Por
Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Odessa/SP
O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e a Prefeitura de Nova Odessa promoveram na sexta-feira (19/05) a 2ª etapa de formação dos profissionais da Rede de Atendimento e Proteção às Crianças e Adolescentes no município. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a participação de mais de 50 profissionais das áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança e demais políticas públicas.
A palestra de formação foi ministrada pela psicóloga Talita Salati Lahr, da Maná Assessoria Técnica. De acordo com a presidente do Conselho, Sandra Trambaioli De Nadai, a iniciativa teve por finalidade detalhar e explanar cada um dos fluxos de atendimento às crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. Esse trabalho vem sendo realizado pela empresa desde o início do ano passado.
“O foco é atuar de maneira construtiva, participativa, cooperativa, reflexiva, criando mecanismos de concretização do trabalho em rede de forma efetiva e fortalecida, uma vez que é extremamente importante que os profissionais tomem consciência da necessidade de atuarem de forma articulada e não mais isoladamente. Foi realizado, durante esse período, todo um mapeamento das violações de direitos e violências para a construção do diagnóstico e plano de ação, pactuado com cada uma das secretarias nos meses de março e abril”, explicou a presidente do CMDCA.
Ainda segundo Sandra, “todo o trabalho foi acompanhado e realizado em conjunto com a comissão da rede proteção e CMDCA, sendo necessário dar continuidade ao que foi desenvolvido até aqui para que o objetivo maior seja cumprido, que é o atendimento e proteção as nossas crianças e adolescentes”.
“Inicialmente, foi apresentado o fluxo geral e posterior, os fluxos do conselho tutelar, dos serviços que compõem o SUAS – Sistema Único de Assistência Social (CRAS, CREAS, OSC´s), também dos serviços de saúde, entre eles, o Hospital Municipal, UBS, CAPs, ou seja, todos os serviços e espaços institucionais que atuam em cada uma das três frentes – a promoção, defesa e controle social, dentro do Sistema de Garantia de Direitos”, disse a palestrante Talita.
O Programa Municipal de Fortalecimento de Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente foi lançado pela Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria de Educação, em janeiro de 2022. O Programa, assim como o Projeto Primeira Infância em Nova Odessa, visa colocar em prática no município as diretrizes estabelecidas na Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância, lei municipal elaborada a seis mãos entre Executivo, Legislativo e Judiciário e sancionada em dezembro de 2021 pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho.
VEJA TAMBÉM
Feira Literária e Artística de Americana acontece neste domingo (14), no Jardim Botânico: mais de 250 atrações
AutoZone Brasil anuncia vagas em Paulínia (SP) para área de logística
Campinas acende a luz amarela: prevenção ao suicídio ganha força no Setembro Amarelo