10 de maio de 2024

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Com novas reaberturas, vendas do comércio paulistano sobem 19,8% em julho

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Flexibilização de mais setores, como bares e restaurantes, ampliou a circulação de pessoas e ajudou a puxar a alta média do movimento no mês, segundo o Balanço de Vendas da ACSP

 

A alta média de 19,8% nas vendas do comércio paulistano em julho, comparadas ao mês de junho, medida pelo Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), sinaliza os primeiros reflexos do processo de reabertura iniciado em 10 de junho.

O movimento de vendas a prazo cresceu 25,6% no período ante o mês anterior, de acordo com o levantamento. Já o sistema de vendas à vista aumentou 14%, na mesma base de comparação.

“Com a economia reabrindo aos poucos, a ampliação do horário de funcionamento das lojas e novos setores sendo flexibilizados, como bares e restaurantes e academias, a tendência é de que o comércio se recupere gradualmente”, afirma Marcel Solimeo, economista da ACSP.

“Mais pessoas voltaram a trabalhar nos escritórios, estão almoçando fora e, com isso, aumentou o movimento nas ruas – o que é bom também para as lojas”, explica ele.

Apesar de a queda no movimento ter diminuído bastante na comparação anual, as vendas devem se recuperar lentamente, já que as perdas foram muito fortes durante a pandemia, diz o economista.

Pelos dados do Balanço da ACSP, as vendas a prazo registraram queda de 35,7% em julho ante igual período de 2019. Já as vendas à vista recuaram 59,7%. A queda média foi de 47,7%.

“Essa lentidão se deve ainda ao receio de muitos consumidores saírem de casa, mas principalmente pela queda de renda, que se acentuou nos últimos meses”, lembra Solimeo.

A expectativa agora, segundo o economista, é que São Paulo passe o quanto antes para a fase verde do plano de flexibilização do governo, para que a economia ganhe um pouco mais de ritmo. “Mas, por enquanto, o Dia dos Pais deve ser uma motivação adicional para dar força ao varejo”, destaca.

O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP, com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 125 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
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