Audiência acontece nesta quarta-feira e foi agendada pela deputada Bebel
Articulada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), uma comitiva de Piracicaba terá nova audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, nesta quarta-feira, dois de agosto, às 15 horas, em Brasília, quando discutirá ações voltadas a instalação e um campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) no antigo Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. Além da deputada Bebel compõem a comitiva o ex-prefeito José Machado, o professor Ely Eser Barreto César e o secretário municipal da Educação, Bruno Roza, que vão dialogar com o ministro sobre as viabilidades para garantir a instalação desta universidade federal em Piracicaba.
Este é o segundo encontro que a deputada Professora Bebel articula com o ministro da Educação, Camilo Santana, visando a instalação de uma universidade federal em Piracicaba. O primeiro foi em 13 de abril deste ano, quando foi oficializado o pedido para implantação de uma universidade federal na cidade. Naquela audiência, realizada em Brasília, agendada a pedido da deputada estadual Professora Bebel (PT), que também é segunda presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino no Estado de São Paulo), o ministro disse que “se tem campus, tem que ter a universidade”, sinalizando favorável ao pedido feito pela comitiva.
Naquela audiência, o ministro Camilo Santana se comprometeu a estudar o processo em que se encontra a Unimep e analisar as várias possibilidades que possam dar um destino para que o campus Taquaral continue sendo utilizado para a formação universitária. A deputada Professora Bebel, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, inclusive já havia levado essa solicitação de utilizar o Campus Taquaral para a instalação de uma universidade federal ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio do Planalto, no último dia oito de março, que inclusive protocolou o seu pedido. Também levou essa reivindicação ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho, do qual também participaram o presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que esteve acompanhado do diretor financeiro da entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de Piracicaba.
mespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de
Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de
Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que
participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da
entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor
ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de
Piracicaba
Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de
Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de
Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes, que
participou da reunião acompanhado do diretor financeiro da
entidade Gilberto Felippe, justamente com a finalidade de propor
ações voltadas ao desenvolvimento industrial da região de
Piracicaba
Bebel também argumenta que Piracicaba foi um dos primeiros municípios a se industrializar no país, com a abertura de plantas fabris ligadas ao setor metal-mecânico e de equipamentos destinados à produção de açúcar, e que uma universidade federal no município é fundamental para o desenvolvimento da ciência e tecnologia não só da região, mas do Estado de São Paulo.
O campus Taquaral da Unimep, que chegou a ter mais de 50 cursos universitários, tanto de graduação como de pós-graduação, e pelo menos 15 mil alunos, de acordo com a deputada Professora Bebel. “Estamos trabalhando pela instalação de uma universidade federal porque a desativação do campus Taquaral deixou um vazio para milhares de jovens, tanto dos 24 municípios que compõem a Região Metropolitana de Piracicaba, como de outras regiões do Estado de São Paulo, assim como do Brasil, que pretendem cursar uma universidade”, ressalta a deputada Bebel, que está trabalhando com afinco para que a universidade federal seja instalada em Piracicaba.
Por Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124





VEJA TAMBÉM
Cabo Dorigon pode entrar no jogo estadual, mas mira 2028
Lúcio Donizete propõe Semana Municipal de Conscientização sobre Saúde Mental Infantil
Câmara vota campanhas sobre abandono de idosos e saúde mental infantil na terça-feira