28 de março de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como captar mais contatos para o seu e-mail marketing

Compartilhe essa notícia!

O e-mail marketing é uma das estratégias mais vantajosas em marketing digital. Nós sabemos que canais como as redes sociais estão em alta, mas elas não trazem a mesma privacidade na hora de interagir com clientes e potenciais clientes.

As plataformas são excelentes meios de interação, mas que podem sofrer algumas interferências, bem como não são exclusivas da sua marca.

Antigamente, o e-mail marketing não era eficiente e ainda era mal visto pelas pessoas. Isso aconteceu porque eles passaram a ser usados como uma comunicação em massa, que mandava muitos deles para a caixa de spam.

Só que as coisas evoluíram muito e, hoje em dia, ter uma boa lista de contatos e usar o e-mail para se comunicar é uma prática fundamental para qualquer tipo de empresa.

No entanto, para funcionar, é necessário que as marcas criem uma lista de contatos, que deve ser de pessoas realmente interessadas no que você tem a oferecer.

Então, podemos dizer desde já que comprar uma lista de e-mails pronta está totalmente fora de cogitação.

Sendo assim, neste texto, vamos mostrar as vantagens do e-mail marketing, estratégias para captar novos contatos e como qualificar os seus leads. Confira.

Vantagens do e-mail marketing

Toda empresa, independentemente de seu mercado de atuação, pode fazer uso do e-mail marketing. Essa estratégia traz muitas vantagens, dentre elas a facilidade na troca de informações.

Com ela, uma fabricante de portão de ferro galvanizado pode, além de vender, trocar informações e permitir que seus contatos se inscrevam para receber conteúdos de seu interesse.

Também é uma oportunidade de conhecer melhor o lead e oferecer a ele soluções de acordo com seu perfil.

Outra vantagem é o fato de que as marcas conseguem melhorar o seu tráfego, direcionando os leitores de seus e-mails para o site da empresa.

O e-mail marketing de hoje trabalha de maneira totalmente personalizada, ou seja, você pode encaminhar uma mensagem para um grupo de contatos e outra para outro grupo.

É dessa forma que é possível oferecer informações específicas, como mensagens de aniversário. Mas tudo isso depende da qualificação, que falaremos mais adiante.

Além de ser excelente para captar contatos de leads, ou seja, pessoas interessadas em suas soluções, uma fabricante de bomba de piscina, por exemplo, também consegue fidelizar os seus clientes atuais.

O e-mail é uma maneira de manter uma comunicação frequente com essas pessoas, em outras palavras, isso significa construir um relacionamento com elas.

Essa construção, além de ajudar no processo de fidelização, também colabora para a estruturação do seu funil de vendas.

Aliás, o e-mail marketing é fundamental nesse processo, visto que é por meio dele que você vai nutrir os seus leads e atravessar todo o funil, até o momento da compra.

O pós-venda também é beneficiado, isso porque as marcas podem enviar mensagens com pesquisas de satisfação, confirmação de compra, sugestões de produtos relacionados e muito mais.

Cada e-mail enviado depende da qualificação dos contatos, ou seja, estruturar a sua lista de acordo com o perfil de cada um e também seu estágio no funil de vendas.

É assim que uma empresa de segurança eletrônica, por exemplo, envia os e-mails de acordo com os interesses de cada pessoa de sua lista.

A qualificação evita erros como mandar um conteúdo topo de funil para leads que estão quase sendo convertidos, ou seja, já estão no fundo do funil. Para saber como qualificar seus contatos, confira o próximo tópico.

Veja como qualificar os seus leads

A partir do momento em que uma empresa capta o contato de um visitante, este já entra na sua lista de leads. Mas para chegar ao seu objetivo, ou seja, a venda, é preciso qualificá-los.

Esse trabalho torna a dinâmica entre as empresas e seus clientes muito mais próxima. A comunicação é mais direta e as duas partes envolvidas conseguem cumprir seus objetivos.

Para as marcas é uma maneira de avaliar as suas chances de fazer uma venda, ao mesmo tempo em que se fortalece e conquista oportunidades de negócios futuros.

Ao qualificar os leads, a companhia descobre, por exemplo, o que exatamente seu contato desejava quando procurou por toldo para garagem valor no Google.

