Skip to content
Primary Menu
  • Brasileirão 2026
  • Formula E
  • Santa Bárbara d´Oeste
  • Feiras Livres
  • Brasil / Mundo
  • Região
  • Política
  • Social
  • Auto Motor
  • Saúde
  • Opinião
    • Dennis Moraes
  • TV24HORAS
Light/Dark Button
  • SE INSCREVA EM NOSSO CANAL
  • SPACESS ESTUDIOS
SB24HORAS

SB24HORAS

Notícias na hora certa!

  • Região

Coden de Nova Odessa lança nova campanha de conscientização para uso racional da água

Dennis Moraes 9 de outubro de 2024 4 minutes read
Sede da Coden - Conferência Municipal Revisão do Plano de Saneamento Básico Nova Odessa 2024-10 (1)

Da Assessoria da Coden Ambiental S/A

  • SAFE GREEN - CERTIFICADO DIGITAL

 

O que você tem feito para evitar o desperdício de água? Preocupada com os impactos socioambientais das mudanças climáticas e empenhada em minimizar um dos fatores que comprometem a disponibilidade da água, que é o desperdício, a Coden Ambiental de Nova Odessa está lançando a campanha “O que você tem feito para evitar o desperdício de água?”, mais uma iniciativa de conscientização da população para o uso racional deste recurso tão importante.

 

A iniciativa da empresa municipal responsável pelos serviços de Saneamento Básico inclui materiais informativos, com dicas para economizar água, que vão ser divulgados em outdoor, no site www.coden.com.br e nas páginas que a empresa e a Prefeitura mantêm nas redes sociais. A Coden também está disponibilizando a grupos de interessados, com agendamento prévio junto à área de Educação Ambiental, palestras de conscientização sobre o tema.

 

“Não podemos ‘criar’ água, mas podemos respeitá-la, tratar bem dela. Por isso, contamos com a colaboração da população para que o ato de usar água seja pensado de forma que não haja desperdício”, afirmou o presidente da Coden, Elsio Boccaletto.

 

Os interessados em se engajarem na campanha podem obter informações junto à área Técnica da Coden, pelo telefone (19) 3476-8500, ramal 8551. Confira as dicas da Coden para economizar água:

 

  • Mantenha a torneira fechada

Ao escovar os dentes, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos. Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada.

 

  • Use a descarga com consciência

Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

 

  • Limpe antes de lavar

Para evitar o desperdício de água, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira, e mantenha-a fechada quando não estiver utilizando.

 

  • Cuidado com vazamentos

Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

 

  • Tome banhos rápidos

Reduzir o tempo de banho de 15 para 5 minutos economiza até 90 litros de água. Ficar 15 minutos com o chuveiro ligado, em apartamento, gasta 140 litros de água. Já a ducha, pelo mesmo tempo, consome 240 litros.

 

  • Feche a torneira ao se barbear ou escovar os dentes

Com a torneira fechada, a economia na hora de fazer a barba ou escovar os dentes é de até 11 litros de água. Se a operação durar 5 minutos, o gasto será de 12 litros de água. Com economia, o consumo cai para até 1 litro.

 

  • Não utilize mangueira

Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

 

  • Atente-se à caixa d’água

Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances de ela durar mais tempo são maiores.

 

  • Acumule a roupa antes de lavar

Uma máquina de lavar roupas pode gastar até 160 litros de água numa lavagem. Não use para poucas peças, espere acumular. E reaproveite a água do enxágue para lavar o piso ou o vaso sanitário.

 

  • Facebook
  • Share on X
  • LinkedIn
  • WhatsApp
  • Email
  • Copy Link

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Jornalista, Hoster do Iron Podcast e CEO do Grupo Dennis Moraes de Comunicação

Visit Website View All Posts
Tags: campanha coden Nova Odessa

Post navigation

Previous: Teatro Municipal recebe “Stand-up de Humor”, com Igor Guimarães, nesta sexta
Next: Naiara Azevedo lança segundo EP de “Releituras”

Leia também:

Foto: Fernando Cavallari
  • 24 Horas
  • Região

Arte sem barreiras: Nilo Belotto ministra oficina de fotografia para surdos na Pinacoteca

Dennis Moraes 6 de março de 2026
Foto - Elenice Rodrigues Pereira - Suzano Limeira
  • 24 Horas
  • Região

Mulheres impulsionam ciência e tecnologia no laboratório de inovação da Suzano, em Limeira (SP)

Dennis Moraes 5 de março de 2026
Fábrica/Neander Heringer Alunos do GR Campinas
  • 24 Horas
  • Região

Alunos do Projeto Social de ginástica rítmica ganham uniforme completo em Campinas

Dennis Moraes 4 de março de 2026
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente

Tags

#SantaBárbaraD'Oeste Americana Bebel Brasil campanha Crianças cuidados cultura DAE Dengue Dennis Moraes desenvolve sbo dicas Economia educação emprego fiscalização informações inscrições LBV Nova Odessa Obras opinião Paiva Netto PAT piracicaba prefeitura prevenção Rafael Piovezan SantaBarbaraDOeste Santa Bárbara Santa Bárbara d´Oeste saúde saúde mental SaúdePública SB24Horas SBO sbocity Sustentabilidade Suzano Tivoli Shopping TivoliShopping Vacinação vagas Vereadores
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • Podóloga Especialista pés Diabéticos
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS
  • APOSERV SERVIÇOS PREVIDENCIÁRIOS

Desenvolvido por Dennis Moraes - Portal SB24HORAS

Menu
  • Quem Somos
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Expediente