outros colaboradores que possuam boas habilidades e também ajuda na conclusão de vários projetos, de modo que o conhecimento compartilhado com outros profissionais torna o ambiente mais amigável.

A organização é outro aspecto fundamental de qualquer profissional de tecnologia. Afinal, cada fase de um trabalho que envolva desenvolvimento de produtos ou manutenção de sistemas precisa ser estrategicamente pensada.

Um exemplo disso pode ser o sistema utilizado em uma empresa de aluguel de tenda para festa. Um software desenvolvido para administrar a agenda e os pagamentos de uma locação deve funcionar organicamente, facilitando o trabalho como um todo.

Nesse sentido, a falta de organização pode comprometer não apenas o funcionamento do programa, mas pode ser responsável por bagunçar a rotina do negócio, causando prejuízos devido a um controle ineficiente.

Encontrar maneiras de resolver um problema também demonstra como um profissional pode estar envolvido com as possíveis dificuldades de uma empresa, se mostrando proativo e capacitado.

Isso pode acontecer em diferentes tipos de estabelecimento, tal como em um estúdio ensaio, que conta com equipamentos de tecnologia responsáveis por produzir arquivos de multimídia.

Caso algum deles apresente uma falha no funcionamento, a conduta de um profissional que está disposto a resolver essa questão é vista com bons olhos pelo proprietário do negócio.

Além disso, a boa comunicação, sem dúvida, é outro ponto muito valorizado nos profissionais de tecnologia. Isso porque, o segmento possui muitas expressões e procedimentos técnicos que não são absorvidos com facilidade por quem não entende do assunto.

Traduzir essas informações para quem precisa saber mais sobre um determinado ponto faz com que o profissional seja ainda mais valorizado e mostra o tamanho da sua capacidade.

E, de modo a realizar um apanhado geral de todas essas competências, elas fazem com que o profissional de tecnologia possua maior facilidade com a sua rotina de trabalho, proporcionando otimização no desenvolvimento de tarefas, rápida absorção de novos conhecimentos, capacidade de aplicar diferentes ferramentas e cria uma maneira eficiente de trabalho.

Todos os pontos citados nessa postagem fazem com que um profissional da área de tecnologia possua maior destreza na sua atuação, desenvolvendo de modo mais completo a sua formação. 

Comentários