25 de abril de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Com cerca de 200 mil novos casos ao ano, “Dezembro Laranja” chega para alertar sobre o perigo do câncer de pele

Compartilhe essa notícia!

Telemedicina pode ser aliada na busca por diagnóstico precoce

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de pele é o mais frequente no mundo e no Brasil, e ocorre quando as células da pele se multiplicam sem controle. São 185 mil novos casos ao ano, mas se descoberto no início, as chances de cura alcançam 90%. Desde 2014, o Dezembro Laranja marca a luta e prevenção contra o câncer de pele e a iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, promovida pela SBD – Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Tendo em mente que conscientizar é prevenir, a campanha Dezembro Laranja foi criada para que as informações sobre o câncer de pele cheguem até a população, alertando da importância do diagnóstico e tratamento precoce”, afirma a Dra. Lilian Galvão, dermatologista da Starbem, formada pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e mais de 30 anos de experiência. “É importante destacar que os cuidados com a pele devem ser iniciados na infância, por meio do exemplo e rotina dos próprios pais e familiares”, completa.

Existem dois tipos de câncer de pele: o melanoma (forma mais grave do tumor), ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é bem mais frequente em homens e mulheres e menos grave. Ambos têm cura se descobertos logo no início.

Telemedicina como precaução

Desde que a telemedicina chegou ao Brasil, juntamente com a pandemia, várias especialidades médicas puderam se aliar a ela como um grande reforço para o diagnóstico precoce e início de tratamentos necessários. A dermatologia foi uma dessas áreas. Segundo Leandro Rubio, CEO da Starbem, “conseguimos levar atendimento dermatológico para todo o Brasil, já que os dermatologistas se concentram em menos de 10% dos municípios brasileiros, segundo os Anais Brasileiros de Dermatologia”.

Além das teleconsultas com dermatologistas experientes e cuidado humanizado, a startup conta com outras 20 especialidades e a missão de democratizar o acesso à saúde. “O modelo de videochamada para consultas com dermatologistas e outros especialistas é adequado para todas as classes. As consultas com médicos pelo sistema público são demoradas em sua grande maioria, fazendo com que pacientes que não têm tempo, aguardem meses para terem uma oportunidade de atendimento, o que muitas vezes pode custar a sua vida. É contra isso que lutamos”, conclui Rubio.

Leandro Rubio, CEO da Starbem
Divulgação Anunciattho

Sobre a Starbem

A Starbem é uma health tech com um conceito inovador de saúde integrada e telessaúde que inclui consultas por videochamada para todo o país com médicos especialistas responsáveis pelo atendimento diferenciado da plataforma, além de descontos em exames. O agendamento das consultas é simples, rápido e prático pelo aplicativo, e o paciente é acompanhado de forma contínua, já que o prontuário com todo o histórico, prescrições e exames fica disponível. A missão da empresa é democratizar o atendimento médico de qualidade no Brasil. Para mais informações, acesse www.starbem.app.

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!