A Comissão Permanente de Meio Ambiente, Transporte e Comunicação da Câmara Municipal de Americana reuniu-se nesta quarta-feira (5) com o secretário municipal de Meio Ambiente, Odair Dias, para discutir o problema do descarte irregular de lixo e entulho em áreas da cidade.
Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Joãozinho do Quiosque (PSB), o vereador membro Adelino Leal (PT), a assessoria do vereador membro Reinaldo Bigotex (PC do B) e o vereador Eduardo da Farmácia (PSDB).
“A comissão está preocupada com o aumento do número de casos de descarte irregular de lixo e entulho em toda a cidade, por isso convocamos o secretário de Meio Ambiente para discutir soluções para o problema”, afirmou Joãozinho.
Durante o encontro, os parlamentares fizeram questionamentos e apresentaram sugestões ao secretário, como a instalação de mais ecopontos, o aumento da fiscalização e a aplicação de multas mais severas para quem for flagrado descartando lixo ou entulho irregularmente, além de campanhas de conscientização da população.
O secretário disse concordar que a instalação de mais ecopontos na cidade seria uma alternativa para ajudar a acabar com o descarte irregular, e lembrou que é preciso também que a população se conscientize a respeito. “Um trabalho nas escolas, de conscientização das crianças, é importante porque elas serão fiscais dos pais, que muitas vezes são os responsáveis por esses descartes”, defendeu Dias.
O presidente da comissão informou que novas reuniões serão realizadas nas próximas semanas para estudar a realização de uma força-tarefa para solucionar o problema. “As pessoas precisam entender que elas mesmas são as principais prejudicadas pelo lixo que descartam em locais inapropriados”, concluiu Joãozinho.
Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Americana