26 de abril de 2024

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Coleção oferece download gratuito de 43 livros

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Parceria é entre Pró-reitoria de Graduação da Unesp e selo Cultura Acadêmica
[08/04/2015]

A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da Unesp oferece, para download gratuito, em parceria com a Cultura Acadêmica, 43 livros. Eles podem ser ser baixados em http://www.culturaacademica.com.br/colecoes.asp?col_id=12

A Cultura Acadêmica é o segundo selo da Fundação Editora da Unesp, cujo selo central é o Editora Unesp, que existe desde 1987 e tornou-se marca já consagrada com um catálogo que a caracteriza como editora universitária de destaque junto ao leitor brasileiro e ibero-americano.

O segundo selo foi criado para auxiliar o atendimento às múltiplas demandas editoriais da Universidade Estadual Paulista – Unesp – uma universidade multicampus e com um enorme contingente de docentes, pesquisadores e pós-graduandos. Com a ampliação do número de títulos editados pelo selo Cultura Acadêmica, a Fundação Editora da Unesp abre novas oportunidades de publicação num momento em que a pesquisa acadêmica e sua divulgação são cada vez mais necessárias.

Autônomo e descentralizado em relação ao selo de origem, o selo Cultura Acadêmica presta-se a novas experimentações, abre-se a parcerias editoriais com órgãos da direção central da Unesp, como a Prograd, buscando sempre a qualidade pautada nos conselhos editorias e comissões científicas responsáveis por cada um dos volumes publicados.

Sintonizada com as tecnologias da textualidade eletrônica e também com a transmissão gratuita de conhecimento gerado nas pesquisas da universidade pública, a Coleção Prograd Digital é um importante passo do selo no universo de possibilidades da publicação e da leitura acadêmica.

Conheça os livros da Coleção Prograd Digital:

Física-Matemática: teoria e aplicações
Sardella, Edson
O objetivo principal da obra é proporcionar aos alunos de Física os elementos essenciais para facilitar o acompanhamento e compreensão mais efetivos das disciplinas profissionalizantes do Curso de Licenciatura, tais como: Eletromagnetismo, Estrutura da Matéria, e Mecânica Quântica.

Solos colapsíveis: identificação, comportamento, impactos, riscos e soluções tecnológicas
Lollo, José Augusto de (Organizador)
O livro reúne conhecimentos acerca da caracterização, descrição de comportamento, enfoques de estudo e soluções tecnológicas para avaliação de comportamento colapsível de solos e obras de engenharia a serem implantadas em contato com solos colapsíveis. Solos colapsíveis ocorrem em vastas áreas de vários estados brasileiros e o conhecimento acerca dos mecanismos do colapso, sua previsão, e propostas para reduzir os danos causados em obras de engenharia é bastante recente. O livro tem por principal objetivo estender o conhecimento acerca dos solos colapsíveis (hoje restrito à pesquisadores e engenheiros especialistas em mecânica dos solos e fundações) a alunos de graduação em engenharia civil e outras áreas do conhecimento com interesse no tema e ao grande público.

Jogo como recurso pedagógico no contexto educacional, O
Lima, José Milton de
A obra parte do pressuposto de que está instalada uma falsa dicotomia entre o jogo e o trabalho escolar nas instituições educacionais. As duas atividades são tratadas, no interior das escolas, de modo assimétrico, desigual. Enquanto o trabalho escolar é concebido como o núcleo central do processo ensino-aprendizagem e meio para o desenvolvimento infantil, o jogo, por sua vez, é visto como secundário, prescindível e descartável. Neste cenário, o autor concebe o jogo como fonte de conhecimento, resultante de aprendizagem social e um valioso recurso que promove o desenvolvimento das faculdades humanas da criança da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico-prático elaborado possibilita uma interpretação do jogo, revela aspectos sobre sua evolução e importância para o desenvolvimento da criança e, ainda, destaca o papel do professor como enriquecedor da cultura lúdica e responsável pela garantia de condições materiais, espaciais e temporais para que as crianças possam vivenciar situações lúdicas no cotidiano escolar.

Abacate: aspectos técnicos da produção
Leonel, Sarita e Sampaio, Aloísio C.
Abacate – aspectos técnicos da produção contém as informações mais recentes sobre o assunto, onde foram selecionados textos que tratam dos aspectos econômicos do mercado nacional e internacional, das características botânicas, das técnicas de plantio, do manejo e tratos culturais, da identificação das pragas e doenças e do uso terapêutico da planta.

