SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças

Compartilhe essa notícia!

Quem nunca falou que carro é um tipo de filho quando o assunto são os gastos, não é mesmo? Para te ajudar com este assunto, mostraremos como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças.

Ter um carro é importante para diversas situações, porém, junto com ele vem um custo que precisa estar no seu orçamento mensal. Para te ajudar, falaremos neste texto como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças.

Atualmente, no Brasil, são mais de 60 milhões de carros registrados no Brasil. Uma frota imensa, não é mesmo? Será que todas elas sabem calcular os gastos com seu veículo? Mas a pergunta se vale ou não a pena ter um veículo passa na cabeça de muitas pessoas. Mas esta resposta é muito pessoal porque depende demais do dia a dia de cada pessoa.

Pensando nisso e na importância de colocar as coisas no papel, mostraremos como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças.

Saiba como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças

Ter um veículo para se locomover, principalmente, nas grandes cidades traz muito mais conforto, liberdade e facilidade quando você quer se deslocar para um outro ponto a qualquer horário.

Só que ter um veículo vai muito além de apenas utilizar para locomoção, é necessário calcular os gastos para não se apertar com as finanças, pois o custo vai muito além de apenas as parcelas do financiamento, se houver.

De acordo com um estudo feito pela Autoinforme, um veículo gera um gasto para o proprietário, mais ou menos, de R$2 mil por mês. Por isso, é tão importante se planejar.

Para te auxiliar com esta conta, mostraremos como calcular os gastos com seu veículo e não se apertar com as finanças.

1 – Combustível

É importante você ter uma ideia de quantos quilômetros o seu veículo faz por litro. Desta forma, você conseguirá fazer o cálculo de quanto irá gastar para ir trabalhar todos os dias de carro, por exemplo.

Após este cálculo, você deve avaliar se vale a pena ou não utilizar o veículo. Algumas vezes, dependendo da distância, pode ser que o veículo gere um custo maior.

Este podemos dizer que é um dos principais gastos que o motorista tem todo mês com o seu veículo. Para economizar, é necessário tomar alguns cuidados como, por exemplo:

  • Deixar os pneus sempre calibrados da forma correta;
  • Abastecer o veículo em postos de confiança;
  • Carregar peso sem necessidade;
  • Frear acelerar de forma gradual.

2 – Seguro do carro

Podemos dizer que este é um dos custos que não pode sair do seu cálculo de gastos, já que, se o seu veículo for roubado ou até mesmo sofrer um acidente, por exemplo, o seu prejuízo será bem maior.

Por isso, é importante fazer todo este cálculo verificando o valor da tabela de seguro de carros e se programar para não ficar apertado e, com isso, conseguir usufruir bem do seu veículo.

3 – Manutenção

Se possível, deixe no seu orçamento um custo mensal para gastos com a manutenção do veículo caso seja necessário. Afinal, um furo no pneu, por exemplo, não dá para prever, não é mesmo?

Caso você não utilize o dinheiro previsto, tente guardar porque, caso venha um custo maior, como a troca de um amortecedor, você já terá um valor.

Por falar em amortecedor, este item é um dos mais prejudicados quando estamos falando de pessoas que utilizam o veículo nas grandes cidades devido ao alto número de buracos na via. Por isso, tome cuidado enquanto estiver dirigindo para evitar este custo.

4 – Impostos e taxas anuais

O pagamento dos impostos referente ao seu veículo também deve estar na planilha de gastos mensais do seu orçamento. Então, no começo do ano, já deixe registrado o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores) e, no mês referente a placa do seu veículo, o valor do licenciamento.

Lembrando que cada estado cobra o IPVA de forma diferente e, em alguns estados, o parcelamento chega em até cinco vezes. O valor é calculado em cima de uma porcentagem do valor do veículo na tabela Fipe.

Por Jeniffer Elaina

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!