24Horas Saúde 

Coluna Ativa promove atividades no Ginásio Djaniro Pedroso

Coluna Ativa 01 - siteNesta semana, a Secretaria de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, por meio do setor de Educação Permanente, promoveu o 5º encontro do projeto Coluna Ativa, no Ginásio Djaniro Pedroso. Foram realizadas atividades práticas, de Cinesiologia e Ergonomia/Simulação de ambiente de trabalho e do lar, com orientações do ortopedista Rodrigo D’Agostino e do fisioterapeuta João Calvino. Na ocasião foi entregue ao grupo uma cartilha do Coluna Ativa,  para ser utilizada até a finalização do grupo, orientando na prática das atividades futuras.

No total, são 10 encontros semanais com 15 participantes. O grupo é orientado por uma equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros, nutricionista, psicóloga, ortopedista e fisioterapeuta. Também são abordados temas teóricos e desenvolvidas atividades práticas: anatomia relacionada a dor nas costas, biomecânica postural, epidemiologia, fisiopatologia das enfermidades, cinesiologia, nutrição e dieta, valorização das relações humanas, ergonomia, treino de postura corporal, simulação de ambiente de trabalho e do lar, prática na praça de atividades físicas e programas individuais de reabilitação.

O objetivo é melhorar a atenção para os cuidados com a postura correta da coluna e aperfeiçoar a assistência nas áreas da ortopedia, neurocirurgia, dor crônica e fisioterapia junto aos pacientes. O próximo encontro está previsto para a próxima quarta-feira (13), no Parque dos Ipês, onde serão desenvolvidas atividades práticas com o auxílio de aparelhos e presença novamente de fisioterapeuta e ortopedista. As atividades do grupo prosseguem até o próximo mês, quando os pacientes serão reavaliados de forma individual pela equipe do programa.

Comentários

Leia também...

Deixe uma resposta