fbpx

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

Coleta Seletiva aumenta 20% em outubro

A Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, coletou 35,5 toneladas de resíduos recicláveis em outubro no programa de Coleta Seletiva. A quantidade é 20% superior ao registrado em setembro, quando foram coletadas 29,7 toneladas de resíduos recicláveis. Este é o quinto aumento consecutivo no número de resíduos coletados. Anteriormente, a Prefeitura coletou 28 toneladas em agosto, 24 em julho, 23,3 em junho e 9 toneladas em maio.

 

O atual sistema de Coleta Seletiva em Santa Bárbara dispõe de dois caminhões realizando a coleta porta a porta além de conteineres específicos espalhados pelo município. Mais de 70% da área urbanizada é atendida e a meta da atual Administração Municipal é atingir 100% em 2015 por meio de parcerias e ampliações dos serviços próprios.

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Cléber Canteiro, o aumento da coleta seletiva resulta não apenas em benefícios ambientais, mas também na geração de renda daqueles que atuam na cooperativa de reciclagem Recicoplast. “Quanto maior a coleta seletiva, menor o número de resíduos que são destinados ao Aterro Municipal, gerando menor impacto ao meio ambiente e financeiro com a operação do aterro. Além disso, todo o reciclável coletado vai para a cooperativa, gerando oportunidade e renda aos cooperados”, comentou. “A população vem entendendo dia a dia a importância da coleta, que funciona da melhor forma possível nos 93 bairros que recebem o serviço, de segunda a sábado”, acrescentou.

 

Parcerias

 

O programa “Dê a Mão Para o Futuro”, formulado no município em parceria entre a Prefeitura e Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, entrou em ação no fim do mês de outubro. Nos próximos três anos, profissionais de diversos setores realizarão a capacitação dos cooperados barbarenses e a aquisição de equipamentos para melhorar o funcionamento da cooperativa. Outro foco dessa parceria está em juntar as cooperativas da região para que haja a comercialização em conjunto dos resíduos coletados.

 

Além desta, outra parceria em atividade é a da Prefeitura com a TetraPak, empresa responsável em fornecer materiais para serem utilizados na divulgação do programa de Coleta Seletiva e no fomento da Educação Ambiental nas escolas do município.

Comentários

Dennis Moraes