Isso porque ela passa a conhecer melhor o seu público, o que a ajuda a aproveitar as oportunidades. Essa inteligência comercial seleciona os contatos do e-mail de acordo com o nível de chance de negociação.

No fim das contas, você terá uma lista de pessoas que realmente estão interessadas e desejam comprar suas soluções.

Além disso, é uma maneira de não perder tempo investindo seus esforços em vendas com pessoas que não estão maduras para a compra.

Para qualificar bem os seus leads, é preciso levar em conta algumas características que mostram se o potencial é adequado. São elas:

  • Timing;
  • Necessidade;
  • Autoridade;
  • Adequação;
  • Orçamento.

Para aplicá-las do jeito certo e favorecer a sua lista de contatos, as práticas com cada uma, independentemente de seu nicho de mercado, são:

Timing

Uma empresa especializada em construção civil, ou qualquer outra, deve entender o timing do lead para identificar qual a melhor ação para ele.

Existem aqueles que são muito qualificados, mas mesmo assim não estão prontos para comprar. A qualificação por meio do timing deve se enquadrar em três categorias, sendo a rápida, prática e duplicável.

Se a quantidade de leads for muito grande, um método demorado não é cabível; o prático, por sua vez, permite uma qualificação sem burocracias, por meio de variáveis usadas de maneira simples.

Por fim, é necessário suplicá-lo para que as equipes de vendas e marketing possam ter acesso à qualificação.

À medida que capta informações importantes sobre a companhia, é possível enxergar um padrão. É a representação do seu cliente ideal, ou seja, sua persona.

Ela, juntamente com as características do timing e as outras que falaremos aqui, mostrarão se seu lead é muito qualificado, médio qualificado ou pouco qualificado.

É por meio dessa visão que uma loja de lustre sala de estar, por exemplo, consegue desenvolver seu script para qualificação de leads. Esse script pode ser feito manual ou usando uma ferramenta.

As ferramentas de qualificação armazenam informações de cada contato e estas são disponibilizadas para todo o time, indicando uma pontuação. Com base nela, o time de vendas e marketing saberá como agir com o lead.

Necessidade

É importante avaliar se aquele contato precisa mesmo da solução que o seu negócio vende. O relacionamento entre marca e cliente hoje só é efetivo se, de fato, o produto ou serviço for útil para o problema dele.

Ou seja, o foco é solucionar suas necessidades e não vender a todo custo. Se não, ele não se sentirá satisfeito e seu negócio dificilmente conseguirá fidelizá-lo.

Autoridade

Uma fabricante de piso autonivelante PU ou qualquer outra empresa, principalmente B2B, precisa saber se o seu lead tem poder de decisão para efetivar a compra.

De nada adianta empregar seus esforços se o seu contato não dá a palavra final quanto a comprar ou não a sua solução.

Adequação

Mais do que solucionar um problema, o produto ou serviço precisa ser viável para o lead. Seu negócio consegue atender às expectativas e desejos de seu potencial cliente?

Essa viabilidade está relacionada a diferentes fatores, como localização geográfica. Por mais que ele pareça o lead perfeito, não se tornará um cliente se não estiver adequado ao seu negócio.

Orçamento

O orçamento de um lead é importante para concretizar a venda. Se uma empresa de aplicação de sinteco SP informá-lo com antecedência em relação aos valores, poderá decidir se possui orçamento suficiente ou não.

Todas essas estratégias de qualificação ajudam a efetivar suas vendas. Elas permitem que você conheça melhor os contatos do seu e-mail e, assim, você consiga oferecer exatamente aquilo que eles precisam.

A venda, na verdade, é apenas uma consequência, visto que o foco é mostrar para o lead que você se preocupa em solucionar o problema dele, mesmo que apenas por meio de um conteúdo e não fazendo a venda a todo custo.

A qualificação ajuda a nutrir os leads, ao mesmo tempo em que constrói uma boa imagem da sua marca. Com isso, eles amadurecem a ideia e se tornam mais preparados para comprar.

Conclusão

O e-mail marketing é uma estratégia poderosa de comunicação entre marca e público, mas deve ser trabalhado do jeito certo para chegar a um bom resultado.

Aqui, você descobriu como estruturar a sua lista de contatos de maneira inteligente, facilitando seu fluxo de vendas. É o jeito mais inteligente de vender e fazer com que seus clientes te procurem sempre que precisarem.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!