dom. jan 19th, 2020

Portal SB24Horas

Conteúdo é aqui!

CNPEM abre as portas para o público no evento “Ciência Aberta”

Atividades ocorrem em Campinas e a entrada é gratuita

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) comemora os 30 anos do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) com atrações gratuitas para todas as idades, em seu Campus, localizado em Campinas, no sábado (1 de julho). O evento “Ciência Aberta” acontece das 9h às 15h e envolve visitas guiadas pelas instalações dos quatro laboratórios, nacionais – Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) – para que o público possa conhecer de perto as pesquisas e áreas de atuação do CNPEM.

 

Visitas ao único acelerador de elétrons da América Latina, tours guiados pelas instalações dos Laboratórios do Centro, exposições, estações para manipulação de microscópios e palestras informais acompanhadas de um bom chopp são algumas das atividades programadas. Estarão disponíveis também brinquedos para as crianças e praça de alimentação com diversas opções de food trucks, show da física e caminhões com atividades interativas.

Além disso, os participantes terão a chance de conhecer mais sobre o Sirius – novo acelerador de elétrons do CNPEM – projetado pelo LNLS e considerado o projeto mais sofisticado da ciência brasileira, a fonte de luz síncrotron mais brilhante do mundo, que terá em seu núcleo um acelerador de elétrons de última geração.

Exposição dos 30 anos do LNLS

 

Em 1987 foi iniciado o projeto de construção da primeira grande infraestrutura científica brasileira, planejada para funcionar em um laboratório aberto e multiusuário, o Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). Trinta anos depois, o Laboratório segue sua vocação pioneira com a construção do Sirius.

 

Um dos pontos altos do Ciência Aberta de 2017 é a exposição que conta os 30 anos de atividade do LNLS, com fotos, objetos e documentos que marcam a trajetória do Laboratório.

 

Serviço
O que: Ciência Aberta
Quando: 01 de julho de 2017, sábado, das 09h às 15h
Onde: Campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10000, Polo II de Alta Tecnologia – Campinas/SP
Entrada gratuita
Mais informações: http://cnpem.br/event/ciencia-aberta-cnpem/

 

 

Sobre o CNPEM

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Localizado em Campinas/SP, compreende quatro laboratórios referências mundiais e abertos à comunidade científica e empresarial. O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) opera a única fonte de luz síncrotron da América Latina e está, nesse momento, construindo Sirius, o novo acelerador de elétrons brasileiro de quarta geração, dedicado à análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o Laboratório Nacional de Biociências (LNBio) desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da biociência, com foco em biotecnologia e fármacos; o Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioetanol (CTBE) investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico; e o Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) realiza pesquisas com materiais avançados, com grande potencial econômico para o país.

Comentários

Dennis Moraes