Política educacional e organização da educação brasileira
Brandão, Carlos da Fonseca
A presente obra discute a política educacional vigente no Brasil desde 1995, tendo como referências principais a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Plano Nacional de Educação (PNE), a partir de cada um dos níveis e modalidades de ensino, bem como a questão da formação dos professores e do financiamento e gestão da educação, de forma a explicitar toda a organização da educação brasileira.

Trigonometria
Chueiri, Vanilda Miziara Mello e Gonçalves, Eliete Maria
O texto apresenta as funções trigonométricas e os conceitos relacionados, com exemplos comentados e representação gráfica. Com a apresentação de exercícios detalhadamente resolvidos, objetivou-se mostrar ao estudante estratégias de resolução e encaminhamento, chamando a atenção para os erros mais freqüentes, usando todo o mecanicismo necessário para que ele atente a todas as “passagens”, ou seja, todo o “algebrismo” utilizado que ele, muitas vezes, desconhece. Em suma, pretende-se que o aluno, revendo objetivamente esses conteúdos já tratados anteriormente no Ensino Médio, “revisite” os conceitos e domine as técnicas de que necessita para bem acompanhar o que é discutido nas disciplinas de seu curso de graduação. Assim, é um texto de acompanhamento para as disciplinas dos cursos da área de Ciências Exatas que utilizem os conceitos nele abordados, que pode ser consultado pelo aluno sempre que necessitar.

Funções reais de uma variável real
Chueiri, Vanilda Miziara Mello e Gonçalves, Eliete Maria
O texto apresenta conceitos básicos sobre as principais funções (com exceção das funções trigonométricas, que são tratadas em outro texto), com exemplos comentados e representação gráfica. Com a apresentação de exercícios detalhadamente resolvidos, objetivou-se mostrar ao estudante estratégias de resolução e encaminhamento, chamando a atenção para os erros mais freqüentes, usando todo o mecanicismo necessário para que ele atente a todas as “passagens”, ou seja, todo o “algebrismo” utilizado que ele, muitas vezes, desconhece. Em suma, pretende-se que o aluno, revendo objetivamente esses conteúdos já tratados anteriormente no Ensino Médio, “revisite” os conceitos e domine as técnicas de que necessita para bem acompanhar o que é discutido nas disciplinas de seu curso de graduação. Assim, é um texto de acompanhamento para as disciplinas dos cursos da área de Ciências Exatas que utilizem os conceitos nele abordados, que pode ser consultado pelo aluno sempre que necessitar.

Números e funções complexas: representação e interpretação gráfica
Marques, Emília de Mendonça Rosa; Silva, Edvaldo Lima da e Souza, Aguinaldo Robinson de
Neste livro são tratadas as compreensões do conceito de número complexo bem como suas relações através de funções visando uma apresentação através de uma abordagem visual. Tal abordagem tem se mostrado de grande relevância frente a novas possibilidades tecnológicas.

Sociedade, educação e subjetividade: reflexões temáticas à luz da psicologia sócio-histórica
Martins, Lígia Márcia (Organizador)
Os textos que integram esta coletânea vinculam-se às áreas de Psicologia Social e Psicologia da Educação, versando sobre diversas temáticas à luz da epistemologia materialista histórico – dialética e da psicologia Sócio-Histórica. Os temas abordados compreendem: reflexões acerca da historicidade da psicologia e dos fenômenos psicológicos; fundamentos epistemológicos da Psicologia Sócio-Histórica; políticas públicas para a saúde e saúde mental; análise da categoria marxiana de sociedade; a educação como dado fundante da humanização e as contribuições da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski para uma atuação crítica em psicologia e educação. Na qualidade de textos didáticos, tais conteúdos são representativos do percurso de formação proposto no curso de Psicologia da UNESP/Bauru em relação à Psicologia Social, Educação e Psicologia Escolar.

Atlas de parasitologia humana
Angulski, Luis Felipe R. B.; Serra, Luciene M. Mascarini; Silva, Reinaldo José da e Tavares, Diego Freitas
A presente obra é uma coletânea dos principais agentes etiológicos e vetores de importância em Parasitologia Humana. Os parasitos e vetores são apresentados através de fotos coloridas, destacando-se as principais estruturas empregadas para a identificação. É um importante guia de aulas práticas que contribuirá para o aprimoramento das atividades didáticas realizadas no laboratório de Parasitologia. O material fotografado é parte integrante do acervo didático do Departamento de Parasitologia do Instituto de Biociências da UNESP, Câmpus de Botucatu/SP.

