26 de abril de 2024

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Como a Inteligência Artificial pode auxiliar o setor de RH?

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O setor de RH (Recursos Humanos) tem se adaptado ao processo conhecido como transformação digital, percebendo as movimentações de avanços tecnológicos em outros campos empresariais e identificando elementos que possam ser benéficos.

O uso de recursos tecnológicos no RH, entretanto, não é uma novidade exatamente. Já a algumas décadas empresas de aluguel de máquina de café expresso estavam começando a trabalhar com estes quesitos, buscando formas de otimizar o trabalho de recursos humanos como um todo.

Hoje em dia, entretanto, há uma popularização desse tipo de atividade, possibilitando muitos avanços positivos e diferenciais para esse tipo de trabalho.

Esses recursos têm sido muito importantes para que você trabalhe com mais qualidade e consiga uma estrutura adequada para aproveitar todos estes recursos de forma efetiva no setor de RH.

A inteligência artificial tem sido uma grande conquista tecnológica, e é o tipo de ação que mais tem gerado interesse e movimentação por parte das empresas de sistema de gestão para bares e restaurantes, por exemplo.

A maioria das companhias quer sair à frente no consumo de Inteligências artificiais (IA), identificando as melhores possibilidades e tentando ganhar exclusividade sobre esse tipo de ação, buscando se diferenciar no mercado.

Entretanto, para entender essa movimentação, é preciso saber o básico da tecnologia que tem feito a cabeça das pessoas. A inteligência artificial é um avanço dentro da computação, e tem como objetivo simular o raciocínio humano com máquinas.

Isso significa dar capacidades cognitivas para esse tipo de equipamento, que os poucos consegue, como:

  • Pensar por conta própria;
  • Perceber padrões;
  • Tomar decisões sozinha;
  • Solucionar problemas.

Dessa forma, os mecanismos de IA se assemelham à inteligência humana, possibilitando uma série de ações mecânicas que muitas vezes são essenciais para agilizar o processo dos profissionais da área de aluguel de cama hospitalar, que podem se dedicar a ações mais estratégicas.

Essa ideia é utilizada majoritariamente para criar sistemas, denominados “robôs”, que podem realizar tarefas de forma autônoma, requerendo apenas uma manutenção periódica de um profissional qualificado.

O início das IAs se deu no chão de fábrica, realizando uma série de atividades repetitivas e agilizando a produção das empresas de forma muito eficaz. Agora, as ferramentas foram aprimoradas e começaram a entrar no campo da administração.

Por isso, saber aplicar corretamente as ações de IA dentro do setor de recursos humanos é um processo complexo, que precisa de muita atenção para conseguir trabalhar com qualidade.

A IA e os recursos humanos

Assim como em diversos outros setores de uma empresa, o RH também está começando a receber benefícios com base nas inteligências artificiais. Muitas das ferramentas atuais já têm resultados efetivos no suporte deste tipo de trabalho.

Um destes softwares pode ajudar os processos de seleção através de identificação e cruzamento de dados e padrões de comportamento de potenciais colaboradores para uma fábrica de moleskine personalizada, por exemplo.

Dessa forma, você identifica os principais talentos à disposição e a necessidade da empresa trabalhar com esse tipo de ação. Por isso, é importante entender quais são os principais benefícios que você consegue obter ao aplicar a inteligência artificial em seu setor de RH.

People Analytics

Durante muito tempo, as empresas coletaram dados importantes sobre as pessoas que trabalham nela. Dessa forma, era possível prever comportamentos e identificar ao profissional de RH qual seria o plano de ação para trabalhar com estas pessoas.

Cabia então ao profissional identificar estes processos e lidar com a gestão de pessoal necessária para trabalhar com esse tipo de atividade.

Hoje, com recursos avançados de coleta de informações como o Big Data, é possível conseguir em segundos relatórios completos que levariam dias para serem montados por uma equipe humana.

Com isso, o agente de RH estará sempre pronto para lidar com uma série de elementos, garantindo assim que você terá uma estrutura adequada para seu trabalho.

Quando você consegue compreender mais profundamente a empresa em que trabalha, pode ter uma visão mais ampla de informações que até então encontravam-se escondidas.

Isso acaba auxiliando na solução de problemas, como achar uma empresa que alugue uma caçamba de entulho Zona Sul para obras.

Isso porque o profissional de RH terá mais dados nos quais se basear, o que ajuda a tomar uma decisão mais assertiva e sem medo de errar com esse tipo de ação.

Quando você estrutura novos planos de ação com efetividade para sua empresa, conquistar resultados surpreendentes, que podem ajudar muito a tornar a companhia mais relevante no mercado, sobretudo do ponto de vista interno.

