fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Comissão de Representação Covid-19 promove reunião com secretária municipal de Saúde

A secretária municipal de Saúde, Lucimeire Rocha, participou, nesta segunda-feira (29), da segunda reunião da Comissão de Representação Covid-19, promovida por meio de videoconferência presidida pelo vereador Valdenor de Jesus Gonçalves Fonseca, o Jesus Vendedor (Avante). A secretária participou do encontro para explicar as ações da Prefeitura em relação ao atendimento aos pacientes do novo coronavírus e ao combate à pandemia em âmbito municipal. O coordenador da Vigilância Epidemiológica, Wilson Guarda, também acompanhou o encontro.

Na reunião, a secretária explicou que os testes estavam realizados pelo Município conforme protocolo do Ministério da Saúde, apenas para pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) e profissionais da saúde. No total, foram realizados cerca de 1 mil testes, entre RT-PCR, que é mais preciso, e testes rápidos de anticorpos. A partir de agora, também conforme nova diretriz do Ministério da Saúde, a Prefeitura deve realizar testes rápidos em pacientes com síndrome gripal, como são conhecidos os sintomas mais leves da covid-19, como febre, coriza e tosse.

Jesus Vendedor (Avante)

Lucimeire Rocha também explicou a discrepância entre os dados apresentados pela Prefeitura e pelo governo estadual com relação ao número de munícipes contaminados pelo novo coronavírus. Nesta segunda-feira, segundo ela, o Estado contabiliza cerca de 30 casos confirmados a mais do que o Município. Essa diferença, no entanto, se deve ao fato de a Administração Municipal ter de confirmar e validar as notificações, de acordo com as exigências do Ministério da Saúde. “Não podemos trabalhar apenas com a lista de positivos ou negativos, precisamos de informação qualificada”, afirmou. Ela ressalta, ainda, que o Município efetua a atualização de dados apenas uma vez por dia, enquanto o governo estadual pode realizar mais de uma atualização. “Estamos fazendo essa validação das notificações com muita responsabilidade”, afirmou.

A respeito do número de leitos de UTI e do Hospital de Campanha, a secretária municipal de Saúde informou que o Município dispõe hoje de 10 leitos de UTI convencionais e outros 10 para covid-19. Além disso, ela também destacou que o Hospital de Campanha montado no campus da Unimep teria início nesta tarde, inicialmente com 12 leitos, apenas de baixa complexidade, para pacientes com quadro leve, mas que ainda não podem ir para casa. Segundo ela, o Hospital de Campanha deve contar com 30 profissionais, alguns contratados em regime temporário.

Ainda no encontro, o vereador Jesus sugeriu a atuação de fisioterapeutas junto aos pacientes de covid-19, como já realizado em outras localidades, uma vez que esses profissionais podem auxiliar na linha de frente dos cuidados respiratórios avançados. Em resposta ao parlamentar, a secretária Lucimeire Rocha afirmou que essa medida já estava sendo avaliada e que a Prefeitura estava alterando a escala desses servidores, para que eles também passassem a acompanhar os pacientes do novo coronavírus.

Além do vereador Jesus Vendedor, a reunião desta tarde também contou com a participação dos vereadores Celso Luccatti Carneiro, o Celso da Bicicletaria (MDB); Joel Cardoso, o Joel do Gás (PV); e Marcos Rosado (PL). A assessora parlamentar Letícia Gregoletto também participou do encontro representando o vereador Antônio Carlos Ribeiro, o Carlão Motorista (Republicanos). Esses parlamentares foram nomeados para a comissão de representação por meio do Ato da Presidência 04/2020.

Comentários