SB24HORAS

Notícias na hora certa!

Coden de Nova Odessa orienta consumidores sobre a nova ‘Tarifa Residencial Social’ de água e esgoto

Compartilhe essa notícia!

Da

Assessoria da Coden Ambiental S/A

 

A Coden Ambiental, concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, está aplicando nas contas de água e esgoto, com vencimento a partir de maio, a Tarifa Residencial Social para consumidores com renda per capita de meio salário mínimo e inscritas no Cadastro Único (CAD Único), o mecanismo do governo federal para o acesso a benefícios sociais.

 

O benefício garante um desconto mínimo de 50% nos primeiros 10 metros cúbicos de consumo, e de 25% nas faixas de 11 a 20 metros cúbicos. “Nossa estimativa desde o início dos estudos para a implantação da Tarifa Social é que sejam beneficiadas 1000 famílias, aproximadamente”, afirmou o diretor Financeiro da Coden, Brauner Feliciano.

 

Como funciona a Tarifa Residencial Social

 

De acordo com a resolução 251/2018 da Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), a implantação da Tarifa Residencial Social deve ser feita junto com o reajuste anual, o que estava previsto para acontecer em Nova Odessa no mês de maio de 2020.

 

Como a Coden congelou os preços pouco antes dessa data como forma de ajudar a população no enfrentamento da pandemia de Covid-19, o benefício foi retomado em 2023, no primeiro reajuste depois que a resolução da agência reguladora entrou em vigência.

 

Segundo o chefe de Contas e Consumo da Coden, Alexandre Rodrigues Rosa, os consumidores que se enquadram nos critérios do programa foram selecionados do CAD Único pelos setores da prefeitura de Nova Odessa relacionados à gestão social e cidadania e essas informações foram inseridas na base de dados da Coden.

 

“Dessa forma, os beneficiados passam a receber o desconto automaticamente, a partir da conta com vencimento em maio de 2023, sem a necessidade de se deslocarem até a Área de Atendimento ao Cliente da Coden”, frisou Alexandre.

 

Quando solicitar o benefício

 

Os consumidores com renda familiar per capita de meio salário mínimo que por ventura não estejam inseridos no CAD Único e também os que se cadastraram ou atualizaram seus dados depois que a Tarifa Social entrou em vigor, podem requerer o benefício a qualquer momento.

 

Para realizar o cadastramento no CAD Único, basta que o interessado procure a Diretoria de Gestão Social e Cidadania de Nova Odessa. Com o cadastro regularizado, o próximo passo é se direcionar à Coden com carteira de identidade; CPF; folha resumo do CadÚnico e última conta de água.

 

“Cumprido esse procedimento, a Coden faz a inclusão imediata da Tarifa Social na conta do consumidor e o desconto passa a valer a partir do mês seguinte”, explicou Alexandre.

 

Recadastramento

 

Para continuar sendo beneficiado pela Tarifa Social nos próximos anos, é necessário que todo mês de março o titular da conta faça seu recadastramento junto à Coden, ato que será efetivado apenas se o mesmo não tiver contas atrasadas nos últimos 12 meses. Por isso, é recomendável que os consumidores inadimplentes consultem, o quanto antes melhor, as possibilidades de negociação que a empresa oferece.

 

Para informações adicionais, procure:

 

  • Atendimento ao Cliente

Rua Eduardo Leekning, nº 550, Jd. Bela Vista

Nova Odessa/SP

De segunda a quinta-feira, das 8h às 16h

Sexta-feira, das 8h às 15h

 

  • WhatsApp (19) 99599-7766

De segunda a quinta-feira, das 14h às 16h.Sexta-feira, das 14h às 15h

(Os comentários são de responsabilidade do autor, e não correspondem à opinião do SB24Horas)
Compartilhe essa notícia!