Padronização de técnicas antropométricas
COLABORADORES, e Freitas Júnior, Ismael Forte
Nesta obra foram reunidas descrições das principais medidas antropométricas utilizadas em trabalhos sobre crescimento e desenvolvimento físico humano, estado nutricional, composição corporal, proporções e comprimento de segmentos corporais, que foram obtidas dos principais pesquisadores da área em termos mundiais. Pode ser utilizada em diversas áreas como Medicina, Educação Física, Esporte, Nutrição, Fisioterapia, Ergonomia, Enfermagem e outras que necessitam obter medidas corporais.

Química e tecnologia de óleos vegetais
Jorge, Neuza
Este material, dirigido a estudantes e profissionais da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, reúne informações básicas a respeito da química e tecnologia de óleos vegetais. A autora aborda nos primeiros capítulos a química de lipídios, suas propriedades físicas, reações químicas e oxidação lipídica. Em seguida, expõe sobre as principais fontes de óleos vegetais comestíveis e preparação da matéria-prima para o processo de extração. Finalmente, apresenta os diferentes tipos de extração e etapas da refinação de óleos vegetais, destacando a degomagem, a neutralização, a clarificação e a desodorização

Sistema de produção agropecuário brasileiro: características e evolução recente
Baccarin, José Giacomo
Analisa-se o desempenho recente, pós 1990, do Sistema de Produção Agropecuário Brasileiro, detalhando alguns resultados econômicos e sociais alcançados e discorrendo sobre suas prováveis causas explicativas, com destaque para a Política Agropecuária. Leva-se em conta o relativamente alto nível de participação que o Brasil conquistou no mercado agrícola mundial, através da exportação de ampla gama de produtos, alguns não tipicamente tropicais. Considera-se também o conceito de sistema produtivo, com a produção agropecuária apresentando fortes ligações com ramos industriais e de serviços a seu montante e a seu jusante.

Elementos da teoria dos números
Feitosa, Hércules de Araujo e Nascimento, Mauri Cunha do
O texto apresenta propriedades da divisibilidade de números inteiros e suas aplicações aos conceitos de bases numéricas, de máximo divisor comum, de mínimo múltiplo comum, de números primos, de congruências, de equações diofantinas lineares e de alguns números especiais. Apresenta também as ternas pitagóricas e o Último Teorema de Fermat, bem como algumas curiosidades sobre números. Procurou-se apresentar estes elementos de teoria dos números em linguagem clara, de maneira a incluir todos os conceitos necessários para o desenvolvimento da teoria e fazer o texto acessível a qualquer pessoa que se interesse pelos assuntos nele abordados.

Mineralogia óptica de cristais transparentes parte prática
Galembeck, Tamar Milca Bortolozzo; Machado, Fabio Braz; Nardy, Antonio José Ranalli e Zanardo, Antenor
Mineralogia Óptica de Cristais Transparentes é um livro que associa a teoria essencial e sua aplicação na técnica para a determinação de propriedades ópticas dos minerais ao microscópio de luz polarizada transmitida.

Aspectos formais da computação
Santos, Clotilzio Moreira dos e Silva, Aparecida Francisco da
No livro, apresentamos conceitos e resultados introdutórios de lógica clássica, aritmética dos números inteiros, estruturas booleanas e finalizamos com um capítulo onde exploramos alguns conceitos e resultados relacionados a computabilidade de funções e de decidibilidade de predicados. A idéia principal é trabalhar os conceitos, explorando exemplos e propondo exercícios clássicos e úteis para a um aluno ingressante em cursos de ciência da computação.

Cálculo para um curso de Química volume 1
Barrozo, Sidinéia e Bizelli, Maria Helena S. S.
Este material foi elaborado para ser o material de apoio aos alunos que cursam a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Química da Unesp, Campus de Araraquara. Estes cursos, assim como os demais cursos de Química da Unesp, concentram o conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral em dois semestres, o que os diferenciam da maioria dos cursos da área de exatas, que normalmente distribui tal conteúdo ao longo de quatro semestres, tratando do Cálculo de uma variável nos dois primeiros semestres e do Cálculo de duas variáveis, nos dois semestres subseqüentes. Esta particularidade sugere um material mais específico, que contemple os tópicos que devam ser trabalhados e, ao mesmo tempo, os apresentem em uma seqüência lógica e harmoniosa, focando a compreensão e a aplicação dos conteúdos. Além disso, é mais motivador ao aluno um material que apresente aplicações voltadas para a área, favorecendo a apreensão do conhecimento adquirido. Assim, com esse intuito, desenvolvemos este material, o qual vem sendo utilizado e reformulado ao longo dos últimos anos e apresentando bons resultados. Esperamos que possa ser útil também a outros cursos de Química.

