Aprenda como calcular a quantidade necessária dos principais materiais de construção para garantir que tudo corra conforme o esperado em sua obra
Calcular a quantidade dos materiais que serão utilizados numa obra é um passo fundamental do planejamento de um projeto, seja uma construção nova, reforma geral, repaginada em algum ambiente ou até para passar uma tinta diferente em alguma parede da casa.
Este levantamento deve ser feito antes de comprar materiais de construção, pois te ajuda a identificar a quantidade necessária de cada um deles, garantindo que nada faltará ou evitando desperdícios por excesso de material, um prejuízo doído para o bolso de qualquer um.
Para evitar que você passe por algum desses e muitos outros problemas causados pela falta de planejamento, montamos um guia prático para lhe ensinar como calcular a quantidade dos principais materiais de construção de uma obra.
Confira!
Base de cálculo para identificar a quantidade de materiais necessários
Para determinar quanto de material será utilizado numa obra é preciso mensurar a área que será trabalhada e saber as dimensões ou rendimento de cada produto.
Essas medidas são a base de cálculo para identificar o volume ou quantidade de cada material que será necessário para a conclusão da obra e reduzir ao máximo o desperdício.
Portanto, o primeiro passo para calcular os materiais de sua obra, é tirar todas as medidas do(s) ambiente(s) e saber as dimensões (piso, tijolo, etc.) ou rendimento (cimento, argamassa, tinta) dos materiais. Esses valores são a base de cálculo para saber a quantidade.
Na prática, isso quer dizer que você precisará medir as dimensões do ambiente (piso, parede e teto) e com isso, verificar o quanto de material é necessário para cobrir uma determinada superfície ou para construir uma nova parede, bancada ou divisória, por exemplo.
Apesar disso, existem alguns materiais que possuem cálculos específicos para determinar a quantidade necessária. Um bom exemplo é o cálculo de cimento, já que é um material que precisa de uma mistura de produtos para ser utilizado.
Agora que você já sabe como é a base de cálculo, chegou a hora de aprender a calcular os principais materiais de construção utilizados nos mais variados tipos de obra, ou seja, tijolos, cimento ou argamassa, pisos e tinta.
Vamos lá?
Quantidade de tijolos
Como você sabe, existem diferentes modelos de tijolos e cada um deles tem suas próprias dimensões.
Para começar, tire as medidas da largura e altura do tipo de tijolo que escolheu usar e veja quantas peças são necessárias para um metro quadrado. Depois disso, calcule a área total a ser construída (sem descontar as medidas das portas e janelas).
Com esses valores em mãos, basta multiplicar a área total da parede pelo número de tijolos necessários em cada metro quadrado.
Quantidade de tinta
O cálculo da quantidade de tinta é bem mais simples, pois leva em consideração a área a ser revestida e o rendimento de cada demão do produto por metro quadrado.
Exemplo: Uma parede de 5 x 2m (10 m²) será revestida usando uma tinta que cada 1 litro rende 5 metros quadrados por demão e precisa de 3 demãos para um resultado perfeito.
Para cobrir toda essa parede, cada demão precisará de 2 litros de tinta. Como 3 demãos são necessárias, será preciso de 6 litros de tinta.
Quantidade de cimento e argamassa
Para identificar a quantidade de argamassa, o cálculo é semelhante ao da tinta, já que no produto vem descrito seu rendimento por metro quadrado. O que muda, é que para a argamassa não é preciso multiplicar o total pelo número de demão, pois o produto é utilizado uma única vez em cada área.
Normalmente, é preciso de 5 quilos de argamassa pronta para cobrir um metro quadrado. Portanto, se a área a ser revestida com ela tiver 5 m², você precisará de 25kg de argamassa para cobri-la. Ou seja, para saber a quantidade basta multiplicar a área total a ser revestida por 5.
Para o cimento o cálculo muda um pouco, pois é preciso adicionar área para utilizá-lo. Por isso, quando for utilizar o cimento, é preciso calcular sua quantidade e a da areia também.
A fórmula ideal para o cimento é três partes de areia e uma de cimento. Geralmente, são necessários 10 quilos de cimento para cada metro quadrado. Portanto, para saber a quantidade de cimento necessário para cobrir uma parede basta multiplicar a área da parede por 10.
Com a quantidade de cimento identificada, basta multiplicar o valor por 3 para saber quanta areia será necessária na mistura.
Exemplo:
Para cobrir uma parede de 5 metros quadrados é preciso de 50 kg de cimento e 150 kg de areia.
Quantidade de pisos ou azulejos
Esse cálculo é o mais simples de todos, pois os pisos e azulejos são vendidos em metros quadrados. Para saber a quantidade basta medir a área que será revestida. Se for o chão, some tudo, se for uma parede, desconte as medidas de portas e janelas.
Pronto, agora você sabe como calcular a quantidade necessária dos principais materiais de construção. Se tiver dúvidas não arrisque, leve as medidas de sua obra e pergunte ao vendedor o quanto é preciso de cada produto.