Diminuição de preconceitos

O mundo está cada vez mais diverso, e por conta disso as empresas estão se dedicando para alcançar esses resultados.

Entretanto, por mais que os recrutadores se esforcem para serem imparciais e promover a diversidade dentro da empresa de esquadria de alumínio branco, isso nem sempre acontece.

Esse tipo de problema surge de maneira inconsciente. Isso porque as pessoas tendem a escolher candidatos que acabam sendo muito mais próximos do perfil deles próprios do que por outros motivos.

Além disso, a linguagem e a comunicação devem ser levadas em conta no momento da contratação, e esse viés pode ser complexo para tentar lidar com algumas situações, o que acaba tornando difícil para a empresa lidar com este fato.

Entretanto, as inteligências artificiais surgem com uma solução através de algoritmos.

Dessa maneira, você consegue uma filtragem mais efetiva em sua companhia, uma vez que as máquinas são estruturadas para eliminar candidatos especificamente por conta de suas habilidades.

Esse tipo de ação acaba apresentando um conceito muito mais adequado para o dia a dia de uma empresa gerenciamento de resíduos industriais, eliminando padrões preconceituosos que, ainda que inconscientes, podem ser danosos tanto para profissionais qualificados quanto para a imagem da empresa.

Por isso, trabalhar estes elementos deve ser um dos principais focos de qualquer companhia que deseje se tornar mais efetiva, garantindo uma estrutura mais qualificada para suas ações.

Identificação da intenção de colaboradores

Outro ponto que as inteligências artificiais estão ajudando muito os profissionais de RH é na compreensão de como estão as atitudes dos profissionais da empresa. Esses algoritmos conseguem até mesmo indicar empregados próximos de pedir demissão.

Isso é realizado através do levantamento de dados da atuação e do comportamento do colaborador durante um período determinado de tempo, chegando a conclusão de que o colaborador pode estar de olho em migrar para outra empresa.

Dessa forma, você pode identificar evidências através de pesquisas de clima, identificação de desempenho e outras ações. Embora seja uma possibilidade da empresa rastrear e-mails e outros tipos de comunicação, isso não é recomendado.

Invadir a privacidade de um colaborador nunca é uma opção viável, independente das respostas que esse tipo de ação acarreta. Por isso, é importante trabalhar com informações claras e precisas.

Além de perceber colaboradores que pretendem se tirar, você consegue identificar os que estão insatisfeitos, independente do motivo.

Uma pessoa assim pode desistir do trabalho sem o interesse em realizar outras atividades, como comprar plantas ornamentais atacado ou fazer compras no mercado.

Uma das grandes oportunidades de negócio aqui é conseguir converter novamente esse colaborador, identificando seu desejo e ajudando-o a concretizar, seja uma promoção, uma mudança de setor ou outro elemento.

Equiparação salarial

Um dos pontos mais importantes da atualidade é eliminar discrepâncias salariais, principalmente oriundas de preconceitos estruturais com relação a gênero, etnia ou qualquer outra ação.

Por conta disso, a utilização de inteligências artificiais para gerar esse tipo de conteúdo acaba sendo muito importante para você lidar com qualidade e uma boa estrutura na hora de fazer o pagamento, baseando-se em resultados e competências.

Dessa maneira, você consegue criar um material próximo da necessidade do mercado atual, podendo oferecer um pagamento honesto e de acordo com conceitos muito mais adequados para a era atual.

Com a tecnologia, você evita uma série de problemas que as minorias sociais sofrem com relação ao recebimento correto de seus salários, tornando-se uma empresa mais avançada e atraindo a atenção de diversos talentos que podem se interessar em iniciar o atendimento.

Chatbots

Embora sejam prioritariamente para o atendimento ao cliente, os chatbots podem ser muito úteis para o trabalho do RH. Assim como sua contraparte que atende o público, você pode registrar uma série de respostas simples com o chatbot.

Dessa maneira, os colaboradores só chegarão ao profissional de RH quando de fato possuírem algum problema que precisa ser verificado, garantindo assim uma estrutura mais adequada para seu trabalho.

Considerações finais

Com o avanço da tecnologia e das ações de empresas variadas ao aplicar os conceitos de inteligência artificial, não é de se espantar que vários setores estejam buscando melhorias também.

Saber utilizar estes recursos com sua equipe de RH acaba apresentando um conceito muito mais adequado e apropriado, o que permite uma estrutura de qualidade para o trabalho da equipe de recursos humanos, amparada pelo serviço de qualidade com a tecnologia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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