Abordagens pedagógicas do ensino de linguagens em EJA
Girotto, Cyntia Graziella Guizelim Simões e Miguel, José Carlos (Organizador)
O livro “Abordagens pedagógicas do ensino de linguagens em EJA” resulta de um esforço coletivo desenvolvido na FFC – UNESP – campus de Marília com vistas à discussão sobre políticas públicas na área de educação de jovens e adultos e, em especial, sobre o processo de formação inicial e contínua de educadores. Trata-se, a EJA, de um vasto campo de práticas pedagógicas e reflexões teóricas que busca a superação dos limites da alfabetização instrumental. Assim, a obra analisa processos formativos diversos que estabelecem contrapontos da construção da linguagem com a problemática da formação para o trabalho, com o desenvolvimento comunitário e a formação artística e política que não se restringem ao campo escolar.

Oficinas de estudos pedagógicos
Reflexões sobre a prática do Ensino Superior
Pinho, Sheila Zambello
Os textos incluídos nesta publicação foram utilizados originalmente como material de apoio de um programa da Pró-Reitoria de Graduação da Unesp voltado para a reflexão sobre a prática de ensino de docentes da Universidade. Tais textos expressam idéias de autores que têm contribuído para o debate sobre a universidade pública no Brasil e sobre as questões da educação e do ensino universitário. A decisão de publicá-los dentro do Programa de Apoio à Produção de Material Didático justifica-se pela oportunidade de divulgar o material, que poderá subsidiar docentes interessados, das várias áreas do conhecimento, em suas reflexões e discussões sobre docência e qualidade do ensino na universidade. A publicação inclui, ainda, uma versão condensada do texto do projeto institucional que deu origem às Oficinas de Estudos Pedagógicos, denominação do programa referido, elaborado em 2005 e implantado de 2006 a 2008 em toda a Unesp. Como coordenadora geral do Projeto de Formação Contínua de Docentes, confirmo o sucesso das Oficinas como uma contribuição efetiva à construção coletiva do projeto político-pedagógico da instituição Unesp, visando à qualidade do ensino de graduação e à formação de profissionais que correspondam às exigências da responsabilidade social da universidade pública. Espero que esta publicação possa estimular um trabalho permanente de sistematização de idéias e experiências significativas sobre as dimensões estruturais, epistemológicas e metodológicas da prática do ensino superior.

Matérias graxas alimentícias
Jorge, Neuza
Este material, dirigido a estudantes e profissionais da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, reúne informações relacionadas com os principais projetos desenvolvidos na Linha de Pesquisa em que está inserida a autora, sintetizando a contribuição ao estudo sobre as matérias graxas alimentícias. A autora faz uma breve introdução e aborda nos quatro capítulos a tecnologia de fritura, os antioxidantes em óleos e gorduras, os compostos biativos em óleos vegetais e, por fim, as considerações finais.

Orçamento público
abordagem tecnopolítica
Pires, Valdemir
O objetivo deste livro – que se pretende didático sem reduzir-se a esquemas explicativos simplificados que não permitem tratar adequadamente de assuntos complexos, como o Orçamento Público – é abordá-lo na perspectiva tecnopolítica e não simplesmente operacional, até porque manuais práticos de gestão orçamentária são abundantes no Brasil, havendo vários de boa qualidade disponíveis gratuitamente na rede mundial de computadores.

Atlas de Anatomia Seccional
Freitas, Valdemar de e Horta Júnior, José de Anchieta de Castro e
O Atlas de Anatomia Seccional situa-se no campo das ciências básicas da área da saúde, com especial relevância para os estudantes de medicina e física médica além de médicos residentes. O objetivo deste Atlas é constituir uma fonte de consulta adicional, além dos Atlas clássicos de Anatonia, que apresente o corpo humano com uma abordagem complementar, mais próxima daquela utilizada rotineiramente pelo profissional da área da saíde durante a interpretação de exames de imagem, proporcionando referencias para o estudo da estrutura do corpo em secções transversais.

Experimentando Ciência
Teorias e práticas para o ensino da biologia
Campos, Raquel Sanzovo Pires de; Carvalho, Marina Begali; Otsuka, Helton e Silva, Heber Ricardo
Este livro reúne fundamentos das Ciências Biológicas, em temas diversos que fazem parte de conteúdo normalmente desenvolvido no ciclo básico, principalmente no nível médio. Os capítulos, compostos por uma parte teórica e pelo item “Experimentando uma idéia”, permitem a licenciandos em estágio supervisionado e a professores de Ciências e Biologia, suporte teórico para o desenvolvimento de aulas sobre os assuntos aqui reunidos, e orientações para a produção de materiais didáticos, que poderão facilitar o desenvolvimento de conceitos e idéias fundamentais sobre os respectivos temas. Endereços eletrônicos específicos para assuntos de alguns capítulos foram acrescentados para que gravações em vídeo possam ser acessadas via internet, com esclarecimentos adicionais sobre a construção e funcionamento dos materiais didáticos desenvolvidos e testados pelos licenciandos de 2007, no evento “Experimentando Ciência”, junto a alunos da rede pública e particular de ensino de Botucatu e região, e público em geral. Com linguagem e explicações trabalhadas para facilitar a compreensão, este livro poderá ser útil também
a todos aqueles que se interessam por temas científicos.

