4 de maio de 2024

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Coden: desratização da rede de esgoto de Nova Odessa entra na etapa final na próxima semana

Compartilhe essa notícia!

Da Assessoria da Coden Ambiental S/A

 

Da próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, até 03 de outubro, a Coden Ambiental, empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, em parceria com o Setor de Zoonoses, órgão da Vigilância em Saúde da Prefeitura, realiza a etapa final da desratização da rede de esgoto em aproximadamente 2.400 poços de visita, espalhados nos 57 bairros da cidade.

 

A desratização ocorre em duas etapas ao longo do ano: a primeira foi realizada nos meses de fevereiro e março; a segunda, que começa agora, equivale a um reforço da ação. De acordo com a veterinária Paula Faciulli, coordenadora do Setor de Zoonoses, o ideal é aproveitar o período de estiagem para que o resultado da desratização seja mais eficaz.

 

“Com a chegada da temporada das chuvas de verão, os animais alojados nas tubulações acabam procurando outros locais para se instalar. E fazendo a desratização antes dessa época, estaremos reduzindo os riscos de uma infestação”, explicou.

 

No combate aos ratos, será aplicado raticida em blocos de iscas parafinadas, além de pó de contato em pontos estratégicos de tocas, ninheiras e passagem de roedores. Todos os insumos utilizados são atestados pelos órgãos competentes de controle sanitário.

 

Os serviços serão executados por equipe especializada da Sulprag, empresa contratada pela Coden, e fiscalizados pelo Setor de Zoonoses, que também estabeleceu o cronograma de trabalho.

 

A engenheira civil Jaqueline Carraro, gerente técnica operacional da Coden, lembrou que, além da desratização, também faz parte do programa anual de desinsetização da rede de esgoto a desbaratização, que foi finalizada em maio. “Vale lembrar que a ocorrência de chuvas poderá atrasar a conclusão das atividades”, ressaltou.

 

Confira a segunda etapa do cronograma de desratização:

 

De 28/08 a 01/09: Jardim Capuava, Jardim Alvorada, Jardim Santa Rita 1, Condomínios Firenze e Nápoles, Jequitibás, Jardim Santa Rita 2, Monte das Oliveiras, Residencial das Árvores (Ipê Branco, Ipê Amarelo e Ipê Roxo), Jardim dos Ipês, Jardim dos Lagos 1 e 2.

 

De 04/09 a 12/09: Jardim das Palmeiras, Jardim São Manoel, Altos do Klavin, Parque Residencial Klavin, Conjunto 23 de Maio, Conjunto Maria Raposeiro Azenha, Jardim Éden, Jardim Campos Verdes, “Vila Nova”, Lopes Iglesia, Green Village, Vila Letônia, Jardim Conceição.

 

De 13/09 a 19/09: Parque dos Pinheiros, Chácaras Central, Chácaras Campo Belo, Condomínio Hípica, Bosque dos Eucaliptos, Condomínio Primavera, Condomínio Imigrantes, Condomínio Engenho Velho, Jardim Maria Helena, Jardim Bela Vista, Jardim Santa Rosa, Jardim Europa, Centro.

 

De 20/09 a 26/09: Condomínio Cerejeiras, Condomínio da Fazenda, Jardim Marajoara, Jardim Novos Horizontes, Residencial Mathilde Berzin, Jardim Planalto, Parque Fabricio, Distrito Industrial, Jardim Eneides.

 

De 27/09 a 03/10: Jardim São Francisco, Residencial Fibra, Jardim Santa Luiza 1 e Jardim Santa Luiza 2, Jardim Nossa Senhora de Fátima, Parque Triunfo, Jardim São Jorge, Jardim Flórida, Vila Azenha, Jardim Fadel.

 

Mais informações podem ser obtidas no setor de Zoonoses, localizado na Rua Heitor Penteado, 56, Centro. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O telefone é o (19) 3466-3972.

 

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!