SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comitê do PAPI analisa respostas sobre a Primeira Infância em Americana

Compartilhe essa notícia!

Membros do comitê gestor do Programa Americana pela Primeira Infância (PAPI) se reuniram, nesta quarta-feira (10), na Secretaria de Educação, para analisar o relatório de respostas da pesquisa qualitativa promovida pelo grupo com o objetivo de orientar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos na cidade. A pesquisa quantitativa está em fase de tabulação, com previsão de conclusão na segunda quinzena de janeiro.

 

A pesquisa por amostragem incluiu a realização de dez entrevistas em profundidade on-line, por meio da plataforma Google Meet, com responsáveis por crianças de 0 a 6 anos (mães, pais e avós), com rendas familiares entre um a seis salários mínimos, residentes nas dez Áreas de Planejamento do município.

 

O Estudo Qualitativo Exploratório abordou o uso dos espaços públicos pelas crianças e levantou as opiniões e percepções dos familiares a respeito dos locais e da prestação de serviços públicos.

 

Os principais objetivos da pesquisa foram a verificação do convívio nas famílias com crianças da primeira infância, o levantamento das formas de uso de espaços públicos de Americana pelos pequenos, a exploração das percepções dos responsáveis a respeito de diversas áreas e a abordagem de pontos referentes à discriminação.

 

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, fez uma análise do relatório. “As respostas revelam o cotidiano, hábitos e as relações das famílias americanenses e apontaram as escolas e creches como espaços promotores de cultura, citando atividades pedagógicas presentes em nossa rede, como a produção e fruição de arte, o estímulo à leitura, a apresentação de peças teatrais e de teatro de fantoches, atividades com música e sobre meio ambiente, entre outras. Retornos deste tipo, dados pelos pais, mães e avós dos alunos, confirmam que a administração Chico Sardelli e Odir Demarchi está no caminho certo quando falamos de Educação”, disse.

 

O encontro contou com a presença de representantes das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Cultura e Turismo, Educação, Planejamento e Saúde, do SESPA (Serviço Social Presbiteriano de Americana) e da da Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Brazilian Kids Kare. A próxima reunião do Comitê Gestor acontece na quarta-feira (17), no mesmo local.

 

O PAPI visa a promoção do desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa é coordenada de forma integrada pelas secretarias municipais de Assistência Social e Direitos Humanos, de Educação e de Saúde.

 

 

Texto e fotos por Beatriz Costa (MTb 39.517)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!