Introdução à pesquisa operacional
Marins, Fernando Augusto Silva
A Pesquisa Operacional (PO) é uma área da Engenharia de Produção que proporciona aos profissionais, que têm acesso ao seu escopo, um procedimento organizado e consistente que o auxiliará na difícil tarefa de gestão de recursos humanos, materiais e fi nanceiros de uma organização. De fato, a Pesquisa Operacional oferece um elenco interessante de áreas, modelos e algoritmos que permitem ao gestor tomar decisão em problemas complexos, onde deve ser aplicada a ótica científica. O material deste livro corresponde a um curso semestral introdutório à PO, abordando a Programação Linear, Algoritmos para Modelos em Redes e Modelos Estocásticos da Teoria de Filas.

Brincando e Aprendendo
Um novo olhar para o ensino da música
Fernandes, Iveta Maria Borges Ávila
Fruto de pesquisas dos participantes do Projeto Tocando, Cantando,… fazendo música com crianças, este livro apresenta grande variedade de material didático, criado e experimentado em sala de aula pela equipe escolar de cada escola (na qual está incluso o pesquisador de música) de Educação Infantil e/ou de Ensino Fundamental I. Reúne diversidade de jogos, materiais didáticos, composições musicais, visando desenvolver conhecimentos em música e ensino de música. O livro, ricamente ilustrado, é complementado por material de áudio disponível gratuitamente (clique aqui) que além de oferecer matrizes para que o jogo ou material didático seja construído, traz também vídeos  e composições musicais feitas nas escolas!

Roteiro prático da disciplina de produção e tecnologia de sementes
Análise da qualidade de sementes
Bertolin, Danila Comelis; Oliveira, Simone Aparecida de e Sá, Marco Eustáquio de
Este livro tem o objetivo de descrever, de forma detalhada, as principais metodologias utilizadas para análise de sementes. Sendo assim, estão descritos e algumas vezes ilustrados, os procedimentos de: amostragem e preparo de amostras, análise física e fisiológica, testes de vigor, avaliação da viabilidade, testes rápidos. Além disso, constam anexos com recomendações para análise de amostras de sementes provenidentes das culturas mais utilizadas comercialmente. Espera-se que, através desta obra, o aluno possa aprender a realizar análises de sementes nos seus trabalhos acadêmicos e, também, como profissional no mercado de trabalho.

Invariantes Topológicos
Libardi, Alice Kimie Miwa; Melo, Thiago de e Vieira, João Peres
A classificação de espaços topológicos, a menos de homeomorfismos, em geral é feita através de objetos matemáticos que podem ser grupos, números ou mesmo propriedades topológicas, chamados invariantes topológicos. Neste texto são apresentados os seguintes invariantes topológicos: a conexão, o grupo fundamental, os grupos de homologia simplicial e a característica de Euler. Como aplicações destes invariantes, apresentamos a classificação dos intervalos da reta, o teorema de invariância da dimensão e a classificação de superfícies fechadas, via características de Euler. Um dos objetivos é dar uma motivação aos alunos para que prossigam no estudo de outros invariantes, conduzindo-os naturalmente para a Topologia Algébrica. Este texto é fruo de nossa experiência como professores do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Câmpus de Rio Claro, UNESP – Universidade Estadual Paulista, onde ministramos as disciplinas Espaços Métricos, Espaços Topológicos e Tópicos de Topologia para o curso de graduação em Matemática e Tópicos de Topologia para o curso de pós-graduação Matemática Universitária.

Bioestatística
Padovani, Carlos Roberto
O texto apresenta noções básicas de estatística descritiva e gráfica, probabilidades, distribuições robabilísticas, estimação e teste de hipóteses envolvendo uma abordagem não feita sob o aspecto tradicional de conceitos, fórmulas e uso de “pacotes” computacionais para os cálculos estatísticos, mas sim, trazendo a realidade do cotidiano dos alunos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde para o processo de ensino-aprendizagem.

