fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Com mulher no grid, Copa Sudeste de Kart começa neste sábado em Nova Odessa

Pela primeira vez em três anos, a Copa Sudeste de Kart terá uma mulher no grid. A estreante é a estudante de odontologia Talita Campagnone. Aos 24 anos, a jovem de Rio Claro pilota desde os 14 e promete dar trabalho aos rivais na competição que começa neste sábado (1º), no Kartódromo Internacional de Nova Odessa. A terceira edição de um dos maiores eventos de kart próprio do interior de São Paulo tem apoio da Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura Lazer e Turismo.

“Comecei com um RDZ [kart  equipado com motorização de moto] para aprender a andar. Aí tomei gosto pela coisa, comecei a me destacar e, quando tinha 15 anos, meu pai me deu um kart profissional”, conta a piloto, que já participou de mais de 30 corridas em vários municípios do Estado, entre eles Nova Odessa, Araraquara, Itu e Paulínia.

Em função dos estudos, Talita ficou quatro anos fora das pistas. “Entrei na faculdade e não sobrava tempo para participar de competições. Agora, estou tendo uma folga e consegui voltar. Fizemos um treino no sábado [25] e me surpreendi; fui bem para quem não andava há tanto tempo”, relata a piloto, inscrita na Copa Sudeste com o número 396. Talita vai competir na 125 Graduado, uma das oito categorias em disputa este ano.

Questionada sobre o comportamento dos homens na pista, ela revela que convive com o machismo desde que começou a pilotar. “Eu sempre vivi isso, já estou acostumada. Eles não admitem perder para uma mulher e tentam me tirar da pista de todo jeito. Mas, isso não me intimida. Pelo contrário; me motiva a querer vencer”, afirma a corredora, que vai para a pista com um macacão rosa, roxo, branco e preto.

Se depender do piloto Helton Rocha, campeão da 125 Graduado no ano passado, a vida da jovem não vai ser tão difícil na pista. “A Talita pilota muito bem. Na semana passada, estivemos juntos na pista. Vai ser uma disputa acirrada, mas ela pode contar comigo para o que precisar”, diz Rocha, sem esconder o desejo de conquistar o bicampeonato.

O piloto de Rio das Pedras admite que o machismo impera nos boxes e nas pistas, mas garante que Talita terá torcida extra. “A mulherada vai torcer para ela, inclusive a minha esposa. Vai ser muito bacana”, brinca Rocha, que é filho de piloto e terá a companhia do herdeiro, Helton Rocha Lima Junior, na temporada. O pequeno corre na categoria cadete.

O presidente da Copa Sudeste, Anderson Mantovani, festejou a participação de Talita. “Desde a primeira edição do evento, tentávamos colocar uma mulher no grid. A Talita é muito qualificada e fará um grande campeonato”, garante Mantovani.

O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo de Nova Odessa, Levi Tosta, classificou a estreia como inspiradora. “A presença dela nas pistas engrandece a Copa Sudeste e, certamente, vai incentivar outras mulheres a participarem da competição”, projeta Tosta.

A COPA. Dividida em dez etapas, a Copa Sudeste de Kart começa neste sábado e termina em 21 de novembro. A competição tem oito categorias: cadete, mirim e ligh, para crianças a partir dos 6 anos; 125 (Sênior e Graduado), F4 (Sênior e Graduado) e Força Livre. As provas ocorrerão sempre aos sábados, com largada às 14h. Ao longo da temporada, os vencedores de cada categoria ganharão os troféus ‘Cidade de Nova Odessa’, destinado aos ganhadores do 1º e 2º turnos, e o de campeão geral da competição. Aproximadamente 70 pilotos amadores e profissionais devem participar das provas.

O calendário completo da nova temporada, o regulamento das oito categorias e a galeria de imagens das provas de 2019 podem ser conferidos no site www.copasudestedekart.com.br

 

Calendário da temporada 2020

 

1ª etapa – 1º de fevereiro

2ª etapa – 7 de março

3ª etapa – 11 de abril

4ª etapa – 16 de maio

5ª etapa – 6 de junho

6ª etapa – 11 de julho

7ª etapa – 15 de agosto

8ª etapa – 19 de setembro

9ª etapa – 24 de outubro

10ª etapa – 21 de novembro

 

SERVIÇO

Copa Sudeste de Kart 2020 – 1ª etapa

Data: sábado, 1º de fevereiro
Treinos livres: a partir das 8h
Largada: 14h

Local: Kartódromo Internacional de Nova Odessa

Endereço: Rodovia Anhanguera, quilômetro 116 (acesso via Marginal)
Ingresso: entrada franca
Estacionamento: grátis

Comentários