27 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Como a inteligência de crédito ajuda a reduzir a inadimplência e maximizar a rentabilidade

Compartilhe essa notícia!

Contar com a ajuda de ferramentas de inteligência de dados contribui para reduzir riscos e tomar decisões mais assertivas

No mundo atual com a escassez cada vez mais presente, fazer uma gestão eficiente dos recursos financeiros é essencial para a sobrevivência de um negócio, especialmente quando o empreendimento realiza vendas a prazo.

A inteligência de crédito pode ajudar as empresas a tomar decisões mais embasadas sobre concessão de crédito e gerenciamento de risco. “Com o uso de ferramentas de inteligência de dados, as organizações podem avaliar o risco de conceder crédito a uma pessoa física ou jurídica, ajudando a identificar oportunidades de negócios e melhorar a eficiência operacional”, recomenda Reinaldo Boesso, CEO da TMB Educação, fintech especializada em inteligência de crédito.

Trata-se de um conjunto de ferramentas e técnicas que ajudam os empreendimentos a avaliar o risco de conceder crédito a uma pessoa ou empresa. Esses sistemas incluem análise de dados, modelagem estatística e aprendizado de máquina.

Boesso relembra que o ciclo de crédito é um processo de gestão e recuperação de crédito que existe em diferentes tipos de mercados, desde o varejo até o financeiro. “A ideia é que todo negócio que ofereça ou queira oferecer o benefício da concessão de crédito, faça-o de maneira mais segura e até mesmo mais assertiva. Isso acontece porque passamos a conhecer a fundo o perfil dos clientes e a geri-los mais de perto. Assim, nos antecipamos e conseguimos minimizar possíveis prejuízos pela falta de pagamentos das dívidas. Além de controlar as taxas de inadimplência, junto a outras medidas essenciais como a política de crédito e de cobrança, esse acompanhamento do ciclo de crédito pode trazer também novas oportunidades de negócio”, detalha o empresário. O ciclo de crédito é dividido em quatro etapas: prospecção, concessão, gestão de carteiras e recuperação.

De acordo com o CEO da TMB Educação, o ciclo de crédito não para após a aprovação inicial. “A inteligência continua realizando um papel vital ao monitorar o desempenho de crédito dos clientes. A capacidade de adaptar limites e estratégias de cobrança com base nas informações em tempo real permite que as instituições financeiras se ajustem rapidamente às mudanças, levando em consideração as circunstâncias financeiras de cada um”, revela.

Ele ainda aponta algumas medidas para controlar a inadimplência, como:

  1. Analisar o crédito antes de concedê-lo;
  2. Ter contratos claros e transparentes;
  3. Monitorar constantemente;
  4. Elaborar o histórico do seu cliente;
  5. Atentar-se para a data do vencimento e cuidar de todos os atrasos;
  6. Diversificar a carteira de clientes;
  7. Ter políticas de cobrança efetivas;
  8. Estabelecer políticas de crédito claras.

Outra ferramenta útil e estratégica para o processo de concessão de crédito, de acordo com Boesso, é o score de crédito. É uma pontuação para avaliar o histórico financeiro do consumidor. Quanto maior a pontuação, melhor a avaliação de crédito do proponente. “O score é utilizado pelas instituições financeiras na análise de risco de conceder crédito para medir a probabilidade de um CPF ou CNPJ cumprir suas obrigações financeiras. O cálculo desse indicador é feito com base em informações de bancos de dados de birôs de crédito, como a Serasa. Essas informações incluem o histórico de pagamento de dívidas, o número de consultas realizadas ao CPF ou CNPJ, entre outros fatores”, detalha o empresário.

Para ele, com a adoção dessas ferramentas de inteligência de dados, a gestão de cobranças fica ainda mais eficaz e direcionada. “As instituições podem adotar abordagens personalizadas para cada devedor, levando em consideração seu histórico financeiro e sua capacidade de pagamento. Isso não apenas aumenta a recuperação de dívidas, como também melhora a experiência do cliente durante momentos que podem ser considerados desafiadores”, pontua.

Boesso acredita que, no mundo moderno, dados e informações tornam-se cada vez mais valiosos. “A inteligência de crédito, em parceria com fontes confiáveis como a TMB, não é apenas um diferencial competitivo, mas sim uma peça central na construção de um setor financeiro mais robusto e resiliente”, finaliza.

 

Sobre a TMB 

Trata-se de uma fintech que atua com inteligência de crédito e que tem como propósito resolver uma grande lacuna da sociedade. As soluções permitem que todos aqueles leads que sonham em comprar um infoproduto digital possam, enfim, realizar esse desejo, o que permite aumentar em até 35% a mais com vendas que não aconteceriam.

No total, a empresa disponibiliza três possibilidades de crédito, onde o cliente pode escolher aquela que mais faz sentido para o seu negócio. Além do apoio financeiro, a TMB realiza recuperação de vendas de uma forma totalmente inovadora. Para mais informações, acesse https://www.tmbeducacao.com.br/ ou pelo @tmbeducacao.

 

Sobre Reinaldo Boesso

É CEO da TMB Educação, uma fintech especializada em crédito educacional, que tem como grande missão democratizar o conhecimento para transformar a economia através da educação. É formado em Análise de Sistema e possui pós-graduação em gestão empresarial e gestão de projetos. Também é especialista financeiro liderando times de M&A em fundos de investimento.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!