Práticas de eletromagnetismo
Coleta e análise de dados experimentais
Abrego, José Ramon Beltran; Bossa, Guilherme Volpe; Caetano, Daniel Lucas Zago e Oliveira Junior, Antonio Bento
A presente obra expõe os experimentos referentes aos tópicos de eletricidade e magnetismo frequentemente abordados nos cursos de Física básica. Ao longo do texto, é apresentado ao leitor o manuseio de instrumentos de medidas elétricas, o procedimento de montagem e a análise de circuitos elétricos (RC, RL e RLC), entre outros temas. Concomitantemente à descrição de cada experimento, há uma exposição da teoria envolvida e uma breve discussão, em termos dos tópicos relacionados, dos resultados obtidos experimentalmente. Em suma, esta obra pretende complementar os fundamentos usualmente transmitidos em aulas teóricas das disciplinas básicas de Eletricidade e Magnetismo.

Dispensação de medicamentos essenciais de uso ambulatorial
Orientações para o uso correto
Carradore, Mariane Dias (Participação); Mastroianni, Patrícia de Carvalho (Coordenador) e Varallo, Fabiana Rossi (Participação)
O procedimento de dispensação deve assegurar que o medicamento de boa qualidade seja entregue ao paciente certo, na dose prescrita, em quantidade adequada, com informações sufi cientes para o uso correto, além de embalado de forma a preservar a qualidade do produto. Trata-se do atendimento de um paciente único, com consequentes necessidades e características únicas e específi cas, a ser levadas em conta no momento da dispensação. Cada capítulo traz informações sobre defi nição, orientação de uso e armazenamento da forma farmacêutica e a lista dos fármacos da RENAME. Orientações específicas de cada fármaco estão dispostas em ordem alfabética, no Apêndice. Neste contexto, o trabalho proposto objetiva orientar os farmacêuticos que atuam na dispensação de medicamentos de uso ambulatorial a realizá-la de forma adequada e segura, prevenindo erros de medicação e promovendo a adesão e o uso correto.

Construção e utilização de lunetas no ensino de astronomia
Andriatto, Anderson Alexandre; Bacha, Marcelo Gomes; Iachel, Gustavo e Scalvi, Rosa Maria Fernandes
As etapas de construção de uma luneta, utilizando método totalmente artesanal, são abordadas de forma aplicadas ao ensino de Física e Astronomia. O construtor habilidoso tem como resultado fi nal um instrumento com qualidade óptica sufi ciente para iniciar a prá tica observacional do céu noturno. Além da construção da luneta, os conceitos básicos de Astronomia também são explorados, incentivando estudantes de qualquer nível de ensino a conhecer mais sobre essa ciência.

Trilhando os Solos
Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino de Solos
Jerônimo, Denise Dantas ; Nunes, João Osvaldo Rodrigues e Perozzi, Andressa Bigoni
Esta obra é o resultado de um trabalho coletivo, cuja preocupação maior é a integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão, no qual o uso de recursos didáticos é visto como facilitador no processo de aprendizagem. Neste sentido, o projeto “Trilhando pelos Solos”, desde 2004, realiza no Laboratório de Sedimentologia e Análise de Solos (LabSolos), da Faculdade de Ciências e Tecnologia/UNESP, em Presidente Prudente-SP, atividades que visam ensinar os fatores de origem do solo e sua conservação. Para isto utiliza vários materiais didáticos como maquetes, macropedolitos, amostras de rocha, representação de depósitos tecnogênicos e kits de solo para complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula e preencher a lacuna deixada a respeito do tema nos livros didáticos dos Ensinos Fundamental e Médio. Assim, o livro TRILHANDO OS SOLOS Atividades Lúdicas e Jogos no Ensino de Solos, complementa o difícil desafi o de conciliar a atividade didática relacionando o lúdico e o trabalho escolar. Os autores procuram mostrar como é possível no interior da escola, ensinar conteúdos relacionados ao ensino de solos,  desenvolvendo atividades lúdicas (jogos, fl anelógrafos, histórias em quadrinhos), associado a um projeto didático pedagógico que auxilie na formação dos estudantes.

Qual o valor da vinhaça?
Mitigação de impacto ambiental e recuperação de energia por meio da digestão anaeróbia
Fuess, Lucas Tadeu e Garcia, Marcelo Loureiro
Esta obra apresenta uma avaliação qualitativa e quantitativa de produção de energia por meio do processo biotecnológico digestão anaeróbia a partir do tratamento de vinhaça, resíduo oriundo da produção do etanol. Aspectos fundamentais e aplicados são também apresentados sobre a produção de energia, permitindo ao estudante utilizar esta referência como um guia na sua própria construção de cenários energéticos em indústrias e usinas que podem utilizar a digestão anaeróbia como a biotecnologia para a mitigação de impactos ambientais relativos ao manejo de seus resíduos, utilizando-se os recursos naturais de forma racional. O tema recuperação e aproveitamento de energia tem ganhado destaque na área científica e tecnológica. Esta obra apresenta ao leitor um protocolo didático e detalhado para iniciantes, propiciando o aprendizado de fundamentos básicos para posterior aplicação em layouts de plantas produtivas para geração de subsídios de projeto. Portanto, este livro tem também como audiência consultores e engenheiros que trabalham com questões de meio ambiente referentes ao aproveitamento energético a partir do tratamento de efluentes.

