11 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes é tema de palestra em Americana

Compartilhe essa notícia!

A Secretaria de Educação de Americana promoveu, nesta terça-feira (09), a formação Gestor em Foco, com diretores, pedagogos e psicólogos da rede municipal de Ensino, com o tema Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, no Centro Integrado de Educação Pública (CIEP) Philomena Magaly M. Rossetti, no São Vito. O encontro foi realizado em alusão à Campanha Faça Bonito e ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

 

Membros do Conselho Tutelar de Americana e das secretarias de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos também participaram do encontro, com a presença do palestrante Prof. Dr. Sidney Aguilar Filho, pesquisador associado em regime do Pós-Doutoramento em História na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com bacharelado e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), doutorado em Filosofia e História da Educação pela Unicamp e pós-doutorado em História da Educação pela Universidade Paulista (Unip).

 

O professor apresentou elementos históricos e sociológicos para fornecer novos subsídios aos gestores na administração do cotidiano escolar. “Tipificar a violência extrema é a coisa mais fácil do mundo. O difícil é tipificar a pequena violência mas que, ainda assim, cria o caldo cultural para a violência extrema acontecer”, disse.

 

O secretário de Educação de Americana, Vinicius Ghizini, explicou a escolha da palestra. “Trabalhamos o tema este mês para que nossos educadores refinem o olhar sobre as diversas violências presentes na sociedade e possam, assim, proteger nossas crianças e tornar a escola um ambiente verdadeiramente acolhedor”.

 

Em Americana, as escolas adotam o Fluxo de Atendimento à Criança e Adolescente Vítima ou Testemunha de Violência, que prevê a adoção de escuta especializada por parte dos educadores, com a tomada das medidas como o encaminhamento para o atendimento médico, quando necessário; registro de Boletim de Ocorrência, caso não tenha sido realizado; elaboração do Relatório Informativo Padrão e comunicação do caso ao Conselho Tutelar para as providências cabíveis.

 

O encontro Gestor em Foco é organizado mensalmente pela Secretaria de Educação para ser um espaço de partilha de conhecimentos entre os gestores da pasta e tem o objetivo também de promover a integração dos educadores atuantes nas escolas da rede municipal.

 

Texto e fotos por Beatriz Costa (MTb 39.517)

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!