5 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Comissão de Assuntos Relevantes quer discutir fila do SUS em audiências nos bairros

Comissão Assuntos Relevantes

Compartilhe essa notícia!

Colegiado busca mais transparência no acesso da população às informações 

A Comissão de Assuntos Relevantes da Fila do SUS se reuniu na quinta-feira, 4 de maio, para discutir estratégias de acompanhamento das listas de espera dos serviços públicos de saúde. Entre as ações debatidas, os vereadores debateram sobre a possibilidade de promover audiências públicas nos bairros, por meio do contato direto com as comunidades, para discutir a fila do SUS para exames, consultas e cirurgias. 

O colegiado também debateu que vai agendar uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde para conhecer o novo sistema de transparência, o Saúde Transparente, que permitirá o acesso da população às informações. 

A comissão é formada pelos vereadores: Marco Xavier (Cidadania), presidente; Dr. Júlio (União Brasil), relator; Terezinha da Santa Casa (PL), secretária; Ceará (Republicanos) e Jorge de Freitas (PSD), membros. 

Sistema de informações

Desde 2019, a Prefeitura criou um sistema para permitir ao usuário do SUS saber a exata posição na fila de espera de consulta e exame. A plataforma funciona por meio do link para a seção “Consulta posição na fila (Exames/Consultas)” criada após aprovação da Lei Nº 5976/2018 de autoria do vereador Marco Xavier e do ex-vereador Rafael Camargo. Porém, o sistema está deficitário, segundo Marco, e precisa ser melhorado para que a população consiga acessar os dados com mais transparência.

Comissão de Assuntos Relevantes

Por meio da Resolução Nº 818/2022, proposta por Marco Xavier, foi criada a CAR para intermédio de relações institucionais, acompanhamento, incentivo, viabilização e transparência das listas de espera dos serviços públicos de saúde (clínica médica e por especialidades), exames, cirurgias e outros procedimentos médicos e odontológicos e medidas correlatas do direito aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Limeira. 

A Comissão tem prazo de funcionamento de seis meses, que poderá ser prorrogado, e deverá apresentar, ao final dos trabalhos, o parecer do colegiado em Plenário.

Fotos: Cristiane Scardelai/Câmara Municipal de Limeira

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!