Embalagens para alimentos
Jorge, Neuza
Este material, dirigido a estudantes e profissionais da área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, reúne informações básicas a respeito de embalagens para fins alimentícios A autora aborda sobre alguns conceitos gerais, embalagens metálicas, plásticas, de vidro, de papel/cartão/papelão, flexíveis e rotulagem.

Jogos de mesa adaptados ao ensino do atletismo na escola passo a passo
Daniel, Juliana Cardoso e Matthiesen, Sara Quenzer
Destinado a incentivar o ensino do atletismo em aulas de Educação Física, esse livro descreve, passo a passo, como produzir jogos de mesa que contribuam para atingir esse objetivo. A adaptação de jogos de mesa já conhecidos, deu origem a 5 jogos de mesa destinados ao ensino do atletismo, como é o caso dos jogos: Memória do atletismo, Micotismo, Dominando o atletismo, Quebra-cabeça da corrida e Damas na pista. Espera-se que, em contato com esse material, os professores de Educação Física (e futuros profi ssionais da área) possam criar muitos outros jogos com o auxílio de seus alunos, levando-os a conhecer um pouco mais acerca dessa bela modalidade esportiva: o atletismo!

Ser e tornar-se professor
Práticas educativas no contexto escolar
Mendonça, Sueli Guadelupe de Lima (Organizador); Pinho, Sheila Zambello (Organizador); Rubo, Elisabete Andrello (Organizador); Spazziani, Maria de Lourdes (Organizador) e Villarreal, Dalva Maria de Oliveira (Organizador)
O livro “Ser e tornar-se professor: práticas educativas no contexto escolar” reúne artigos que relatam diferentes dimensões do trabalho desenvolvido pelos projetos dos Núcleos de Ensino e do Programa de Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) realizadas em escolas públicas situadas em 14 municí­pios do estado de São Paulo, regiões que a Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho oferece cursos de licenciatura.

Introdução ao estudo da álgebra linear
Chueiri, Vanilda Miziara Mello; Cruz , Luiz Francisco da e Gonçalves, Eliete Maria
A presente obra apresenta uma introdução ao estudo da Álgebra Linear, com a finalidade de atender aos alunos dos cursos da área de Ciências Exatas que contemplam essa disciplina. Utiliza-se uma linguagem simples e objetiva, porém precisa, com exemplos resolvidos, de forma a esclarecer a teoria exposta, ilustrando graficamente, quando possível, e com alguns comentários sobre erros frequentes. Além disso, propõem-se exercícios de fixação dos conceitos e resultados abordados ao final de cada capítulo, e exercícios gerais no final do livro. São abordados tão somente os tópicos que, usualmente, são ensinados nos cursos de graduação, além de um capítulo introdutório, com informações sobre formas de demonstração de teoremas, de forma que o estudante possa melhor compreender o texto que está estudando.

Apontamentos de uma arte-educadora – Artes cênicas
André, Carminda Mendes
O material didático é fruto de muitas escritas e reescritas do programa de ensino da disciplina Teatro e Educação que a autora ministra no Curso de Licenciatura em Arte – Teatro no Instituto de Artes – Unesp. O livro é dividido em três módulos que, por sua vez, são subdivididos em “aulas”. O primeiro módulo trata da relação entre política e arte, iniciando a discussão com as ideias de teatro encontradas nas crônicas elaboradas Machado de Assis. O segundo módulo trata da relação entre formação do sujeito, subjetividade e poder. Aqui a autora, no intuito de mostrar como funciona a relação entre escola e poder na cidade de São Paulo das primeiras décadas do séc. XX, nos apresenta as estreita relações das políticas públicas estreitadas com o pensamento. Ainda aqui, a autora vai à teoria do conhecimento, trazendo os modelos clássicos (subjetivo, mecanicista e dialético) e a noção de conhecimento como invenção de Nietzsche por Michel de Foucault. O terceiro e último módulo trata de relacionar algumas filosofias da educação que apareceram no cenário brasileiro a partir dos anos de 1960, e o ensino da arte na escola pensado a partir dessas perspectivas. O livro é finalizado em aula que aborda caminhos para se pensar processos educativos a partir de processos criativos de certa produção contemporânea de arte.

