Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Começa nesta segunda-feira a 13º Semana de Museus


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio.

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. O tema norteador dos eventos foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). Neste ano, a sua 13ª edição ocorrerá entre os dias 18 e 24 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão atividades em torno do tema Museus para uma sociedade sustentável.

 

Segundo a Coordenadora do Centro de Documentação Histórica, Sandra de Souza, “a participação do CEDOC na Semana Nacional de Museus possibilita a instituição uma visibilidade do trabalho realizado no CEDOC, através da publicação da programação local no Guia da 13ª Semana Nacional de Museus. Além disso, a data em que tem início o evento, o Dia Internacional de Museus (18 de maio) traz a reflexão a importância das instituições que se preocupam com a memória, já que o presente não é apenas o contemporâneo, mas uma herança de uma série de transformações ocorridas no passado. E a memória de tal herança nos é necessária para compreender e agir hoje.

 

A Semana de Museus provoca a realização de numerosos eventos em todo o Brasil, por intermédio dos quais as coleções estão conectadas com os mais variados e surpreendentes pontos de ligação. Sua primeira edição aconteceu em 2003, quando contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos. A cada ano, aumenta a adesão de instituições e, consequentemente, o número de eventos. Em 2015, estão inscritos 1.378 museus e 4.570 atividades.

 

A concertação de programações culturais enfatiza importância da Semana Nacional de Museus como instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Essa ação é responsável pelo aumento de aproximadamente 100% do público nos museus do país durante sua realização. Com ela, se fortalece a valorização e a existência dos museus no imaginário cotidiano, além de seguirmos juntos rumo à consolidação da democracia e da justiça social.

 

Uma vez o tema “Museus para uma sociedade sustentável” é a pauta da 13ª Semana de Museus, o CEDOC organizou uma programação voltada à história da constituição e evolução do município de Santa Bárbara d´Oeste, pois acredita que uma sociedade sustentável se constitui a partir do momento que seu resgate histórico é reconhecido, compreendido e valorizado.

 

 

Programação

 

18/05/2015 08hàs 10h

AÇÃO EDUCATIVA JOGO

DRAMÁTICO: A HISTÓRIA DA FUNDADORA. Visita orientada pelos personagens de Dona Margarida e seu escravo no espaço expositivo do CEDOC

 

18/05/2015 14hàs 16h

AÇÃO EDUCATIVA JOGO DRAMÁTICO: A HISTÓRIA DA FUNDADORA. Visita orientada pelos personagens de Dona Margarida e seu escravo no espaço expositivo do CEDOC.

 

19/05/2015 08hàs 10h

AÇÃO EDUCATIVA A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE. Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, com a participação de uma contadora de história.

 

19/05/2015 14hàs 16h

AÇÃO EDUCATIVA A EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE TRANSPORTE. Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, com a participação de uma contadora de história.

 

20/05/2015 08h às 10h

AÇÃO EDUCATIVA NAVIO DE IMIGRANTES. Visita no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Imigração e Industrialização”, para conhecer a história dos imigrantes americanos e italianos.

 

20/05/2015 14h às 16h

AÇÃO EDUCATIVA PINTAR E CONHECER A HISTÓRIA. Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Fundação da Cidade”, para conhecer a história do surgimento da cidade.

AÇÃO EDUCATIVA PINTURA

 

21/05/2015 08h às 10h

AÇÃO EDUCATIVA NAVIO DE IMIGRANTES. Visita no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Imigração e Industrialização”, para conhecer a história dos imigrantes americanos e italianos.

 

21/05/2015 14h às 16h

AÇÃO EDUCATIVA PINTAR E CONHECER A HISTÓRIA. Visita orientada no espaço expositivo do CEDOC, área temática “Fundação da Cidade”, para conhecer a história do surgimento da cidade.

AÇÃO EDUCATIVA PINTURA

 

22/05/2015 08hàs 10h

AÇÃO EDUCATIVA CONHECENDO A HISTÓRIA DOS IMIGRANTES. Visita no espaço expositivo do CEDOC, com a participação de uma contadora de história, para conhecer a trajetória dos imigrantes

americanos e italianos.

 

22/05/2015 14h às 14h30

AÇÃO EDUCATIVA CAÇA AO TESOURO. Através da brincadeira do “Caça ao Tesouro”, as crianças irão conhecer o CEDOC como um local que “guarda” a história da cidade.

 

 

Informações e agendamentos

 

O CEDOC está localizado na Av. João Ometto, 118, Jd. Panambi, em Santa Bárbara d´Oeste. Fone: (19) 3499-1558. E-mail: cedoc@fundacaoromi.org.br. A grade de oficinas de Educação Patrimonial pode ser consultada no hotsite do projeto, http://www.fundacaoromi.org.br/cedoc/educacaopatrimonial. O acervo virtual pode ser acesso através do endereço http://cdoc.fundacaoromi.org.br/.

 

 

 

Centro de Documentação Histórica

 

O CEDOC é um espaço vivo de preservação da história, que atua na guarda, conservação e disponibilização do acervo da Fundação Romi e da Indústrias Romi – com destaque para o acervo do Romi-Isetta –, além de resgatar todo o passado histórico de Santa Bárbara d’Oeste e região. Além de um espaço expositivo vivaz e dinâmico, o Centro de Documentação Histórica recebe exposições e palestras, promove visitas monitoradas e técnicas, oficinas de capacitação e experimentação, educação patrimonial, pesquisa no acervo virtual e serviços de digitalização de imagem.

 

 

Fundação Romi

 

Criada em 1957, em Santa Bárbara d’Oeste, pelo casal Américo Emílio Romi e Olímpia Gelli Romi, a Fundação Romi tem como missão promover o desenvolvimento social e humano por meio da educação e cultura. Pioneira na promoção da comunidade regional e na realização de ações sociais, atende mais de 37 mil pessoas por ano por meio de seus quatro grandes eixos: o Centro de Documentação Histórica (CEDOC), o Centro de Vivências do Desenvolvimento Infantil (CEDIN), o Núcleo de Educação Integrada (NEI) e a Estação Cultural (EC). Tendo como apoiadora as Indústrias Romi S.A., instituições governamentais, não governamentais e a inicia privada, a Fundação Romi objetiva, continuamente, atingir números mais expressivos por meio de suas áreas de atuação, seus programas e seus projetos.

 

A Fundação Romi está localizada na Avenida Monte Castelo, 1095, Jd. Primavera, em Santa Bárbara d´Oeste. (19) 3499-1555.

Comentários

Dennis Moraes