fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

24horas Variedades

Como cozinhar grãos sem panela de pressão? Aprenda o passo a passo

Receitas com grãos podem ser feitas de outros modos.

 

Os grãos fazem parte da dieta de muita gente. Quinoa, lentilha, grão-de-bico e aveia são alguns exemplos que compõem o menu dessas pessoas. Uma vez que não é tão difícil encontrar grãos no mercado, eles acabam se tornando uma opção viável, principalmente, para quem deseja perder peso.

 

O cozimento de alimentos, como o grão-de-bico, por exemplo, normalmente acontece da seguinte forma: na noite anterior do preparo, coloque o ingrediente em uma tigela e cubra-o com água. Deixe-o lá por um período de 12 horas, trocando a água três vezes. A cada vez que fizer essa troca, coloque uma sopa de vinagre com água na solução.

 

Passado esse período, é comum que as receitas indiquem que você coloque o grão em uma panela de pressão, adicionando água suficiente para ficar um dedo acima dele. Aí basta tampá-la e esperar que ela pegue pressão, desligando-a depois. Em seguida, lave a panela e os grãos em água corrente. No entanto, há como substituir o uso da panela de pressão para o cozimento de grãos. Aprenda como com as dicas a seguir.

Cozinhando sem panela de pressão

No preparo sem a utilização da panela de pressão, o início será o mesmo. Primeiro, você deixa os grãos de molho por cerca de 12 horas, trocando a água de tempos em tempos. Coloque-os em uma panela aberta e adicione água até ficar dois dedos acima.

 

Após ligar o fogo, adicione um pouco de óleo de coco ou outro ingrediente vegetal para evitar que a fervura suba muito. Depois de um tempo, uma espuma será formada na superfície. Retire-a com o auxílio de uma colher para impedir que a água transborde.

 

Em seguida, coloque a panela em fogo médio e cubra-a com uma tampa. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. A cada 10 minutos, verifique como está a quantidade de líquido. Passado esse tempo, o grão estará pronto. Pegue alguns com a colher e aperte-os com os dedos. Se desmancharem, é sinal que estão no ponto.

Salada de grão-de-bico

Agora que você sabe como cozinhar sem usar uma panela de pressão, veja como preparar uma salada de grão-de-bico. Você irá precisar de 200 g de grão-de-bico, 25 g de cebola (amarela, roxa ou branca), 25 g de salsa, 30 ml de suco de limão e 65 ml de azeite de oliva. Pimenta-preta e sal são a gosto.

 

Os 200 g de grão-de-bico irão render 400 g após serem cozidos. Enquanto eles estão sendo fervidos, pique a cebola e a salsa, preparando o suco de limão. Em uma tigela grande, misture a cebola, o grão-de-bico cozido e a salsa. Faça essa mistura com uma colher e de forma delicada.

 

Tempere utilizando o suco de limão e o azeite, adicionando pimenta-preta e sal se você desejar. Refrigere a salada na geladeira e sirva com o seu acompanhamento preferido.

Sopa de lentilha

O mesmo procedimento para o grão-de-bico pode ser utilizado com outros grãos, como a lentilha. Para preparar uma sopa de lentilha, repita o procedimento de deixar os grãos de molho desde o dia anterior e colocá-los em uma panela para cozinhar por cerca de 40 minutos.

 

Além de, aproximadamente, 500 g de lentilha, para preparar o prato, você necessitará de meio litro de água, meia xícara (chá) de azeite, 5 dentes picados de alho, 2 tablets de caldo de carne, 2 cebolas picadas, 100 g de bacon picado, sal, pimenta e cheiro verde.

 

Enquanto a lentilha está cozinhando, prepare o tempero em outra panela. Nela, coloque o bacon e o azeite, deixando-os dourarem. Depois, adicione a cebola, o alho e os cubos de carne amassados. Deixe-os apurar por um tempo.

 

Com o tempero pronto, acrescente-o na lentilha cozida e misture bem. Se quiser, coloque a pimenta-do-reino, deixando-a por mais algum tempo até que ela pegue sabor. Antes de servir, prove o sal e acrescente o cheiro verde.

Comentários