Estruturas algébricas
Mauri Cunha do Nascimento
Hércules de Araujo Feitosa
O objetivo deste livro é apresentar um texto introdutório sobre os conceitos da álgebra para um curso de graduação. No capítulo introdutório, está uma breve apresentação de alguns conceitos básicos sobre conjuntos e operações com conjuntos, seguida do tema das relações, relações de ordem e relações de equivalência, que são necessários para o desenvolvimento das estruturas algébricas abordadas nos capítulos seguintes: grupos, anéis e corpos. O volume trata também de polinômios e de extensões de corpos. Estes temas são essenciais para a parte fi nal, que discute os três problemas clássicos da antiguidade. Desenvolve discussões sobre as construções geométricas apenas com régua e compasso e, na sequência, sobre a resolução de equações por meio de radicais.

Delineamento de Experimentos
Roberto Padovani, Carlos
O texto apresenta noções básicas, históricas e conceituais de delineamentos experimentais, em particular dos planejamentos inteiramente casualizado e em blocos completos casualizados, complementado com os esquemas fatoriais, correlação e regressão linear simples e testes de aderência e associação para variáveis categorizadas. A abordagem não é realizada sob o aspecto tradicional de fórmulas e uso de “pacotes” computacionais para os cálculos estatísticos, mas sim, trazendo à realidade o planejamento e o desenvolvimento da experimentação aos alunos das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.

Formas Elementares: Diagonal, Triangular e de Jordan
Alves, Carina; Peres Vieira, João e Perissinotto Junior, Anízio
As formas elementares são parte integrante de um curso de Álgebra Linear para licenciandos, bacharelandos e pós-graduandos em Matemática. Trata-se de um tema extremamente importante não apenas na Matemática como também em aplicações na Física e Engenharia. O objetivo central deste livro é abordar de forma clara e objetiva a forma diagonal, a forma triangular e a forma de Jordan, tópicos estes em via de regra explorados de forma bem superficial nos livros didáticos de Álgebra Linear em nível de graduação. Este texto é fruto de nossa experiência como professores e/ou ex-professores do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, campus de Rio Claro, Unesp – Universidade Estadual Paulista, onde ministramos a disciplina Álgebra Linear para o cursos de Graduação em Matemática e de Pós-Graduação em Matemática.

Práticas de óptica e introdução à física moderna: coleta e análise de dados experimentais
Abrego, José Ramon Beltran; Antoniassi, Rodolfo Molina ; Bossa, Guilherme Volpe; Caetano, Daniel Lucas Zago; Junior, Antonio Bento de Oliveira e Oliveira, Vinícius Martins de
A presente obra tem por base os experimentos referentes aos tópicos de Óptica comumente tratados nos cursos de Física. Ao longo do texto são apresentados temas que visam despertar a interpretação crítica dos resultados práticos, possibilitando a sua comparação com os dados encontrados nos livros de Física. Com esse enfoque, o texto abrange conceitos gerais em cada capítulo como, por exemplo, a refl exão e a difração da luz, descrevendo não só a parte experimental e a teoria envolvida, mas também discutindo os resultados obtidos. Finalizando o livro, há dois experimentos referentes à Física Moderna, nos quais são tratadas características peculiares da luz que discordam do predito pela Física Clássica. Em suma, esta obra pretende complementar os fundamentos discutidos nas aulas teóricas de Óptica Física e Geométrica.

Direito sanitário e deontologia
Noções para a prática farmacêutica
Esteves, Keila Daniela Monteiro; Lorandi, Paulo Angelo e Mastroianni, Patrícia de Carvalho
Neste livro discorreu-se sobre os fundamentos e problemas específicos do Direito Sanitário e da Deontologia, com o propósito de relacioná-los com as atribuições do farmacêutico. As aproximações entre a Ética e o Direito são complexas. Os autores fazem uma análise dessa situação, mas principalmente descreve os quesitos éticos e jurídicos que requerem respostas urgentes. Tais questões evidenciam a existência de uma realidade fatual (“aquilo que é“) e de uma realidade normativa (“aquilo que deve ser”). Na tentativa de transformar “aquilo que é” em “aquilo que deve ser” o farmacêutico se apresenta como um ser moral. Recomendamos esta obra como texto imprescindível à formação dos futuros profissionais de saúde nas Instituições de Ensino Superior e no labor daqueles que militam ativa e responsavelmente neste ramo de atividade sanitária.

UnAN Unesp Agência de Notícias
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