Skip to content
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
Primary Menu
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Política
  • Região
  • Brasil / Mundo
  • Feiras Livres
  • Cultura
  • Auto Motor
  • Dennis Moraes
  • Social
  • Saúde
  • Opinião
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • Região

Comitê Gestor do PAPI conhece equipamentos públicos na Cidade das Crianças

Dennis Moraes 23 de junho de 2023 3 minutes read
52994618713_67196ce7f9_c
Compartilhe essa notícia!

O Comitê Gestor do Programa Americana pela Primeira Infância (Papi) conheceu, esta semana, equipamentos públicos de Jundiaí, conhecida como Cidade das Crianças, para enriquecer o trabalho de desenvolvimento de políticas públicas para as infâncias dos americanenses. O grupo composto por servidores das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde percorreu espaços idealizados para atender as crianças em suas demandas. Servidores ligados à Secretaria de Cultura e Turismo de Americana e representantes da sociedade civil também participaram das atividades.

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

Eles estiveram na Fábrica das Infâncias Japy, na Clínica da Família e no parque Mundo das Crianças, onde reconheceram detalhes sobre as políticas públicas intersetoriais e prioritárias para as infâncias adotadas no município.

 

Na Fábrica das Infâncias Japy, o grupo visitou uma antiga fábrica de tecidos desativada e transformada em um espaço lúdico para as crianças. O espaço foi decorado por cenógrafos locais e os tecidos compõem balanços para os alunos brincarem. A cor e forma dos tecidos também fazem alusão ao rio Japi, que corta Jundiaí, e bambus presos no teto formam uma verdadeira instalação, produzindo sons de água conforme as pessoas circulam entre eles. Há ainda outros espaços para brincar, como labirintos de tecido, e tudo tem a altura certa para quem é pequeno.

 

O mesmo acontece na Clínica da Família, onde as crianças encontram bancos de espera em tamanho reduzido, apropriados para elas. As estantes com livros e brinquedos da escola também ficam perto do chão, ao alcance dos pequenos.

 

Tinta colorida e madeira estão presentes em abundância nos espaços, assim como cadeiras de amamentação, espalhadas pelos equipamentos públicos. No parque Mundo das Crianças, há labirintos, espaços para escalar, brinquedos de subir, pendurar, segurar e correr – todos pensados para estimular as habilidades motoras das crianças. Também há espaços para brincar com água e um gato gigante e peludo, composto por fitas VHS, para fotos instagramáveis.

 

“A visita monitorada mostrou que é possível fazer muito e tornar a cidade acolhedora para crianças, sem a necessidade de grandes investimentos. Temos agora novos elementos para desenvolver em Americana as políticas públicas voltadas às infâncias e que sejam mais adequadas para nossa realidade”, declarou a diretora da Unidade de Educação Básica da secretaria de Educação de Americana, Graciete Pereira da Silva.

 

O secretário de Educação, Vinicius Ghizini, fez um balanço positivo da atividade. “A ida dos servidores municipais a Jundiaí reafirma o engajamento das diversas secretarias da Administração Chico Sardelli e Odir Demarchi com a proteção e desenvolvimento de nossas crianças”, destacou.

 

Por Beatriz Costa (MTb 39.517)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)

About The Author

Dennis Moraes

https://dennismoraes.com.br/

See author's posts

Compartilhe essa notícia!
Tags: Americana Cidade das Crianças equipamentos públicos PAPI

Post navigation

Previous: Será que é assim mesmo? Conheça X mitos e verdades sobre seletividade alimentar infantil
Next: Festival Tradições – Festa da Cultura Nordestina acontece neste fim de semana

Relacionadas

Area Florestal Suzano (1)
  • 24 Horas
  • Região

Suzano restaura mais de 1,7 mil hectares de Mata Atlântica no Estado de São Paulo

Dennis Moraes 15 de janeiro de 2026
mercado
  • 24 Horas
  • Região

Supermercados da região continuarão abrindo aos domingos

Dennis Moraes 15 de janeiro de 2026
615139353_1482517487211469_74412687148826291_n
  • 24 Horas
  • Cultura
  • Região

Espetáculo Kombi no Circo integra a programação do Férias no Museu 2026

Dennis Moraes 14 de janeiro de 2026
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping tratamento Vacinação vagas Vereadores

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Fale Conosco